PROJETO INTERDISCIPLINAR
“MEU QUARTO, MINHA CASA, MEU MUNDO”
Educadora: LORECI
TEMA: “Meu quarto, minha casa, meu mundo.”
PERÍODO DE APLICAÇÃO: outubro e novembro
TURMA: Educação Infantil Grupo II.
TURNO: Vespertino.
JUSTIFICATIVA
Considerando a importância de valorizar os diferentes meios sociais os quais cada criança encontra-se inserida surge o interesse em conhecer, estudar e proporcionar discussões sobre o espaço físico em que vive cada criança, partindo do conhecimento de que seu quarto é seu espaço dentro da casa, a rua onde se localiza esta, a qual bairro pertence, a cidade, o estado, país e continente.
É importante considerar que as crianças precisam conhecer e compreender que estão inseridas em determinado espaço e precisam os conhecer, saber nomeá-los, bem como, valorizar estes espaços como sendo deles.
Partindo destes pressupostos a serem estudados, as crianças passarão a conhecer o seu universo, conhecendo cada espaço, favorecendo a construção da identidade pessoal.
A criança, como todo ser humano, é um sujeito social e histórico e faz parte de uma organização familiar que está inscrita em uma sociedade, com uma determinada cultura, em um determinado momento histórico. É profundamente marcada pelo meio social em que se desenvolve, mas também o marca... (Referencial Curricular Nacional para Educação infantil)
O tema busca propor discussões que valorizem os diferentes meios os quais cada criança vive e interfere, realizando transformações e sendo transformado por ele. Almejando despertar nos alunos o conhecimento e o respeito aos mais variados espaços compreendendo que cada um fazendo a sua parte tudo se torna mais bonito.
O tema busca propor discussões que valorizem os diferentes meios os quais cada criança vive e interfere, realizando transformações e sendo transformado por ele. Almejando despertar nos alunos o conhecimento e o respeito aos mais variados espaços compreendendo que cada um fazendo a sua parte tudo se torna mais bonito.
As crianças pensam o mundo de um jeito especial e muito próprio. É a partir das relações que estabelecem com a realidade em que vivem, com o meio familiar e com as pessoas com quem necessitam se relacionar no cotidiano que elas passam a “ler” e compreender o mundo. Cabe à Educação facilitar essa “leitura” e compreensão, possibilitando, no processo inicial de escolarização, o reconhecimento, pela criança, da sua própria história de vida. É desejável resgatar a importância das suas ações e atitudes no processo de construção da história da humanidade, estimulando sempre a sua auto-estima.
Percebendo o interesse das crianças as quais estavam sempre conversando e despertando para discussões sobre o lugar onde moram sendo que diziam que moravam no Brasil, outros então diziam que não, e sim moravam em Xanxerê, vamos pesquisar e conhecer mais sobre nosso cantinho, o lugar onde moramos.
Visando atender os interesses da turma, a educadora oportunizará situações variadas, possibilitando desta forma, que ocorra o desenvolvimento integral da criança, de maneira espontânea, lúdica e prazerosa, dentro de suas possibilidades, levando-se em consideração a fase de desenvolvimento que se encontra, de acordo principalmente com sua faixa etária.
OBJETIVO SOCIAL
- Ciências Físicas, Biológicas e Sociais
OUTRAS ÁREAS DE CONHECIMENTO
- Matemática;
- Língua Portuguesa;
- Ciências Físicas Biológicas e sociais;
- Artes.
OBJETIVOS DO PROJETO
Possibilitar a construção da identidade da criança a partir das relações que esta têm com o meio em que se encontra, o ambiente físico ao qual está inserida, valorizando desta forma cada espaço como sendo possibilitador de diferentes vivências.
Colaborando para a formação da criança respaldada em valores éticos necessários para a formação de cidadãos conscientes de seu papel na construção de sua história e da história do outro.
CONTEÚDOS
LÍNGUA PORTUGUESA
- Identificação de fontes de informações;
- Utilização da narrativa para descrever fatos, informações e situações;
- Fluência na articulação de expressão oral;
- A língua e a possibilidade de comunicação de sentimentos, desejos e idéias;
- Respeito e atenção à fala dos interlocutores nas situações que envolvam comunicação oral;
- A cooperatividade nas construções textuais coletivas;
- Prazer e participação de situações de leitura e escrita e no uso expressivo da língua oral (dramatização, reconto de histórias, etc.);
- O uso da expressão oral e gestual na leitura de textos diversificados ( música, poema, etc.);
- Prazer na troca de idéias e opiniões das leituras elaboradas e/ou ouvidas;
- Narração de fatos seqüenciais( temporal- causal);
- Reconhecimento e respeito à diversidade lingüística presente na sociedade.
MATEMÁTICA
- Valorizar a matemática como instrumento de conhecimento e expressão da realidade cotidiana;
- Utilização de diferentes tipos de registros a partir de contagens e situações – problemas;
- Confiança na própria capacidade para elaborar estratégias pessoais na resolução de problemas;
- Comparação de grandezas;
- Localização no espaço;
- Organização do espaço;
- Noção de número natural:
- Leitura
- Interpretação
- Escrita numérica
CIÊNCIAS FÍSICAS, BIOLÓGICAS E SOCIAIS.
Ambiente Físico
- Características do ambiente (seres vivos);
- Perguntas e suposições sobre os ambientes e os modos de vida dos seres vivos;
- Observação direta e/ou indireta;
- Busca e coleta de informações;
- Registro das informações;
- Interpretação das informações;
- Utilização das informações para justificar suas idéias;
- Cuidado e responsabilidade para com a vida em geral do planeta.
ARTES
- A arte como expressão e comunicação dos indivíduos;
- Produções em Artes: vidas, épocas e produções.
- Diversidade das formas de Arte e concepções estéticas da cultura regional, nacional e internacional: produções, reproduções e suas histórias.
MOVIMENTO E EXPRESSÃO CORPORAL
- Possibilidades e limitações do próprio corpo;
- Informações visuais, sonoras e táteis;
- Atitudes de cooperação;
- Regras de jogos;
- Resolução de problemas;
- Prazer de jogar independentemente dos resultados;
- Jogos de roda;
- Jogos motores;
- Jogos perceptivo-sensoriais;
- Jogos de regras;
- Jogo simbólico.
PRÉ- ATIVIDADE
- Atividades de investigação sobre o que as crianças conhecem a respeito do espaço e local onde moram, utilizando como ponto de partida uma obra de Van Gogh “O Quarto”, o qual poderão observar e comparar aspectos de seu quarto bem como conhecer a obra do autor e características de cada época.
-
ETAPAS PROVÁVEIS:
- Pesquisa;
- Contação de histórias
- Poesias
- Recorte e colagem;
- Pinturas;
- Filme
- Confecção de cartazes;
- Músicas;
- Dramatizações;
- Jogos;
- Brincadeiras;
- Atividades dirigidas.
OBJETIVOS FINAIS
- Identificar o local onde vive;
- Reconhecer a existência de diferentes modos de viver;
- Compreender que cada espaço e local possui uma nomenclatura;
- Saber identificar o local onde mora, partindo do nome da rua, bairro, cidade;
- Compreender e descrever o caminho percorrido para chegar a sua casa;
- Saber localizar-se dentro de cada espaço, compreendendo que cada espaço está inserido em outro.
ATIVIDADE FINAL/ FINALIZAÇÃO DO PROJETO
- Socialização entre as turmas do CEI.
ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS
- Fotos variadas para registros dos trabalhos.
AVALIAÇÃO
Todo o processo será observado e analisado, sendo o mesmo, um ato contínuo de construção e evolução de cada educando, particularmente. As avaliações serão feitas de forma descritiva, utilizando-se recursos como observações diárias do educador, portfólio e produções de cada criança.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
SESC, Proposta Pedagógica da Educação Infantil. Departamento Nacional: Rio de Janeiro, 2001.
Referencial Curricular para a Educação Infantil.
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