Páginas

domingo, 31 de agosto de 2014

Reflexão de Silvio Da Costa Perreira mídia no contexto escolar.

  Como utilizar corretamente a mídia nas escolas?


Os recursos midiáticos dentro da escola oferecem aos professores das diversas disciplinas a possibilidade de incluir em suas aulas estratégias de ensino que privilegie não só os livros didáticos e textos científicos, mas uma dinâmica que relacione conteúdos produzidos pela mídia de massa aos conteúdos propostos pelo currículo educacional.
A qualidade da escola é condição essencial de inclusão e democratização das oportunidades no Brasil, e o desafio de oferecer uma educação básica de qualidade para a inserção do aluno, o desenvolvimento do país e a consolidação da cidadania é tarefa de todos (Brasil, 2006, p. 05).
A escola é um espaço que deve privilegiar o debate e a reflexão crítica da realidade incentivando alunos a pensarem sobre ações que interferem no meio social transformando a vida de todos os cidadãos. Sendo assim, nota-se que as diversas mídias existentes na sociedade contemporânea e pós-moderna, produzem materiais informativos que influencia todas as formas de relações, sejam elas individuais ou coletivas. As mídias possuem um poder transformador ao mesmo tempo alienador que altera a vida de muitas pessoas. O professor deve ser agente mediador e proporcionar uma reflexão crítica a seus alunos quando trata-se de utilizar a mídia, a qual deve sempre ser utilizada de forma produtiva e construtiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário