Páginas

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

PROJETO: VIAJANDO COM A LEITURA

INTRODUÇÃO: 
A leitura é um testemunho oral da palavra escrita de diversos idiomas, com a invenção da imprensa, tornou-se uma atividade extremamente importante para a civilização, atendendo múltiplas finalidades, é instrumento valioso para apropriação de  conhecimentos relativos ao mundo exterior. Ela amplia e aprimora o vocabulário e contribui para o desenvolvimento de um pensamento crítico e reflexivo, pois possibilita o contato com diferentes ideias e experiências. Assim, a escola tem por obrigação desenvolver o gosto pela leitura.

JUSTIFICATIVA:
A realidade em que nos vivemos mostra a cada dia que nossos alunos estão se afastando do ato de ler. A uma falta de incentivo dos familiares, vem ocasionando os interesses pela leitura e por consequência dificuldades marcantes no desempenho dos educandos.
È necessário que a escola busque resgatar o valor da leitura, como o ato de prazer, através da leitura o ser humano consegue se transportar para o desconhecimento, sem ler o aluno não sabe pesquisar, resumir, resgatar as ideias principais de um texto, analisar, criticar etc.
Os professores tem plena consciência que o aluno deve ter o domínio sobre a língua oral e escrita. Através do incentivo a leitura fará que nossos alunos compreendam melhor o que estão aprendendo na escola, entregando a eles um horizonte novo.

OBJETIVOS:
·                    Estimular um processo permanente para estarem atualizados.
·                    Fazer com que construam o hábito de ouvir e sentir prazer nas situações que envolvem a leitura de estórias.
·                    Observações e manuseio de livros.
·                    Desenvolver no aluno a facilidade de se expressar em público, inicialmente perante aos colegas de sala.

PÚBLICO ALVO: Todos os alunos do ensino fundamental

ATIVIDADE:
1.           Leituras de diversas coleções de livros e interpretação oral dos conteúdos.
2.           Pesquisar sobre os personagens dos livros e descrever o nome deles.
3.           Escolher um livro que você leu e relatar quais foram as imaginações que a historia lhe ofereceu.

RECURSOS UTILIZADOS:
·         Livros com sons;
·         Histórias em DVD e CD;
·         Contação de histórias utilizando materiais alternativos;
 

AVALIAÇÃO: Os alunos serão avaliados através da participação e do interesse de cada um nas realizações das tarefas, o  modo de exposições dos resultados nas apresentações das atividades.

CONCLUÇÃO: Esse projeto fez nossos alunos a ter mais interesse na leitura tendo ela como um hábito diário e professores fizeram que os alunos descobrissem que a leitura faz nos viajar num mundo encantado.

 REFERÊNCIAS:                    
LOCATELLI, Iza. A escola que dá Certo. Revista TV Escola. Nº 23, p. 38, maio/junh.2001.

SILVA, Ezequiel Theodoro da, Leitura na Escola e na biblioteca.  Campinas, São Paulo: Papirus, 1995.

Nenhum comentário:

Postar um comentário