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quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Projeto Noi e Ju

INTRODUÇÃO


O trabalho é uma porta para a independência, onde você começa uma vida e descobre novos caminhos. Nos dias de hoje, o trabalho passou a ser um dos principais objetivos na vida das pessoas. Isso indica que a educação é o rumo para a construção de seres humanos pensantes e atuantes no mercado de trabalho.
O trabalho é visto como um marco importante e fundamental para a vida dos homens. Através dele a pessoa pode modificar a realidade, formar uma consciência comunitária, buscar a solidariedade, a justiça e a liberdade, que são elementos fundamentais na formação do cidadão.
Neste trabalho abordar-se-á assuntos referentes à importância de qualificar-se para o mercado de trabalho; o desemprego ou falta de mão de obra; a inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho; as desigualdades salariais entre homens e mulheres e a exploração do trabalho infantil.
Sabe-se que o caminho da educação, deve ser capaz de preparar sujeitos a fim de questionar, pensar, tomar decisões e agir para benefício próprio e dos outros. Enquadrado no sistema educativo encontra-se o jovem que, mais tarde, estarão substituindo as atividades escolares pelas exigências e pressões inerentes ao exercício de uma profissão, ou ocupação no mundo do trabalho.



JUSTIFICATIVA:

Este projeto pretende demonstrar que as relações do trabalho passam a ser um caminho pelo qual a educação deve percorrer para manter-se atrelada à vida das pessoas em sociedade. O educando precisa conhecer e refletir sobre a complexidade crescente do mundo do trabalho, precisa tomar conhecimento de como organizar-se e prepara-se para o mercado de trabalho e quais são os direitos e deveres do trabalhador.
A elaboração deste projeto dar-se-á no sentido de que a valorização humana, o trabalho e a educação, fontes de emanação de direitos sociais e cidadania, devem ser encarados como instrumentos para a construção de uma sociedade igualitária e justa e não apenas com objetivos financeiros.

PÚBLICO ALVO: Educandos da 8ª série - Ensino Fundamental Anos Finais.
OBJETIVO GERAL:
Este trabalho visa proporcionar aos educandos noções básicas sobre o mercado de trabalho de forma que os mesmos possam desenvolver hábitos e atitudes que conduzem a este mercado, adquirindo assim, um nível de conhecimentos dando-lhe maturidade e responsabilidade, que venha a torná-los aptos para ingressar no mundo do trabalho, com condições de desenvolver suas funções com responsabilidade e dignidade.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

·        Possibilitar aos jovens identificar, incorporar e vivenciar valores, no tocante a construção da autonomia e da solidariedade em termos pessoais e sociais.
  • Identificar quais as regiões do país apresentam maior índice de desemprego ou falta de mão de obra;
  • Possibilitar o conhecimento sobre a inclusão de trabalhadores com deficiência;
  • Identificar as diferenças salariais entre homens e mulheres; e
  • Identificar índices de exploração do trabalho infantil.


METODOLOGIA:

Os educandos serão divididos em cinco grupos onde cada um abordará um tema. G1: A importância de qualificar-se para o mercado de trabalho; G2: O desemprego ou falta de mão de obra; G3: A inclusão das pessoas com deficiência no mercado do trabalho; G4: As desigualdades salariais; e G5: A exploração do trabalho infantil.
No primeiro momento na sala de informática, os alunos dedicam-se na busca de informações sobre seus respectivos assuntos. Na aula seguinte os Grupos 1, 3 e 4, explorarão a escrita, onde os mesmos deverão produzir um texto do tema proposto. Os Grupos 2 e 5 trabalharão em forma de gráficos que mostram os números encontrados referente ao assunto pesquisado. Após este trabalho, cada grupo apresentará o resultado de tudo que foi abordado neste período de aprendizado. E pra finalizar realizar-se-á um seminário com discussões sobre o assunto em destaque.

CONSIDERAÇÕES FINAIS:

É necessário se pensar numa constante evolução dos sistemas de educação, principalmente quanto à formação do indivíduo. Com as constantes mudanças no mundo do trabalho faz-se necessário incluir este tema nos debates com os educandos ainda na educação básica.
O trabalho é fonte de renda e necessário para uma vida digna, sendo assim todos precisam preparar-se para o mercado de trabalho, pois um dia deverá fazer parte.
Pode-se dizer que nos dias atuais o setor empresarial também está preocupado com a valorização humana. É possível perceber que quando valorizado, motivado, capacitado e reconhecido no seu ambiente de trabalho, o colaborador pode fazer a diferença.
O índice de desemprego no país vem caindo a cada ano que passa, e em muitas localidades já ocorre a falta de mão de obra, principalmente no Sul do Brasil, que devido à alta na construção civil e o setor industriário falta trabalhadores em diversos setores.
Com a pesquisa permitiu-se identificar que embora o trabalho possa conferir valor social e pessoal ao trabalhador com necessidades especiais, torna-se indispensável ações efetivas para que ocorra a inclusão destes no mercado de trabalho e na sociedade como um todo. Faz-se necessário a implantação de programas que envolvam além da educação básica, a inclusão da educação profissional incluindo os itens de desempenhos funcionais e aspectos de relacionamentos interpessoais no contexto do trabalho.
Apesar da participação crescente da mulher no mercado de trabalho as desigualdades entre homens e mulheres são visíveis. Entre as pessoas que exercem uma mesma função a média salarial dos homens geralmente é maior que a das mulheres e quanto maior o nível de qualificação das mulheres maior é a desigualdade de ganhos.
Em toda a parte, devido à baixa renda familiar, milhares de crianças e adolescentes ainda estão exercendo atividades perigosas, penosas e insalubres. Um desafio constante quando se fala dos direitos das crianças e adolescentes, que muitas vezes deixam de estudar para assumir a tarefa dos adultos. A região Nordeste é a que e apresenta o maior número de crianças e adolescentes trabalhando, seguida da região Sudeste e Sul.
Portanto, a educação torna-se fundamental para que os educandos tragam consigo, mesmo que mínimo, algumas informações sobre o mercado de trabalho, possibilitando aos mesmos terem a compreensão de que é possível superar desigualdades e construir condições sociais que resultem em cidadania.

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