Reflita
sobre as questões abaixo e debata virtualmente com os colegas argumentando
suas ideias considerando as leituras feitas e suas experiências.
Questões:
1 - Todo
projeto é interdisciplinar?
2 - É
possível desenvolver um projeto focado em um tema de uma determinada área do
conhecimento?
Fundamentação
teórica: Ler a entrevista intitulada “Como se trabalha com Projetos” realizada
com a Professora Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida disponível na Revista
TVEscola, pg. 61 guia do cursista.
Obs: o debate será feito
apenas através dos comentários na postagem do tutor
Os Projetos são interdisciplinares pois as atividades se tornam interdisciplinares.
ResponderExcluirOs Projetos abordam temas de uma determinada área do conhecimento, mas durante a pesquisa, abordam temas mais amplos e mais complexos, que implica na necessidade de uma abordagem interdisciplinar.
Desenvolver um Projeto é muito bom, pois proporciona a criança aprendizagens de várias área do conhecimento, é positivo para o professor, pois ele se envolve na pesquisa, aprende com os alunos , tendo melhores resultados no final da pesquisa.
2 – Acredito que seja possível desenvolver um Projeto focado em uma determinada área do conhecimento e que as demais possam contribuir de forma variada e enriquecedora.
Não podemos separar as áreas do conhecimento em gavetas, mas podemos dar ênfase ao tema e ao objetivo que queremos alcançar.
Fazenda (1996:17) nos ensina que num Projeto interdisciplinar não se ensina, nem se aprende: Vive-se, escreve-se e para ela caracteriza a atitude interdisciplinar é a ousadia da busca, da pesquisa, é a transformação da insegurança num exercício de pensar e construir.
Os projetos permitem a integração de diversas áreas do saber, uma vez que para se atingir a construção do conhecimento, é necessário que haja uma adequação à realidade do aluno, tratem de problemáticas de seu interesse, levando a sistematização, formalização, reconstrução e contextualização de conceitos, no sentido mais amplo, abordando os diversos aspectos do tema em questão. Logo não é possível trabalhar com projetos sem que ele seja interdisciplinar.
É comum o trabalho com projetos a partir de um tema gerador, partindo de um conhecimento específico ou disciplinar e no decorrer do mesmo ir interagindo com conhecimentos de outras áreas, numa proposta construtivista. Já o inverso também pode ser realizado, partindo de um tema amplo para chegar a um conceito básico.
Logo, conclui-se que os projetos são potencializadores da interdisciplinaridade, pois não podem ser tomados como um processo meramente individual e sim rico de interações promovidas por múltiplos caminhos e acontece a partir do uso de diferentes formas de expressão proporcionando a aprendizagem significativa.
1- Os projetos permitem a integração de diversas áreas do saber, uma vez que para se atingir a construção do conhecimento, é necessário que haja uma adequação à realidade do aluno, tratem de problemáticas de seu interesse, levando a sistematização, formalização, reconstrução e contextualização de conceitos, no sentido mais amplo, abordando os diversos aspectos do tema em questão. Logo não é possível trabalhar com projetos sem que ele seja interdisciplinar.
ResponderExcluirLogo, conclui-se que os projetos são potencializadores da interdisciplinaridade, pois não podem ser tomados como um processo meramente individual e sim rico de interações promovidas por múltiplos caminhos e acontece a partir do uso de diferentes formas de expressão proporcionando a aprendizagem significativa.
2- É sim possível desenvolver um projeto em uma área do conhecimento, nem todo projeto é interdisciplinar! Agora, a disciplinaridade é algo que deve ser colocado em pauto e repensado muito antes da elaboração de um projeto, haja visto que é necessário sim explorar as diversas áreas que um projeto possa desenvolver, expandindo assim experiências e conhecimento.
Atividade 1.3 Projeto e suas características
ResponderExcluir1- Todo projeto é interdisciplinar?
Não necessariamente, é possível trabalhar um projeto focado em apenas uma disciplina, pois permite maior profundidade no conteúdo trabalhado.
2- É possível desenvolver um projeto focado em um tema de uma determinada área do conhecimento?
Sim. Pode-se partir de um tema gerador, partindo de um conhecimento específico. Como também se pode partir de um tema amplo para chegar a um conceito básico.
Atividade 1.3 Projeto e suas características
ResponderExcluirNa entrevista da professora Maria Elizbeth Bianconcini de Almeida é possível perceber que os projetos são interdisciplinar ou multidisciplinar. Visto que os projetos vão se abrir e se articular com conceitos de outras áreas do conhecimento ou como ela coloca em sua entrevista é que eles podem começar abrangente e irem se afunilando. Dessa maneira, acredito que seria muito difícil desenvolver um projeto fechado em um único tema de uma determinada área do conhecimento.
Uma das disciplinas é abordada com maior ênfase, e as outras entram como parceiras para o sucesso do projeto. Por isso acredito que mesmo não querendo a adesão de outras áreas no projeto, isso irá acontecer por pequena que seja.
Não se pode separar, por exemplo, o processo de aprendizagem dos conteúdos disciplinares do processo de participação dos alunos, nem desvincular as disciplinas da realidade atual.
Nesse ponto é colocado na entrevista que se trabalhar com projetos é uma grande alternativa para se romper com o isolamento das disciplinas, propondo desafios e principalmente relacionando-os ao cotidiano dos aluno.
ResponderExcluirDe acordo com que foi abordado durante a entrevista é possível perceber que o os projetos são interdisciplinares, pois possibilita articular com conceitos de outras áreas do conhecimento. Também é colocado na entrevista, que trabalhando com projetos é uma grande alternativa para se romper com o isolamento das disciplinas, propondo desafios e principalmente relacionando-os ao cotidiano dos alunos. Neste sentido, podemos observar que a interdisciplinaridade é um eixo de interação entre as disciplinas, e vai se rompendo com o isolamento das mesmas e com isso faz com que o trabalho seja mais significativo e mais produtivo. Neste trabalho interdisciplinar também percebemos a aproximação do professor e aluno tornando-os parceiro no processo ensino-aprendizagem. Sendo assim acredito que seja difícil trabalhar com projeto fechado, em um determinado assunto em uma determinada área do conhecimento,
.
Concordo com a entrevista pois credito que é possível desenvolver um projeto focado em um tema de uma determinada área do conhecimento, e que as demais áreas possam contribuir de várias maneiras a enriquecer o projeto desenvolvido. Na sua maioria os projetos abrangem várias áreas do conhecimento, mas com um foco a ser atingido. Isso acontece quando damos mais relevância a uma determinada disciplina e as outras entram dando suporte ao projeto e contribuindo de diversas maneiras para o sucesso do projeto. Por isso acredito que mesmo não querendo a adesão de outras áreas no projeto, isso acontecerá por menor que seja. Não se pode desvincular as disciplinas da realidade atual e nem separar o processo de aprendizagem dos conteúdos e a participação dos alunos
ResponderExcluirAcredito que sim. A partir do momento que se trabalha um projeto estamos envolvendo as diversas áreas do conhecimento. Não trabalha-se especificamente aquela área. O trabalho com projetos é positivo tanto para o aluno, quanto para o professor. Ganha o professor que se sente mais realizado com o envolvimento dos alunos, enriquecendo seu trabalho.
ResponderExcluirProjeto e suas características
ResponderExcluir1- Todo o projeto é interdisciplinar?
Não. Existem áreas de conhecimentos; então podemos optar e elaborar um projeto com objetivos voltados para uma determinada área, e este não pode ser denominado de interdisciplinar.
2-É possível desenvolver um projeto focado em um tema de uma determinada área do conhecimento?
Sim. Quando se identifica uma necessidade em uma determinada área do conhecimento, elabora-se um projeto específico, que venha a trabalhar exatamente esta área, preocupando-se durante a elaboração para que todos os passos do projeto se voltem para o alvo que se quer atingir.
ResponderExcluirNa maioria dos projetos entendo que sim, pois não existe como trabalhar isoladamente as disciplinas, pois as duvidas e os problemas já serão listados de forma a atender uma interdisciplinaridade,
É possível atender determinada área do conhecimento sendo que será praticamente impossível não mencionar as demais neste trabalho, pois elas se entrelaçam no decorrer do projeto.
De acordo com a Professora Maria Elizabeth de Almeida é possível perceber que o desenvolvimento dos projetos se dá de forma interdisciplinar. Pois ao trabalhar com projetos temos a oportunidade de enfatizar as várias áreas do conhecimento ao mesmo tempo, no qual se considera o aluno sujeito da aprendizagem, ativo e autônomo para construir e representar o conhecimento.
ResponderExcluirGeralmente no desenvolvimento dos projetos dar-se-á ênfase maior em uma das disciplinas e as demais entram como parceiras no processo de aprendizagem. Vejo que por mais que se enfatize uma área do conhecimento, de alguma forma sempre se terá o envolvimento das demais áreas, ocorrendo assim à interdisciplinaridade nos trabalhos desenvolvimentos.
Ao trabalharmos com projetos integramos diversas áreas do conhecimento ao mesmo tempo, sempre adequando os conteúdos à realidade do educandos, tendo como objetivo final, construir conhecimentos.
Nos trabalhos interdisciplinares percebe-se uma aproximação maior entre educadores e educandos tornando-os assim, parceiros no processo ensino-aprendizagem. De forma, vejo que se torna difícil trabalhar com projetos fechados, logo não é possível trabalhar com projetos sem que ele seja interdisciplinar.
O trabalho por projeto caracteriza-se por uma situação de aprendizagem abrangente, que potencializa a interdisciplinaridade e a transversalidade. Para o aluno pesquisar e estudar sobre um tema, uma problemática ou questão de investigação ele precisa estabelecer relações significativas entre conhecimentos de áreas distintas. A Interdisciplinaridade é a integração de dois ou mais componentes curriculares na construção do conhecimento de forma global, ou seja, rompendo com os limites das disciplinas. Para isto é necessário desenvolver uma postura interdisciplinar diante do conhecimento, que envolve mudança de atitude, de inclusão; superando a dicotomia entre ensino e pesquisa, a prática e a teoria. (FAZENDA, 1998). A transversalidade pode potencializar situações que valorizam as relações humanas e sociais mais urgentes. Trabalhar transversalmente é permitir que o aluno aprenda conteúdos disciplinares na resolução de problemas de forma contextualizada e entendendo a problemática social e as possibilidades de soluções para os problemas sociais.
ResponderExcluir
ResponderExcluirTODO O PROJETO É INTERDISCIPLINAR?
Não. Vejo que nem todo projeto é interdisciplinar, mas, no entanto, pode-se trabalhar uma disciplina com mais ênfase e as outras entram como parceiras do sucesso do projeto, analisando a necessidade de expandir pesquisas e discussões num trabalho colaborativo.
É POSSÍVEL DESENVOLVER UM PROJETO FOCADO EM UM TEMA DE UMA DETERMINADA ÁREA DE CONHECIMENTO?
Sim é possível. Com o intuito de através de um tema realizar uma reconstrução do conhecimento para a compreensão da realidade o trabalho enfatiza a abrangência de relações entre as varias áreas de conhecimento.
Pois para compreender a realidade é preciso trabalhar com o desenvolvimento de habilidades, através de dinâmicas de trabalho que privilegiem a resolução de problemas.
Todo projeto é interdisciplinar?
ResponderExcluirR: Será se envolver uma interação entre áreas do conhecimento, numa relação de cooperação e diálogo entre as várias disciplinas no intuito de produzir conhecimento acerca da realidade. Através do projeto podem-se coordenar as ações que envolvem as diversas disciplinas, num trabalho colaborativo.
É possível desenvolver um projeto focado em um tema de uma determinada área do conhecimento?
R: Sim é possível. Mas o intuito de partir de um tema de determinada área deve ser a reconstrução do conhecimento para a compreensão da realidade, ou seja, partir de um determinado ponto de pesquisa para integrá-lo com outras áreas do conhecimento com vistas a compreender e transformar a realidade. Pois compreender a realidade é fundamental para que o aluno possa participar como autor da história, buscando novos caminhos, como cidadão crítico e participante.
E para compreender a realidade é preciso trabalhar com o desenvolvimento de competências e habilidades, através de ações e de vários níveis de reflexão, o que inclui dinâmicas de trabalho que privilegiem a resolução de problemas emergentes no contexto ou o desenvolvimento de projetos. (PRADO, 2005).
“As competências são construídas somente no confronto com verdadeiros obstáculos, em um processo de projeto ou resolução de problemas” (Perrenoud, 1999, p. 69).
Além disso, o trabalho por projetos enfatiza a abrangência de relações entre as várias áreas de conhecimento e o desenvolvimento criativo, o que possibilita o desenvolvimento de um projeto partindo de um tema focado em determinada disciplina e aos poucos relacioná-lo com o universo do conhecimento, ao se determinar os elos entre as diferentes áreas do conhecimento.
Cleusa Martelli Gaspari
Fabiana Gnoato
ResponderExcluirAtividade 1.3 projeto e suas características
1- Todo projeto é interdisciplinar?
Sim, pois os projetos abordam temas de uma determinada área do conhecimento, mas durante a pesquisa, abordam temas mais amplos e mais complexos, que implica na necessidade de uma abordagem interdisciplinar. Além disso, o executor do projeto pode criar ou construir conhecimento integrado onde desenvolve a habilidade de aprender, integrando conteúdos e habilidades segundo o seu universo de conceitos.
2- É possível desenvolver um projeto focado em um tema de uma determinada área do conhecimento?
Sim, é possível.
É comum o trabalho com projetos a partir de um tema gerador, partindo de um conhecimento específico ou disciplinar e no decorrer do mesmo ir interagindo com conhecimentos de outras áreas, numa proposta de construção. Já o inverso também pode ser realizado, partindo de um tema amplo para chegar a um conceito básico.
Os projetos permitem a integração de diversas áreas do saber, uma vez que para se atingir a construção do conhecimento, é necessário que haja uma adequação à realidade do aluno, tratem de problemáticas de seu interesse, levando a sistematização, formalização, reconstrução e contextualização de conceitos, no sentido mais amplo, abordando os diversos aspectos do tema em questão. Logo não é possível trabalhar com projetos sem que ele seja interdisciplinar.
Atividade 1.3
ResponderExcluir1. Todo projeto é interdisciplinar, pois as atividades por si só tornam-se interdisciplinares, porque os temas e ou conteúdos de uma certa maneira se dependem. São necessários conhecimentos de outras disciplinas, o que ao meu ver, essa articulação entre elas facilitará o processo de aprendizagem.
2. Sim.O intuito de partir de um tema de determinada área deve ser a reconstrução do conhecimento para a compreensão da realidade, ou seja, partir de um determinado ponto de pesquisa para integrá-lo com outras áreas do conhecimento com vistas a compreender e transformar a realidade. Pois compreender a realidade é fundamental para que o aluno possa participar como autor da história, buscando novos caminhos, como cidadão crítico e participante. Um bom projeto é aquele que indica intenções claras de ensino e permite novas aprendizagens relacionadas a todas as disciplinas envolvidas. "Não é raro a turma apenas utilizar conhecimentos que já possui".
Um projeto que é desenvolvido com diferentes áreas se torna interdisciplinar, na educação Infantil podemos desenvolver a mesma temática em diferentes áreas de aprendizagem, pois a criança sujeito da aprendizagem através do projeto constrói e representa seu conhecimento.
ResponderExcluir2- Creio que é possível desenvolver um projeto em uma determinada área de conhecimento desde que os alunos tenham interesse e colaborem com a construção do mesmo. É necessário que o educador tenha clareza de sua intencionalidade e também que o educando está se propondo a desenvolver. Conforme Elizabeth quando se trabalha com projetos, usando computador para representar conhecimento em construção, tem-se um novo potencial para registrar e acompanhar todo processo de desenvolvimento. Este processo pode ser revisto, reelaborado, estudado e modificado.
A aprendizagem por projetos ocorre por meio de interação e articulação entre conhecimentos de áreas distintas a partir dos conhecimentos cotidianos dos alunos. O professor que trabalha com projetos de aprendizagem respeita os diferentes estilos e ritmos de trabalho dos alunos desde a etapa de planejamento, escolha do tema e o que será investigado, ambos são parceiros sujeitos da aprendizagem. Cabe ao professor orientar o aluno tomar consciência de suas duvidas e certezas provisórias. (Fagundes, 1999), ao mesmo tempo que o ajudar a articular informações com conhecimentos anteriormente adquiridos e a gerenciar o seu desenvolvimento. A criação de um ambiente de confiança, respeito as diferenças encoraja o aluno a reconhecer os seus conflitos e a descobrir a potencialidade de aprender a partir dos próprios erros.
Todo projeto é interdisciplinar
ResponderExcluirSim todo projeto é interdisciplinar pois a grande maioria aborda temas amplos abrangendo
várias áreas do conhecimento. Assim uma disciplina é trabalhada com maior ênfase e as
outras cooperam para o sucesso do projeto. Por isso acho que mesmo não querendo a ligação
de outras áreas no projeto isso ira acontecer de alguma forma.
É possível desenvolver um projeto focado em um tema de uma determinada área do
conhecimento.
Os projetos permitem a integração de diversas áreas. Assim os projetos são potencializadores
da interdisciplinaridade, pois não podem ser tomados como um processo individual e sim
rico em interações providas por vários caminhos e acontece a partir do uso de diferentes
formas de expressão proporcionado a aprendizagem significativa do aluno.Por isso os
projetos estão sempre comprometidos com ações , mas é algo aberto e flexível ao novo.
1- O trabalho com projetos é positivo tanto para o aluno quanto para o professor. Ganha o professor, que se sente mais realizado com o envolvimento dos alunos e com os resultados obtidos; ganha o aluno, que aprende mais do que aprenderia na situação de simples receptor de informações. Assim a informação passa a ser tratada de forma construtiva e proveitosa e o estudante desenvolve a capacidade de selecionar, organizar, priorizar, analisar, sintetizar etc.
ResponderExcluir2- Acredito que todo trabalho interdisciplinar é valido, pois é através dele que a aprendizagem passa a ser significativa, centrada nas relações e nos procedimentos. Uma vez identificado o problema e formuladas algumas hipóteses, é possível traçar alguns passos como: definição do material de apoio para a pesquisa, que será utilizado para a busca de respostas, de confirmação ou não das hipóteses levantadas. As ações a serem desenvolvidas evidentemente serão determinadas pelo tipo de pesquisa.
1 – Todo projeto é interdisciplinar?
ResponderExcluirAcredito que todo projeto é interdisciplinar, pois a grande maioria aborda temas amplos abrangendo várias áreas do conhecimento, mas com um foco a ser atingido. Uma das disciplinas é abordada com maior ênfase, e as outras entram como parceiras para o sucesso do projeto. Por isso acredito que mesmo não querendo a adesão de outras áreas no projeto, isso irá acontecer de alguma forma.
2 - É possível desenvolver um projeto focado em um tema de uma determinada área do conhecimento?
Os projetos permitem a integração de diversas áreas do saber, uma vez que para se atingir a construção do conhecimento, é necessário que haja uma adequação à realidade do aluno, tratem de problemáticas de seu interesse, levando a sistematização, formalização, reconstrução e contextualização de conceitos, no sentido mais amplo, abordando os diversos aspectos do tema em questão. Logo não é possível trabalhar com projetos sem que ele seja interdisciplinar.
É comum o trabalho com projetos a partir de um tema gerador, partindo de um conhecimento específico ou disciplinar e no decorrer do mesmo ir interagindo com conhecimentos de outras áreas, numa proposta construcionista. Já o inverso também pode ser realizado, partindo de um tema amplo para chegar a um conceito básico.
Logo, conclui-se que os projetos são potencializadores da interdisciplinaridade, pois não podem ser tomados como um processo meramente individual e sim rico de interações promovidas por múltiplos caminhos e acontece a partir do uso de diferentes formas de expressão proporcionando a aprendizagem significativa.
ATIVIDADE 1.3
ResponderExcluirPROJETOS E SUAS CARACTERÍSTICAS.
1-Todo projeto é interdisciplinar?
.Todo projeto possibilita ao professor a interdisciplinaridade de diversas áreas do conhecimento, proporcionando ao aluno aprendizagem significativa, sempre focada em um determinado tema.
2-É possível desenvolver um projeto focado em um tema de uma determinada área do conhecimento?
.É possível partir de um tema, numa determinada área do conhecimento, porém no decorrer do mesmo vamos interagindo com as demais áreas, tornando o tema em estudo mais produtivo para o aluno, onde o mesmo demonstrará interesse, fazendo uma ponte com as demais áreas do conhecimento. No entanto,nada implica que possa trabalhar um projeto isoladamente.
1 Todo projeto é interdisciplinar?
ResponderExcluirUm projeto pode partir de uma questão relacionada com uma única área de conhecimento e, em seu desenvolvimento, ir se abrindo e articulando conceitos de outras áreas. Pode também ocorrer o inverso. Iniciar com uma questão abrangente e pouco a pouco ir afunilando em um determinado conceito.
2 É possível desenvolver um projeto focado em um tema de uma determinada área de conhecimento?
Podemos desenvolver sim um projeto direcionado a uma determinada área de conhecimento mas durante o desenrolar do tema pode ir abrangendo outras áreas, através das curiosidades que os alunos vão tendo durante o processo de construção do projeto, fazendo as mudanças possíveis e cabíveis no decorrer do projeto.
Todo projeto é interdisciplinar?
ResponderExcluirSim, Atualmente entende-se a escola como uma instituição social, plural, produtora de valores e conhecimentos políticos, culturais e sociais. Desta forma , torna-se indispensável desenvolver uma educação através da troca de conhecimentos entre as diferentes disciplinas, visando uma melhor qualidade de ensino.
É possível desenvolver um projeto focado em um tema de uma determinada área de conhecimento?
Sim, ele pode ser inicializado , mas devemos ter claro que ele não é estático. Trabalhar com projetos torna-se importante pois, os alunos compreendem a existência de relações entre as diferentes áreas do conhecimento e como elas se completam.
Desenvolver um trabalho interdisciplinar não é uma proposta difícil de ser executada, basta realizar um bom planejamento.
1- Todo projeto é interdisciplinar. Pois ao colocar em prática o projeto estamos trabalhando várias das habilidades e as áreas do conhecimento do nosso educando.
ResponderExcluir2- Sim; podemos trabalhar um projeto com um teor específico focado em um determinado objetivo, outras disciplinas vem complementar, dar suporte, pois não se pode desvincular as disciplinas da realidade do educando, e nem separar o processo de aprendizagem dos conteúdos.
Penso que nem todo projeto é interdisciplinar ou precisa ser interdisciplinar, existem projetos criados para atender as necessidades específicas de uma determinada área do conhecimento.
ResponderExcluirPara ser interdisciplinar o projeto precisa partir de um pressuposto que seja do interesse dos alunos, dentro de uma disciplina ou área do conhecimento, para então fazer relações e integrá-lo com as demais áreas. Também há a possibilidade de elaborarmos projetos com um tema gerador, e assim, desenvolvermos atividades e ações que envolvam toda a escola, sendo que cada educador elabora e desenvolve atividades específicas na área em que trabalha. Sempre é claro objetivando atender os anceios e as necesidades de saber dos alunos. Sendo assim, o professor conseguirá despertar o interesse dos educandos e estes estarão envolvidos e comprometidos, desde a elaboração até a implementação das ações, possibilitando à eles vivenciarem a junção da teoria e prática, construindo aprendizagens significativas
Atividade 1.3 Projeto e suas características
ResponderExcluir1-Todo projeto é interdisciplinar?
Os projetos permitem a integração de diversas áreas do saber, uma vez que para se atingir a construção do conhecimento, é necessário que haja uma adequação à realidade do aluno, tratem de problemáticas de seu interesse, levando a sistematização, formalização, reconstrução e contextualização de conceitos, no sentido mais amplo, abordando os diversos aspectos do tema em questão. Logo não é possível trabalhar com projetos sem que ele seja interdisciplinar. A ideia é falar de questões profundas de forma simples. O professor que desenvolver trabalhos interdisciplinares deverá “desembocar em coisa que eram impossíveis de abordar em educação há anos atrás, como o amor e a beleza”, exemplifica. Segundo Ivani, na dimensão explorada pela interdisciplinaridade, não basta ser bom de conteúdo. É preciso ser belo. “Uma coisa bonita não precisa ser explicada, ela toca você no seu sentido maior, no sentido de existir.”
É comum o trabalho com projetos a partir de um tema gerador, partindo de um conhecimento específico ou disciplinar e no decorrer do mesmo ir interagindo com conhecimentos de outras áreas. O inverso também pode ser realizado, partindo de um tema amplo para chegar a um conceito básico.
Logo, conclui-se que os projetos são potencializa dores da interdisciplinaridade, pois não podem ser tomados como um processo meramente individual e sim rico de interações promovidas por múltiplos caminhos e acontece a partir do uso de diferentes formas de expressão proporcionando a aprendizagem significativa.
2-É possível desenvolver um projeto focado em um tema de uma determinada área do conhecimento?
Segundo a entrevista que Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida deu a Revista TV Escola Como se trabalha projetos. Os alunos são sujeitos da aprendizagem e tem que ver no professor um parceiro; o aluno tem que ser cativado pelo tema do projeto, este tem que fazer parte do seu interesse, do seu mundo. As ações são primordiais no projeto e têm que estar abertas, flexíveis ao novo para que a qualquer momento possam ser revistas, reelaboradas, estudadas e até modificadas em prol do desenvolvimento do aluno e para o bem de sua aprendizagem.
Um projeto pode partir de uma questão relacionada com uma única área de conhecimento e, em seu desenvolvimento, ir se abrindo e articulando conceitos de outras áreas. Pode também ocorrer o inverso. Iniciar com uma questão abrangente e pouco a pouco ir afunilando em um determinado conceito. Num mesmo projeto podem ser articulados vários recursos, da entrevista pela internet ao livro e TV. Posso entrevistar um especialista em situação real, mas se isso não for possível utilizo a internet para nossa interação. Um vídeo pode ser um excelente recurso em um dado momento, desde que seu esteja contextualizado na atividade. Da mesma forma, o computador é muito útil quando usado para pesquisa, comunicação e principalmente para representação do conhecimento e troca de informações. O professor pode identificar as dificuldades e descobertas do aluno e intervir em seu processo para promover o desenvolvimento.
na maioria das vezes o projeto torna-se interdicsiplinar devido as atividades se voltarem uma as outras e a educacao por si só ja vem baseada numa pluralidade de conteudos um engajados nos outros tornando na maioria das vezes interdisciplinares.
ResponderExcluir1.Todo projeto é interdisciplinar?
ResponderExcluirR:Sim ,é possivel promover o projeto de forma interdisciplinar ,sendo que a todo momento deve se rever,.portanto o objetivo é de formar cidadãos criticos, no qual deixar com que as idéias se enfatizem no objetivo que se almeja alcançar.
2.É´possivel desenvolver um projeto focado em um tema de uma determinada área de conhecimento?
R: SIM ,abrange varias áreas do conhecimento ,pois quando o projeto é interdisciplinar serve para dar visibilidade e movimento ao talento escondido dentro de cada ser , assim os comentários fazem com que a curiosidade navegue , tornando assim nosso projeto mais produtivo.
1-Todo projeto é interdisciplinar?
ResponderExcluirR: Um projeto pode partir de uma questão relacionada com uma única área de conhecimento e, em seu desenvolvimento, ir se abrindo e articulando conceitos de outras áreas .Pode também ocorrer o inverso. Iniciar com uma questão abrangente e pouco a pouco ir afunilando em um determinado conceito.
2-É possível desenvolver um projeto focado em um tema de uma determinada área do conhecimento?
R:O s projetos traz um grande potencial para se romper com o isolamento das disciplinas, mas isso não significa que não possa ser trabalhada um tema, em uma determinada área.
1- Todo projeto pode ser interdisciplinar ou a partir de uma área de conhecimento e ir abrindo para outras áreas, porem o professor deve ser sua intencionalidade clara ou seja deve sabe atingir, pode ser revisto, modificado, reelaborado de acordo com interesse dos envolvidos, não esquecendo que o aluno é sujeito da aprendizagem.
ResponderExcluir2- Sim, acredito que todo projeto é interdisciplinar, pois ele abrange o todo não só uma parte do tema.
1- Embora o projeto possa surgir de uma área de conhecimento, mas por entender que ele se desencadeia de uma curiosidade, necessidade ou de um contexto vivido do aluno acredito que ele sempre é interdisciplinar. Até porque o aluno também é integro, não podendo separar as áreas de conhecimento n hora da aprendizagem.
ResponderExcluir2- Pode-se sim desenvolver um projeto focado em um tema de uma área de conhecimento, mas sempre deve-se fazer parcerias com as demais áreas de conhecimento para que os objetivos possam ser alcançados com maior êxito e o conhecimento produzido e assimilado.
Atividade 1.3 Projeto e suas características.
ResponderExcluirPara mim, todo projeto é interdisciplinar desde que, seja desenvolvido apartir de um tema amplo, o que acontece na maioria das vezes. Porém, ele pode ser focado e desenvolvido em somente uma área do conhecimento, cabe ao professor determinar como será o seu desenvolvimento e observar se os seus objetivos foram alcançados.
Portanto depende do professor explorar no máximo o conhecimento, partindo dos objetivos estabelecidos e das curiosidades dos educandos.
Analisando as questões sobre interdisciplinaridade, constata-se que todo projeto é interdisciplinar, pois uma materia está interligada a outra, então seria impossível trabalhar com projetos sem que ele seja interdisciplinar, sendo que não é algo individual e sim interações promovidas por diversos caminhos.
ResponderExcluirAtividade 1.3
ResponderExcluir1-Não, nem todo projeto é interdisciplinar. Depende do assunto a ser trabalhado, dos objetivos que se pretende alcançar. Alguns temas abrem caminhos para várias investigações outros, porém podem ser mais específicos e particulares.
2-Sim ,depende do tema a ser trabalhado, da necessidade e da curiosidade do momento para se elaborar um projeto que atenda essas necessidades.
para minha concepção é possível sim abordar a interdisciplinariedade em todos os projetos.
ResponderExcluirinterdisciplinariedade é desenvolver todas as áreas do conhecimento e um único projeto.
1. Sim, porque os projetos permitem a inserção entre temas/conteúdos de diferentes eixos de trabalho, integram ações que visam a aprendizagens orientadas pelo professor ou de interesse dos alunos.. Podem tratar de assuntos os mais diversos, com o objetivo de fazer avançar determinadas aprendizagens. As atividades são planejadas como um conjunto de ações desenvolvidas em um tempo específico, organizadas em ordem crescente de complexidade e finalizadas com a sistematização das aprendizagens.
ResponderExcluir2. Sim, pois os projetos são situações didáticas normalmente de duração mais extensa, nas quais alunos e professores comprometem-se com um propósito determinado e um produto final que contempla etapas previstas ou que se constituem no processo de investigação do grupo. Nos projetos há uma questão problematizadora e em torno dela o professor conduz os alunos na investigação, levantamento de hipóteses e busca de respostas. As ações de cada etapa mantêm relações entre si e têm sentido em função daquilo que se pretende produzir. Há uma situação comunicativa e um destinatário definidos previamente. Por exemplo: a preparação de um recital de poemas para os pais, ou para outras turmas, etc.
1- todo projeto é interdiciplinar mas, porem, dependendo da visão de cada professor (a), e de seu interesse pelos objetivos que se tem uma plena certeza do que ele escolheu para trabalhar, trás valorização e utilidades ao seus alunos ou não em sua sala de aula.
ResponderExcluir2- Na area do conhecimento, pode-se desenvolver um projeto mas, que sempre seja escolhido um tema adequado, ao nível de seus alunos, que não seja muito prolongado, sendo que exista nele um processo flexível, ligando-se entre a teoria e a prática, contendo nível de mudanças entre o educador e o educando.
Atividade 1.3 Projeto e suas características
ResponderExcluira) Todo projeto é interdisciplinar?
Sim todo projeto pode ser trabalhado a interdisciplinaridade pois o executor do projeto pode criar ou construir conhecimento integrado onde desenvolve a habilidade de aprender, de forma que cada um possa reconstruir o conhecimento, integrando conteúdos e habilidades segundo o seu universo de conceitos, estratégias, não apenas para expandir o acesso á informação atualizada, mas principalmente para promover uma nova cultura do aprendizado por meio da criação de ambientes que privilegiem a construção do conhecimento e a comunicação.
b) É possível desenvolver um projeto em um tema de uma determinada área do conhecimento?
Sim a aprendizagem por projetos ocorre por meio da interação e articulação entre os conhecimentos de distinta áreas, conexões estas que se estabelecem a partir dos conhecimentos cotidiano dos alunos, cujas expectativas, desejos e interesses são mobilizados na construção de conhecimentos científicos e trabalhar com projetos significa lidar com soluções variáveis e conteúdos não identificáveis, por isso eu acredito que em toda a área de conhecimento onde também vai exigir pesquisa dos conteúdos que vão ser explorado e tornará fácil ou facilitará a explanação dos conteúdos que irão ser aplicados.
a) Os projetos permitem a integração de diversas áreas do saber, uma vez que, para se atingir a construção do conhecimento é essencial que seja adequado à realidade de cada aluno. Portanto acredito que todo projeto seja interdisciplinar.
ResponderExcluirb) Acho que sim, que é possível desenvolver um projeto focado em uma determinada área do conhecimento e após isso abrir esse leque e direcionar a pesquisa para as outras disciplinas. Como explica a professora Elizabeth “o projeto pode partir de uma questão relacionada com uma única área do conhecimento e, em seu desenvolvimento, ir se abrindo e articulando conceitos de outras área.”
Atividade 1.3 projeto e suas características
ResponderExcluir1- Todo projeto é interdisciplinar?
A interdisciplinaridade supõe um eixo integrador, que pode ser o objeto de conhecimento, um projeto de investigações. Deve partir da necessidade sentida pelas escolas, professores e alunos de explicar compreender, intervir mudar e atrair a atenção.
Todos ganham com a interdisciplinaridade os professores, pela necessidade desde melhorarem sua interação com colegas e repensar sua pratica docente, os alunos por estarem em contato com o trabalho em grupo.
2- É possível desenvolver um projeto focado em um tema de uma determinada área do conhecimento?
Com certeza. Os alunos podem trabalhar e desenvolver estudos nas várias áreas do conhecimento. Todo o projeto é um esforço que queremos atingir.
Todo o projeto é interdisciplinar?
ResponderExcluirPode ser trabalhar um projeto com interdisciplinaridade para que possa possibilitar novos conhecimentos através de pesquisar e articulação de novos conceitos como também direcional um único conteúdo ou único conceito .
É possível desenvolver um projeto focando em um tema de uma determinada área do conhecimento ?
Sim é possível mas com o tema alancado para ser pesquisado e aprofundado e com o interesse dos alunos em pesquisar , ler e investigar ,poderá levar a intediciplinariendade pois será embasada na necessidade da busca pelo conhecimento dos educandos .