Atividade 1.4 – Banco de Projetos
1. Nome do cursista: Rejane R. Lunardi
2. Identificação do local: EBM Gomes Carneiro, 5ª Série, 24 alunos, 5 professores, Áreas de conhecimento: Ciências e Língua Portuguesa
3. Título do Projeto: O curioso mundo dos insetos e invertebrados
4. Características do Projeto: Interdisciplinar: Ciências e Língua Portuguesa - 5ª série
5. Descrição geral:
Em sala de aula, o professor deverá explicar as características dos invertebrados, sua classificação e exemplos de animais de cada grupo. O aluno deverá observar, identificar e classificar diferentes tipos de animais invertebrados, explicar as características dos invertebrados observados, classificá-los e apresentar exemplos de outros animais de cada grupo.
Cada aluno deverá ter um material de apoio, como: um caderno para anotações, um lápis e uma câmera fotográfica. Em um jardim da escola e/ou uma praça próxima, os alunos irão procurar o maior número possível de animais invertebrados. Depois deverão registrar no caderno todas as características de cada animal: formato do corpo, cor, quantidade de pernas, locomoção (se caminham, arrastam, tem asas, etc.) Em sala de aula, os alunos deverão descrever as características de cada animal observado, em fichas de papel (cada bicho em uma ficha), abaixo de um desenho ou figura do animal. Depois, cada um deverá pesquisar em livros e sites qual o animal observado para classificá-lo quanto a: Reino, Filo, Classe e Ordem, acrescentando informações na ficha do bicho.
Após, pedir aos alunos que elaborem fichas com a foto e seis características de um animal invertebrado que pode ser encontrado em jardins e praças. O professor poderá selecionar o animal para cada aluno.
Para finalizar, elaborar um jogo sobre os invertebrados encontrados, dividir a classe em grupos de cinco e dar a cada equipe, uma ficha com o desenho do animal representado e seis características observadas nesse bicho. Um aluno representante perguntará ao outro grupo, qual o animal está sendo representado conforme as características descritas? Se o grupo responder com apenas uma característica, receberá 2 pontos; se responder com duas características, 4 pontos; se responder com três características, 5 pontos; se responder com quatro características, 6 pontos; se responder com cinco características, 8 pontos; se responder com seis características, 10 pontos. Se o grupo responder e errar, todos ficarão com 1 ponto negativo. Após responder, o grupo deverá perguntar ao outro, utilizando a ficha de outro bicho. Poderão ser utilizadas várias fichas, conforme a expectativa dos alunos.
6. Tecnologias usadas: pesquisar em revistas, sites, assistir filmes.
7. Comentários: Depois de pesquisado e concluído o projeto sobre os invertebrados, propor uma brincadeira utilizando as informações de forma lúdica, através do jogo descrito no projeto.
bem interessante o projeto sobre animais,gostei.
ResponderExcluirTrabalhar com projeto nas series iniciais é uma maneira de tornar mais interessante o processo de ensino-aprendizagem, através de elos de estruturação e consistência no contexto de informação, conhecimento, colaboração e responsabilidade de todos (educadores, alunos, pais, gestores escolares), para que possibilitem o desenvolvimento de aprendizagens fundamentais e significativas,de todos os alunos.
ResponderExcluir