Páginas

quarta-feira, 13 de março de 2013

atividade 1.2 ´FREINET MORGANA,ROSELAINE ,SÔNIA M.

 O educador  francês desenvolveu  a  atividade  e  criou  um projetode  escola  polular,mitos  educadores   utilizam  as  mesmas  sem  mesmo  conhecer  o  autor,como:aula  passeio, cantinhos  pedagógicos e  toca  de  correspondências entre  e   escolas.
      Freinet    se escreve  nas  decádas  do  século  20  contra o  ensino  tradicional, o  pedagogo  ao  ideario  dos  escolanovistas  uma  visão   marxista e  popular sempre  acreditou  que  é  presciso  transformar  a escola  por  dentro.
      Segundo  o  educador  o  trabalho e a cooperação  vêm  em primeiro  plano,incluindo o da Escola Nova,tendo  como  objetivo  declarado  criar  uma  escola  do povo.Para  ele  objetivo  final  da  educação é  formar  cidadãos  para  o  trabalho  livre  e  criativo, capaz de  dominar e transformar  o meio e emancipar  quem  o  exerce, estimulando  as  crianças  a fazer expêriencias, procurar  respostas para  suas  inquietações.
       Freinet  vê  como  outra  funcão  primordial do  professor  colaborar  o máximo  para  o  sucesso  de todos  os  alunos,ele  acreditava  que  o  fracasso desmotiva  e desequilibra  o  aluno  e  o  principal  fator de  aprenizado  é o  desenvolvimento  afetivo.
   O educador  envolveu-se  nas  duas  grandes  guerras  mundiais( 1914,1918 e 1939, 1945), o  seu  primeiro  conflito  ideológico se  deu  na  cidade  de Saint-Paul de Vence, comunidade  conservadora.
        Finalmente propôs  uma  pedagogia  do  bom  senso , sendo  que  o  histórico  pessoal  do  aluno  interage  conhecimentos  novos  e  constrói  seu  futuro  na  sociedade.
        A  vida  de  Freinet  foi  dedicar-se  a  elaboração  de  técnicas  de  ensino ,que  funcionam  como  canais  da  livre  expressão  e da  atividade  cooperativa , colocando    professor e os alunos no mesmo nível de  igualdade  e  camaradagem., com suas  experiências  didáticas  denominou  a  escola  moderna.O pedagogo  não  concordava  com  o uso  de manuiais e  cartilhas, por  considerar  os  mesmo  genéricos na  qual   os  alunos realizavam  a   correção   dos  seus  próprios  tabalhos.
     Para  Freinet  o  conhecimento  acontece  através  da  experiência. Cabe  a  escola  proporcionar  essa  possibilidade a toda  criança.entretanto , podemos  dizer que  a pedagogia  de Freinet se resume em cooperação,comunicação,documentação e afetividade.

      
      

Nenhum comentário:

Postar um comentário