Páginas

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

PROJETO JUCI E ROSANE

TEMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Introduçao: A escola é um espaço privilegiado para a promoção da saúde e desempenha papel fundamental na formação de valores, hábitos e estilos de vida, entre eles o da alimentação.
Justificativa:Para termos um corpo e uma mente saudável, devemos ter uma alimentação rica em frutas, verduras, legumes, carnes, cereais, vitaminas e proteínas. Cada alimento possui suas propriedades que ajudam no desenvolvimento mental e físico. Alguns alimentos têm em suas características funções específicas que não podem deixar de serem ingeridas pelo organismo. Existem alimentos que são tão necessários que ao não ingerirmos comprometemos a nossa saúde. Então, ter uma alimentação saudável torna a vida preciosa. É preciso mostrar a importância de uma boa alimentação, quais são os benefícios que ela traz a necessidade de haver um equilíbrio e uma diversidade na alimentação. Justifica-se assim a aplicação deste projeto.
Objetivos:•Selecionar os alimentos de origem animal e os alimentos de origem vegetal;•Diferenciar alimentos naturais industrializados;•Ampliar o universo do conhecimento e repeito dos hábitos saudáveis;•Reconhecer a necessidade de manter bons hábitos alimentares;•Compreender a necessidade da higiene na manipulação dos alimentos e relacionar esse hábito com boa saúde;•Compreender o que é a importância do prazo de validade dos produtos industrializados;•Conhecer a origem de diferentes alimentos;•Reconhecer a influência cultural nos hábitos alimentares;•Conhecer receitas típicas de diferentes lugares;

Publico alvo: alunos  de 1 á 4 ano
Conteúdos:•Textos informativos (receitas);•Tabelas e gráficos•Músicas;•Colagens;•Rótulos;•Quadrinhos;•Jogos;•Pirâmide Alimentar;
Tempo Estimado:• Sete dias Material Necessário:• Lápis de cor, tesoura, papel A4, canetinha colorida, tinta guache, pincel, giz de cera, papel pardo, cartolina, data show, som, cola branca e revistas.
Planejamento das Etapas: 1º Momento: apresentação do tema proposto através de textos digitalizados sobre alimentação saudável.
2ª Momento: Frutas, Legumes e Verduras. Reconhecer por meio de atividades digitalizadas as frutas legumes para explorar as cores, o tamanho e contagem das mesmas, além de apresentar as variedades de verduras, frutas, legumes em sua textura;
3º Momento: Rótulos. Trabalhar com os alunos rótulos de embalagens de alimentos industrializados. Utilizar as embalagens trazidas pelos alunos para dar as informações necessárias de como identificar o prazo de vencimento dos alimentos industrializados.
4º Momento: Higiene com os alimentos. Mostrar aos alunos os cuidados que devemos ter com os alimentos. Ensinando que devemos lavar bem todos os alimentos antes de comê-los e a importância de comer alimentos naturais e saudáveis. Atividades de desenho para colorir.
5º Momento: Tabelas e Gráficos. Explorar atividades com tabelas e gráficos da pirâmide alimentar com os alunos. Exemplos de alimentos que devem ser consumidos com moderação: pirulito, chiclete, balas, doces, refrigerantes, entre outros. Explicar que alguns alimentos são importantes em nossa dieta, mas que devem ser consumidos de vez em quando.
6º Momento: Alimentação Saudável. Mostrar algumas atividades que foram desenvolvidas pelos alunos durante as aulas sob a orientação das professoras.
7º Momento: Lanche Gostoso. Os alunos trarão um lanche nutritivo e saboroso para fazer um grande piquenique coletivo.
Finalizamos o projeto com a elaboração de uma salada de frutas com os alunos, professores e funcionários da escola.
AVALIAÇÃO :A avaliação ocorreu de forma coletiva, com a participação dos grupos que se posicionaram sobre os pontos positivos e negativos do Projeto Alimentação Saudável, através de relatos expostos nas salas de aulas.


pt.slideshare.net/.../projeto-alimento-saudvel

Nenhum comentário:

Postar um comentário