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segunda-feira, 11 de agosto de 2014

projeto:violência na escola

Temática: Violência na escola



Introdução





Na sociedade atual, globalizada, capitalista e cada vez mais competitiva, o tempo que os pais podem dedicar a seus filhos é escasso, o que faz aumentar ainda mais a responsabilidade da escola com a educação e a formação geral de futuros cidadãos. Urge a importância de se apropriar desse espaço, fazendo dele um ambiente propício para ampliar a consciência critica de todos os agentes sociais-educadores, pais e alunos – valorizando a participação e a responsabilidade como instrumentos importantes à efetiva consolidação da democracia em nosso país e para construir uma escola cidadã, que seja um antídoto eficaz no combate ao desinteresse dos alunos pelos assuntos escolares, à indisciplina e à violência emergente nas escolas e na sociedade, de maneira geral.


Justificativa;
Nota-se que cada vez mais os alunos demonstram comportamentos e atitudes agressivos, ferindo tanto a integridade física, quanto psicológica de colegas e professores. Por esse motivo, faz-se necessária uma investigação mais consistente das causas dessa violência, bem como, as possíveis alternativas para compreender e modificar essa situação porque no mundo moderno, as formas incentivadoras de consumismo para crianças e jovens, através dos veículos de comunicação, as mudanças nos valores das famílias e tantos outros problemas, tem causado maiores índices de violência, chegando estes a atingir o âmbito das instituições de ensino
Objetivo geral;
Desenvolver estudos capazes de averiguar os fatores de risco e as variáveis que levam a prever um alto índice de violência nas escolas, impulsionando, baixo desempenho escolar e as  problemáticas  que levam a atitudes violentas por parte das crianças,  adolescentes e jovens  acarretando desagradáveis situações  para a  população escolar como um todo
publico alvo: Alunos de 9 a 16 anos
atividades:
  • Envolver toda a escola na conscientização da importância da convivência de um ambiente de  paz
  • Pesquisas em diferentes fontes bibliográficas e organização de trabalhos escritos.
  • Debate sobre o tema na sala de aula.
  • Desenvolver o espírito da paz e da solidariedade, com distribuição de textos e mensagens.
  • Exibir filmes e refletir as problemáticas da violência na escola.
  • Organização de murais com reportagens e fotos sobre diferentes acontecimentos em escolas.
  • Sugerir uma passeata da Paz.
  • “Concurso “da melhor redação sobre: “A  paz na escola”;” Diga não a violência”; etc
Avaliação:
            A avaliação, sistemática durante a vivência do projeto e no decorrer do ano letivo

Conclusão :

Com esse projeto os alunos se envolveram nas atividades ,debateram em sala de aula,fizeram cartazes sobre o assunto, foram desenvolvidas redações, organizaram  uma passeata da  paz nas ruas da cidade entre outras atividades. E no ambiente escolar melhorou o convívio entre alunos

Referências bibliográficas;


ABRAMOVAY, Metal. Escola e violência. Brasília: UNESCO, 2002.Disponível em:<http://www.ufjf.br/graduacaocienciassociais/files/2010/11/VIOL%C3%8ANCIA-ESCOLAR-UM-BREVE-ESTUDO-SOBRE-O-TEMA.pdf>- Acesso em: 22mar. 2014.




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