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quinta-feira, 28 de março de 2013

1.4 projeto


 








PROJETO INTERDISCIPLINAR
 “MEU QUARTO, MINHA CASA, MEU MUNDO”






                                                                                                       








Educadora: LORECI

 




TEMA: “Meu quarto, minha casa, meu mundo.”

PERÍODO DE APLICAÇÃO: outubro e novembro
TURMA: Educação Infantil Grupo  II.
TURNO: Vespertino.           


JUSTIFICATIVA

Considerando a importância de valorizar os diferentes meios sociais os quais cada criança encontra-se inserida surge o interesse em conhecer, estudar e proporcionar discussões sobre o espaço físico em que vive cada criança, partindo do conhecimento de que seu quarto é seu espaço dentro da casa,  a rua onde se localiza esta,  a qual bairro pertence, a cidade, o estado, país e continente.
É importante considerar que as crianças precisam conhecer e compreender que estão inseridas em determinado espaço e precisam os conhecer, saber nomeá-los, bem como, valorizar estes espaços como sendo deles.
Partindo destes pressupostos a serem estudados, as crianças passarão a conhecer o seu universo, conhecendo cada espaço, favorecendo a construção da identidade pessoal.
A criança, como todo ser humano, é um sujeito social e histórico e faz parte de uma organização familiar que está inscrita em uma sociedade, com uma determinada cultura, em um determinado momento histórico. É profundamente marcada pelo meio social em que se desenvolve, mas também o marca... (Referencial Curricular Nacional para Educação infantil)
O tema busca propor discussões que valorizem os diferentes meios os quais cada criança vive e interfere, realizando transformações e sendo transformado por ele. Almejando despertar nos alunos o conhecimento e o respeito aos mais variados espaços compreendendo que cada um fazendo a sua parte tudo se torna mais bonito.
As crianças pensam o mundo de um jeito especial e muito próprio. É a partir das relações que estabelecem com a realidade em que vivem, com o meio familiar e com as pessoas com quem necessitam se relacionar no cotidiano que elas passam a “ler” e compreender o mundo. Cabe à Educação facilitar essa “leitura” e compreensão, possibilitando, no processo inicial de escolarização, o reconhecimento, pela criança, da sua própria história de vida. É desejável resgatar a importância das suas ações e atitudes no processo de construção da história da humanidade, estimulando sempre a sua auto-estima.

Percebendo o interesse das crianças as quais estavam sempre conversando e despertando para discussões sobre o lugar onde moram sendo que diziam que moravam no Brasil, outros então diziam que não,  e sim moravam em Xanxerê, vamos pesquisar e conhecer mais sobre nosso cantinho, o lugar onde moramos.
Visando atender os interesses da turma, a educadora oportunizará situações variadas, possibilitando desta forma, que ocorra o desenvolvimento integral da criança, de maneira espontânea, lúdica e prazerosa, dentro de suas possibilidades, levando-se em consideração a fase de desenvolvimento que se encontra, de acordo principalmente com sua faixa etária.


OBJETIVO SOCIAL
- Ciências Físicas, Biológicas e Sociais

OUTRAS ÁREAS DE CONHECIMENTO
-       Matemática;
-       Língua Portuguesa;
-       Ciências Físicas Biológicas e sociais;
-       Artes.

OBJETIVOS DO PROJETO
Possibilitar a construção da identidade da criança a partir das relações que esta têm com o meio em que se encontra, o ambiente físico ao qual está inserida, valorizando desta forma cada espaço como sendo possibilitador de diferentes vivências.
Colaborando para a formação da criança respaldada em valores éticos necessários para a formação de cidadãos conscientes de seu papel na construção de sua história e da história do outro.


CONTEÚDOS

LÍNGUA PORTUGUESA

-       Identificação de fontes de informações;
-       Utilização da narrativa para descrever fatos, informações e situações;
-       Fluência na articulação de expressão oral;
-       A língua e a possibilidade de comunicação de sentimentos, desejos e idéias;
-       Respeito e atenção à fala dos interlocutores nas situações que envolvam comunicação oral;
-       A cooperatividade nas construções textuais coletivas;
-       Prazer e participação de situações de leitura e escrita e no uso expressivo da língua oral (dramatização, reconto de histórias, etc.);
-       O uso da expressão oral e gestual na leitura de textos diversificados ( música, poema, etc.);
-       Prazer na troca de idéias e opiniões das leituras elaboradas e/ou ouvidas;
-       Narração de fatos seqüenciais( temporal- causal);
-       Reconhecimento e respeito à diversidade lingüística presente na sociedade.

MATEMÁTICA

-       Valorizar a matemática como instrumento de conhecimento e expressão da realidade cotidiana;
-       Utilização de diferentes tipos de registros a partir de contagens e situações – problemas;
-       Confiança na própria capacidade para elaborar estratégias pessoais na resolução de problemas;
-       Comparação de grandezas;
-       Localização  no espaço;
-       Organização do espaço;
-       Noção de número natural:
            - Leitura
            - Interpretação
            - Escrita numérica

CIÊNCIAS FÍSICAS, BIOLÓGICAS E SOCIAIS.
Ambiente Físico

-       Características do ambiente (seres vivos);
-       Perguntas e suposições sobre os ambientes e os modos de vida dos seres vivos;
-       Observação direta e/ou indireta;
-       Busca e coleta de informações;
-       Registro das informações;
-       Interpretação das informações;
-       Utilização das informações para justificar suas idéias;
-       Cuidado e responsabilidade para com a vida em geral do planeta.

ARTES
-       A arte como expressão e comunicação dos indivíduos;
-       Produções em Artes: vidas, épocas e produções.
-       Diversidade das formas de Arte e concepções estéticas da cultura regional, nacional e internacional: produções, reproduções e suas histórias.

MOVIMENTO E EXPRESSÃO CORPORAL
-       Possibilidades  e limitações do próprio corpo;
-       Informações visuais, sonoras e táteis;
-       Atitudes de cooperação;
-       Regras de jogos;
-       Resolução de problemas;
-       Prazer de jogar independentemente dos resultados;
-       Jogos de roda;
-       Jogos motores;
-       Jogos perceptivo-sensoriais;
-       Jogos de regras;
-       Jogo simbólico.

PRÉ- ATIVIDADE
-       Atividades de investigação sobre o que as crianças conhecem a respeito do espaço e local onde moram, utilizando como ponto de partida uma obra de Van Gogh “O Quarto”, o qual poderão observar e comparar aspectos de seu quarto bem como conhecer a obra do autor e características de cada época.
-        
ETAPAS PROVÁVEIS:
-       Pesquisa;
-       Contação de histórias
-       Poesias
-       Recorte e colagem;
-       Pinturas;
-       Filme
-       Confecção de cartazes;
-       Músicas;
-       Dramatizações;
-       Jogos;
-       Brincadeiras;
-       Atividades dirigidas.

OBJETIVOS FINAIS
-       Identificar o local onde vive;
-       Reconhecer a existência de diferentes modos de viver;
-       Compreender que cada espaço e local possui uma nomenclatura;
-       Saber identificar o local onde mora, partindo do nome da rua, bairro, cidade;
-       Compreender e descrever o caminho percorrido para chegar a sua casa;
-       Saber localizar-se dentro de cada espaço, compreendendo que cada espaço está inserido em outro.

ATIVIDADE FINAL/ FINALIZAÇÃO DO PROJETO
-       Socialização entre as turmas do CEI.

ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS
-     Fotos variadas para registros dos trabalhos.

AVALIAÇÃO
Todo o processo será observado e analisado, sendo o mesmo, um ato contínuo de construção e evolução de cada educando, particularmente. As avaliações serão feitas de forma descritiva, utilizando-se recursos como observações diárias do educador, portfólio e produções de cada criança.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
SESC, Proposta Pedagógica da Educação Infantil. Departamento Nacional: Rio de Janeiro, 2001.
Referencial Curricular para a Educação Infantil.

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