O educador francês desenvolveu a atividade e criou um projetode escola polular,mitos educadores utilizam as mesmas sem mesmo conhecer o autor,como:aula passeio, cantinhos pedagógicos e toca de correspondências entre e escolas.
Freinet se escreve nas decádas do século 20 contra o ensino tradicional, o pedagogo ao ideario dos escolanovistas uma visão marxista e popular sempre acreditou que é presciso transformar a escola por dentro.
Segundo o educador o trabalho e a cooperação vêm em primeiro plano,incluindo o da Escola Nova,tendo como objetivo declarado criar uma escola do povo.Para ele objetivo final da educação é formar cidadãos para o trabalho livre e criativo, capaz de dominar e transformar o meio e emancipar quem o exerce, estimulando as crianças a fazer expêriencias, procurar respostas para suas inquietações.
Freinet vê como outra funcão primordial do professor colaborar o máximo para o sucesso de todos os alunos,ele acreditava que o fracasso desmotiva e desequilibra o aluno e o principal fator de aprenizado é o desenvolvimento afetivo.
O educador envolveu-se nas duas grandes guerras mundiais( 1914,1918 e 1939, 1945), o seu primeiro conflito ideológico se deu na cidade de Saint-Paul de Vence, comunidade conservadora.
Finalmente propôs uma pedagogia do bom senso , sendo que o histórico pessoal do aluno interage conhecimentos novos e constrói seu futuro na sociedade.
A vida de Freinet foi dedicar-se a elaboração de técnicas de ensino ,que funcionam como canais da livre expressão e da atividade cooperativa , colocando professor e os alunos no mesmo nível de igualdade e camaradagem., com suas experiências didáticas denominou a escola moderna.O pedagogo não concordava com o uso de manuiais e cartilhas, por considerar os mesmo genéricos na qual os alunos realizavam a correção dos seus próprios tabalhos.
Para Freinet o conhecimento acontece através da experiência. Cabe a escola proporcionar essa possibilidade a toda criança.entretanto , podemos dizer que a pedagogia de Freinet se resume em cooperação,comunicação,documentação e afetividade.
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