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domingo, 10 de agosto de 2014

Projeto Educação Ambiental


1  INTRODUÇÃO


Pode-se entender que a educação ambiental é um processo pelo qual o educando começa a obter o conhecimento acerca das questões ambientais, onde ele passa a ter uma nova visão sobre o meio ambiente, sendo um agente transformador em relação á conservação ambiental.

Nesse sentido, o presente trabalho trata da importância da Educação Ambiental na Educação Infantil, mais especificamente, sobre o estudo dos resíduos sólidos, seu destino, reaproveitamento e poluição.

 O objetivo deste trabalho é conscientizar as crianças de que somos todos geradores de lixo, que estes resíduos são passíveis de reciclagem, vindo a transformar-se até em brinquedos e jogos, e que, caso não sejam reaproveitados, estes resíduos poluirão o meio ambiente.

 

 

 

2  justificativa


A escola é o lugar onde o aluno irá dar sequência ao seu processo de socialização, no entanto, comportamentos ambientalmente corretos devem ser aprendidos na pratica, no decorrer da vida escolar com o intuito de contribuir para a formação de cidadãos responsáveis, contudo a escola deve oferecer a seus alunos os conteúdos ambientais de forma contextualizada com sua realidade.

O ambiente escolar é um dos primeiros passos para a conscientização dos futuros cidadãos para com o meio ambiente.

 

3  objetivos


·           Conscientizar as crianças de que qualquer ser humano é um produtor de lixo;

·           Desenvolver noções de cuidados e preservação da natureza;

·           Adquirir conhecimentos referentes a materiais recicláveis; 

 

 

 

 

4  metodologia


O projeto será realizado em 5 etapas, com crianças de quatro a cinco anos, em uma escola da rede pública municipal.

1ª Etapa:

·           Apresentação do tema aos alunos: Será realizada uma roda de conversa, onde discutiremos com as crianças o que é lixo, quem produz lixo e para onde vão estes resíduos.

·            Apresentação de vídeos educativos sobre o lixo.

·           Como tarefa de casa, as crianças deverão verificar o lixo produzido em suas casas e, com a ajuda dos pais, que separem somente resíduos inorgânicos, como embalagens, sem arestas cortantes e que não apresentem perigo as crianças.

 2ª Etapa:

·           Quando esses resíduos forem trazidos, deixar que as crianças manipulem livremente.

·           Aos poucos conduzir a brincadeira para que a turma classifique os tipos de embalagens e lançar perguntas para que elas percebam que a quantidade de lixo trazida por cada uma das crianças muda, de acordo com os hábitos familiares.

3ª Etapa:

·           Aula-passeio, convidar as crianças para duas atividades de observação do pátio: os pequenos podem fazer uma visita antes do recreio e outra e outra logo depois desse período,antes do momento da limpeza.

·           È importante que eles relatem o que viram e que tenham percebido diferenças entre antes e depois do recreio.

·           Registro da realidade encontrada em forma de desenho.

4ª Etapa:

·           Reciclagem: Apresentar os símbolos da reciclagem que são usados para cada tipo de material, no mundo inteiro.

·           Confecção de cestos coloridos com a identificação do tipo de lixo que pode ser jogado neles, os tipos mais usados para as embalagens são papel, plástico, vidro, metal e material orgânico.

5ª etapa:

·           Para encerrar, desenvolveremos um jogo intitulado “Basquete da Reciclagem, com os cestos confeccionados na etapa anterior - um para cada tipo de material- providencie cinco bola de cores com o nome desses materiais. As crianças deverão acertar os cestos com as devidas bolas.

 

 

5  AVALIAÇÃO


A avaliação deverá ser contínua, através de observação e registro da participação e envolvimento de cada aluno. Será considerado atingido o objetivo, se as crianças demonstrarem interesse pelas atividades e mudarem sua postura frente às questões relacionadas ao meio ambiente.

É importante perceber que essa avaliação tem por finalidade fazer com que as crianças incorporem, ainda na Educação Infantil, a questão da classificação do lixo e sua forma certa de destinação.

 


ANDRADE, Fábio Goulart de; BATTINI, Okçana; ZÔMPERO, Andréia de Freitas.Ensino de Natureza e Sociedade. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil: conhecimento de mundo. Brasília: MEC/SEF, 1998. V. 3. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/volume3.pdf>. Acesso 08 abril. 2014.

MEDEIROS, Aurélia Barbosa deetal. A importância da educação ambiental nas escolas nas séries iniciais. Disponível em: <http://www.terrabrasilis.org.br/ecotecadigital/pdf/a-importancia-da-educacao-ambiental-na-escola-nas-series-iniciais.pdf>. Acesso em 08 abril. 2014.

Quanto lixo produzimos!Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/creche-pre-escola/sequencia-atividades-quanto-lixo-produzimos-669548.shtml>. Acesso em 08 abril. 2014.
Idiane Sberse e Nilva Belloti

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