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segunda-feira, 11 de agosto de 2014

PROJETO LIXO NO LIXO

INTRODUÇÃO

Sabemos que o lixo faz parte de nossa sociedade e, portanto devemos produzi-los com muita cautela, pois a natureza precisa ser preservada e para isso precisamos nos conscientizar de que os bens retirados dela precisam ser mais bem aproveitada e reaproveitada para assim consequentemente reduzir a produção de lixo em nossa sociedade.
JUSTIFICATIVA
A proposta deste trabalho é discutir a importância da construção de valores, habilidades e atitudes positivas desde a infância voltadas para a conservação do meio ambiente e para melhoria da qualidade de vida, ressaltar a importância de formar um cidadão crítico e reflexivo para uma futura sociedade consciente.
OBJETIVOS
Ø  Desenvolver noções de cuidado e preservação da natureza.
Ø  Observar e explorar o ambiente com curiosidade, sendo um agente transformador, valorizando atitudes que contribuam para sua conservação.
Ø  Conscientizar as crianças que o ser humano é um produtor de lixo, bem como fazer com que a família envolva-se com as atividades mostrando que o lixo pode ser reaproveitado.
METODOLOGIA
 Pensando nesse assunto será desenvolvido um projeto de educação ambiental tratando da importância da separação do lixo ou até mesmo como reaproveita-lo adequadamente, o projeto será aplicado para crianças com idades de 3 a 5 anos.
Inicialmente foi discutido com as crianças o que é o “lixo” ou resíduo  utilizando recursos como videos explicativos , levando ao conhecimento destes alunos que eles são geradores de lixo e convidamos todos para visualizar os cestos de lixo existentes na sala.
Primeiramente olharam o cesto de lixo da sua sala, logo após as crianças foram levadas até os coletores das áreas comuns da escola, da secretaria e da cozinha, para verificarem que todos nós somos geradores de lixo, por isso a necessidade de cestos por toda a parte. Após esta visualização, as crianças tiveram como tarefa de casa, anotar, com o auxilio de um adulto, o que sua família gera de lixo por dia, e reaproveitar de maneira artesanal um material que iria jogar fora. Depois da entrega das anotações, foram trabalhados temas como, por exemplo, reciclagem e coleta seletiva. Informamos às crianças que através da coleta seletiva podemos separar os materiais recicláveis dos não recicláveis. Isso quer dizer que uma parte do lixo pode ser reaproveitada, deixando de se tornar uma fonte de degradação para o meio ambiente e tornando-se uma solução econômica e social, passando a gerar empregos e lucro. Em seguida, foram analisados os dados das anotações de cada criança, sendo discutido o que pode e o que não pode ser reciclado, feito uma feirinha de exposições com os materiais confeccionados em casa pelos alunos e pelos pais.
Para melhor compreensão das crianças, sobre a coleta seletiva, desenvolvemos um jogo que teve seu nome “NA BOCA DO LIXO”, cujo objetivo é ensinar de, uma maneira dinâmica, a separação do lixo reciclável do lixo não reciclável. A meta deste jogo é acertar a bola com a descrição do material (plástico, papel, metal, vidro, resto de alimento, papel higiênico) 
 Os coletores utilizados foram caixas de papelão forradas nas cores adequadas para a separação. Para finalizar o projeto pedimos que as crianças trouxessem de casa materiais recicláveis para fazermos brinquedos e jogos.
AVALIAÇÃO
 A avaliação será realizada de forma continua e sistemática durante todo o desenvolvimento do projeto através de observação e acompanhamento das atividades propostas, considerando as capacidades e individualidade de cada criança. Será feita uma avaliação da turma com registros feitos ao longo do projeto, que fara parte do relatório avaliativo do semestre.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A educação ambiental com enfoque em resíduos é eficaz e de fácil aplicação com crianças. Entretanto, deve ser feita de forma com que os alunos assimilem a geração e coleta de lixo com a realidade com que eles vivem. Concluímos, também, que ensinar artesanato para eles é uma forma de incentivar tanto a reciclagem quanto a inclusão da família nas atividades de recreação destas crianças e na prática diária de reutilização dos resíduos sólidos domiciliares.
REFERÊNCIAS

Andrade, Fábio Goulart de Ensino Da natureza e sociedade: pedagogia/ Fábio Goulart de Andrade, Okçana Battini, Andreia de Freitas Zômpero. – São Paulo: Pearson Prentice Hall,2009.

OLIVEIRA, H. S. Problemática sócio ambiental do lixo e gestão da coleta em áreas pobres do Recife-Pe: Um desafio territorial. Revista de Geografia, 2007, 24 (jan./abr.), 202-211.

SCHÖN, D. A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a Aprendizagem. Porto Alegre: ARTMED, 2000. Tradução: Roberto Cataldo Costa; Consultoria, supervisão e revisão técnica desta edição: Beatriz Vargas Dorneles. SEGURA, D. S B. Educação ambiental na escola pública: da curiosidade à ingênua consciência crítica. São Paulo: Annablume, 2001.

ALUNA: MARIZETE M ROTTAVA

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