INTRODUÇÃO:
A leitura é um testemunho oral da palavra escrita de diversos idiomas, com a
invenção da imprensa, tornou-se uma atividade extremamente importante para
a civilização, atendendo múltiplas finalidades, é instrumento valioso
para apropriação de conhecimentos relativos ao mundo exterior. Ela
amplia e aprimora o vocabulário e contribui para o desenvolvimento de um
pensamento crítico e reflexivo, pois possibilita o contato com diferentes
ideias e experiências. Assim, a escola tem por obrigação desenvolver o gosto
pela leitura.
JUSTIFICATIVA:
A realidade em que nos vivemos mostra a cada dia que nossos alunos estão
se afastando do ato de ler. A uma falta de incentivo dos familiares, vem
ocasionando os interesses pela leitura e por consequência dificuldades
marcantes no desempenho dos educandos.
È necessário que a escola busque resgatar o valor da leitura, como o ato
de prazer, através da leitura o ser humano consegue se transportar para o
desconhecimento, sem ler o aluno não sabe pesquisar, resumir, resgatar as
ideias principais de um texto, analisar, criticar etc.
Os professores tem plena consciência que o aluno deve ter o domínio sobre
a língua oral e escrita. Através do incentivo a leitura fará que nossos alunos
compreendam melhor o que estão aprendendo na escola, entregando a eles um
horizonte novo.
OBJETIVOS:
·
Estimular um processo permanente para estarem
atualizados.
·
Fazer com que construam o hábito de ouvir e
sentir prazer nas situações que envolvem a leitura de estórias.
·
Observações e manuseio de livros.
·
Desenvolver no aluno a facilidade de se
expressar em público, inicialmente perante aos colegas de sala.
PÚBLICO ALVO: Todos os alunos do ensino fundamental
ATIVIDADE:
1.
Leituras de diversas coleções de livros e
interpretação oral dos conteúdos.
2.
Pesquisar sobre os personagens dos livros e
descrever o nome deles.
3.
Escolher um livro que você leu e relatar
quais foram as imaginações que a historia lhe ofereceu.
RECURSOS UTILIZADOS:
·
Livros com sons;
·
Histórias em DVD e CD;
·
Contação de histórias utilizando materiais
alternativos;
AVALIAÇÃO: Os alunos serão
avaliados através da participação e do interesse de cada um nas realizações das
tarefas, o modo de exposições dos
resultados nas apresentações das atividades.
CONCLUÇÃO: Esse projeto fez nossos
alunos a ter mais interesse na leitura tendo ela como um hábito diário e
professores fizeram que os alunos descobrissem que a leitura faz nos viajar num
mundo encantado.
REFERÊNCIAS:
LOCATELLI, Iza. A escola que dá Certo. Revista TV
Escola. Nº 23, p. 38, maio/junh.2001.
SILVA,
Ezequiel Theodoro da, Leitura na Escola e na biblioteca. Campinas,
São Paulo: Papirus, 1995.
Nenhum comentário:
Postar um comentário