Introdução
Na sociedade
atual, globalizada, capitalista e cada vez mais competitiva, o tempo que os
pais podem dedicar a seus filhos é escasso, o que faz aumentar ainda mais a
responsabilidade da escola com a educação e a formação geral de futuros
cidadãos. Urge a importância de se apropriar desse espaço, fazendo dele um
ambiente propício para ampliar a consciência critica de todos os agentes
sociais-educadores, pais e alunos – valorizando a participação e a responsabilidade como instrumentos importantes à efetiva consolidação da
democracia em nosso país e para construir uma escola cidadã, que seja um
antídoto eficaz no combate ao desinteresse dos alunos pelos assuntos escolares,
à indisciplina e à violência emergente nas escolas e na sociedade, de maneira
geral.
Justificativa;
Nota-se que cada vez mais os alunos demonstram comportamentos
e atitudes agressivos, ferindo tanto a integridade física, quanto psicológica
de colegas e professores. Por esse motivo, faz-se necessária uma investigação
mais consistente das causas dessa violência, bem como, as possíveis
alternativas para compreender e modificar essa situação porque no mundo
moderno, as formas incentivadoras de consumismo para crianças e jovens, através
dos veículos de comunicação, as mudanças nos valores das famílias e tantos
outros problemas, tem causado maiores índices de violência, chegando estes a
atingir o âmbito das instituições de ensino
Objetivo
geral;
Desenvolver estudos capazes de averiguar os fatores
de risco e as variáveis que levam a prever um alto índice de violência nas
escolas, impulsionando, baixo desempenho escolar e as problemáticas
que levam a atitudes violentas por parte das crianças, adolescentes e
jovens acarretando desagradáveis situações para a população
escolar como um todo
publico alvo: Alunos de 9 a 16 anos
atividades:
- Envolver
toda a escola na conscientização da importância da convivência de um
ambiente de paz
- Pesquisas
em diferentes fontes bibliográficas e organização de trabalhos escritos.
- Debate
sobre o tema na sala de aula.
- Desenvolver
o espírito da paz e da solidariedade, com distribuição de textos e
mensagens.
- Exibir
filmes e refletir as problemáticas da violência na escola.
- Organização
de murais com reportagens e fotos sobre diferentes acontecimentos em
escolas.
- Sugerir
uma passeata da Paz.
- “Concurso
“da melhor redação sobre: “A paz na escola”;” Diga não a violência”;
etc
Avaliação:
A avaliação, sistemática durante a vivência do projeto e no decorrer do ano letivo
Conclusão :
Com esse projeto os alunos se envolveram nas atividades ,debateram em sala de aula,fizeram cartazes sobre o assunto, foram desenvolvidas redações, organizaram uma passeata da paz nas ruas da cidade entre outras atividades. E no ambiente escolar melhorou o convívio entre alunosReferências bibliográficas;
ABRAMOVAY, Metal. Escola e violência.
Brasília: UNESCO, 2002.Disponível em:<http://www.ufjf.br/graduacaocienciassociais/files/2010/11/VIOL%C3%8ANCIA-ESCOLAR-UM-BREVE-ESTUDO-SOBRE-O-TEMA.pdf>-
Acesso em: 22mar. 2014.
Nenhum comentário:
Postar um comentário