Os
recursos midiáticos dentro da escola oferecem aos professores das diversas
disciplinas a possibilidade de incluir em suas aulas estratégias de ensino que
privilegie não só os livros didáticos e textos científicos, mas uma dinâmica
que relacione conteúdos produzidos pela mídia de massa aos conteúdos propostos
pelo currículo educacional.
A
qualidade da escola é condição essencial de inclusão e democratização das
oportunidades no Brasil, e o desafio de oferecer uma educação básica de
qualidade para a inserção do aluno, o desenvolvimento do país e a consolidação
da cidadania é tarefa de todos (Brasil, 2006, p. 05).
A
escola é um espaço que deve privilegiar o debate e a reflexão crítica da realidade
incentivando alunos a pensarem sobre ações que interferem no meio social
transformando a vida de todos os cidadãos. Sendo assim, nota-se que as diversas
mídias existentes na sociedade contemporânea e pós-moderna, produzem materiais
informativos que influencia todas as formas de relações, sejam elas individuais
ou coletivas. As mídias possuem um poder transformador ao mesmo tempo alienador
que altera a vida de muitas pessoas. O professor deve ser agente mediador e
proporcionar uma reflexão crítica a seus alunos quando trata-se de utilizar a mídia,
a qual deve sempre ser utilizada de forma produtiva e construtiva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário