Páginas

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Porque o computador na escola


No meu ver o computador na escola entrelaça os estudantes entrelaçados por meio de redes virtuais tornando uma novidade. É um avanço no aprendizado, como demonstram experiências  no mundo todo. Com o computador, as crianças dividem as etapas do conhecimento teórico com a prática e pesquisa uma completando a outra. Os efeitos do computador na educação crescem gradativamente quando seu uso ultrapassa as fronteiras da escola. Essa e outras bem sucedidas experiências enfatizam ainda a ideia de que o computador pode funcionar como poderoso motivador ao aprendizado, afinal, ele traz à sala de aula uma linguagem com a qual os estudantes estão familiarizados e adoram. 
Nenhuma experiência, contudo, encanta tanto os estudantes quanto a de embarcar numa viagem virtual simulada pelo computador. É necessário que o educador se posicione sobre o curso das tecnologias de informação e comunicação na educação. Porém é necessário refletir sob esse aspecto e principalmente conscientizar as crianças do uso de recursos tecnológicos e principalmente desenvolver limitações do uso.
A criança, ao ser alfabetizada em informática, compreende quando pode se utilizar dos recursos, como utilizá-los e quais recursos são praticáveis. Compreender que esta prática não faz parte da aquisição educacional, mas sim do processo de ensino-aprendizagem; que a informática também pode ser ambiente de lazer e diversão, mas não correlaciona-se com a prática pedagógica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário