Hipertexto no cotidiano escolar é uma leitura que deve ser feita por todos os professores e futuros professores que estão preocupados em preparar seus alunos para uma vida que demanda deles o letramento digital cada vez mais sofisticado. (COSCARELI, 2012).
O hipertexto, como uma nova tecnologia, não tem como objetivo suplantar o livro, na sua forma tradicional. Dependendo do conteúdo e de sua aplicação, a forma hipertextual pode ser mais ou menos adequada que o livro impresso. Por exemplo, dicionários, enciclopédias e manuais de equipamentos se aplicam mais ao formato multimídia e não-linear dos hipertextos, enquanto os romances literários são mais adequados ao formato impresso. (DIAS, 1999)
Para a professora Angela (2009), o hipertexto são considerações feitas sobre o assunto elencadas em fragmentos formada por conexões que interligam em uma teia de informações seguindo uma seqüência de textos, e tem por objetivo oferecer ao leitor, oportunidade de navegar por diferentes considerações dentro do assunto.
COSCARELLI, Carla Viana. Hipertexto no cotidiano escolar: uma prática possível. Rev. bras. linguist. apl. [online]. 2012, vol.12, n.1, pp. 205-207. ISSN 1984-6398. http://dx.doi.org/10.1590/S1984-63982012000100011.
DIAS, Cláudia Augusto. Hipertexto: evolução histórica e efeitos sociais. Ci. Inf. [online]. 1999, vol.28, n.3, pp. 269-277. ISSN 0100-1965. http://dx.doi.org/10.1590/S0100-19651999000300004.
Em meu ponto de vista o hipertexto é uma nova tecnologia de produção textual que pode ser introduzido em seu interior os links contendo informações que possibilita a livre escolha do caminho a ser percorrido pelo usuário. Com o hipertexto, o estudante tem a liberdade de estruturar o documento da forma que mais lhe convém, melhorando e acelerando sua compreensão. O hipertexto, como dispositivo didático, provê um ambiente propício à exploração, em que o aluno desenvolve seu próprio conceito.
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