1 INTRODUÇÃO
Pode-se entender que a educação ambiental é um processo pelo
qual o educando começa a obter o conhecimento acerca das questões ambientais, onde
ele passa a ter uma nova visão sobre o meio ambiente, sendo um agente transformador
em relação á conservação ambiental.
Nesse sentido, o presente trabalho trata da importância da
Educação Ambiental na Educação Infantil, mais especificamente, sobre o estudo
dos resíduos sólidos, seu destino, reaproveitamento e poluição.
O objetivo deste
trabalho é conscientizar as crianças de que somos todos geradores de lixo, que
estes resíduos são passíveis de reciclagem, vindo a transformar-se até em
brinquedos e jogos, e que, caso não sejam reaproveitados, estes resíduos
poluirão o meio ambiente.
2 justificativa
A escola é o lugar onde o aluno irá dar sequência ao seu
processo de socialização, no entanto, comportamentos ambientalmente corretos
devem ser aprendidos na pratica, no decorrer da vida escolar com o intuito de
contribuir para a formação de cidadãos responsáveis, contudo a escola deve
oferecer a seus alunos os conteúdos ambientais de forma contextualizada com sua
realidade.
O ambiente escolar é um dos primeiros passos para a
conscientização dos futuros cidadãos para com o meio ambiente.
3 objetivos
·
Conscientizar as crianças de que qualquer ser
humano é um produtor de lixo;
·
Desenvolver noções de cuidados e preservação da
natureza;
·
Adquirir conhecimentos referentes a materiais
recicláveis;
4 metodologia
O projeto será realizado em 5 etapas, com crianças de quatro
a cinco anos, em uma escola da rede pública municipal.
1ª Etapa:
·
Apresentação do tema aos alunos: Será realizada
uma roda de conversa, onde discutiremos com as crianças o que é lixo, quem
produz lixo e para onde vão estes resíduos.
·
Apresentação
de vídeos educativos sobre o lixo.
·
Como tarefa de casa, as crianças deverão
verificar o lixo produzido em suas casas e, com a ajuda dos pais, que separem
somente resíduos inorgânicos, como embalagens, sem arestas cortantes e que não
apresentem perigo as crianças.
2ª Etapa:
·
Quando esses resíduos forem trazidos, deixar que
as crianças manipulem livremente.
·
Aos poucos conduzir a brincadeira para que a
turma classifique os tipos de embalagens e lançar perguntas para que elas
percebam que a quantidade de lixo trazida por cada uma das crianças muda, de
acordo com os hábitos familiares.
3ª Etapa:
·
Aula-passeio, convidar as crianças para duas
atividades de observação do pátio: os pequenos podem fazer uma visita antes do
recreio e outra e outra logo depois desse período,antes do momento da limpeza.
·
È importante que eles relatem o que viram e que
tenham percebido diferenças entre antes e depois do recreio.
·
Registro da realidade encontrada em forma de
desenho.
4ª Etapa:
·
Reciclagem: Apresentar os símbolos da reciclagem
que são usados para cada tipo de material, no mundo inteiro.
·
Confecção de cestos coloridos com a identificação
do tipo de lixo que pode ser jogado neles, os tipos mais usados para as
embalagens são papel, plástico, vidro, metal e material orgânico.
5ª etapa:
·
Para encerrar, desenvolveremos um jogo
intitulado “Basquete da Reciclagem, com os cestos confeccionados na etapa
anterior - um para cada tipo de material- providencie cinco bola de cores com o
nome desses materiais. As crianças deverão acertar os cestos com as devidas
bolas.
5 AVALIAÇÃO
A avaliação deverá ser contínua, através de observação e
registro da participação e envolvimento de cada aluno. Será considerado
atingido o objetivo, se as crianças demonstrarem interesse pelas atividades e
mudarem sua postura frente às questões relacionadas ao meio ambiente.
É importante perceber que essa avaliação tem por finalidade
fazer com que as crianças incorporem, ainda na Educação Infantil, a questão da
classificação do lixo e sua forma certa de destinação.
ANDRADE, Fábio Goulart de; BATTINI, Okçana; ZÔMPERO,
Andréia de Freitas.Ensino de Natureza e Sociedade. São Paulo: Pearson
Prentice Hall, 2009.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação
Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil:
conhecimento de mundo. Brasília: MEC/SEF, 1998. V. 3. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/volume3.pdf>.
Acesso 08 abril. 2014.
MEDEIROS, Aurélia Barbosa deetal. A importância da educação ambiental nas escolas nas séries iniciais.
Disponível em: <http://www.terrabrasilis.org.br/ecotecadigital/pdf/a-importancia-da-educacao-ambiental-na-escola-nas-series-iniciais.pdf>.
Acesso em 08 abril. 2014.
Quanto
lixo produzimos!Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/creche-pre-escola/sequencia-atividades-quanto-lixo-produzimos-669548.shtml>.
Acesso em 08 abril. 2014.
Idiane Sberse e Nilva Belloti
Nenhum comentário:
Postar um comentário