Atividade 1 -4; Banco de
Projetos
Loriene
Carla Ramon Venazzi
Projeto: Fazendo “Artes” na Escola
Este
projeto foi realizado no Centro de Educação Infantil Prosperina Folle, contou
com o envolvimento de 3 professoras: a regente da sala, a professora de artes e
a de educação física e foi desenvolvido na turma do infantil IV, com 27
crianças.
TITULO DO
PROJETO: Fazendo “Artes” na Escola
CARACTERISTICAS
DO PROJETO; Trata-se de um projeto interdisciplinar, que envolveu as várias
áreas de conhecimento como: educação física, artes, linguagem, matemática e
natureza e sociedade.
DESCRIÇÃO
GERAL:
Procurando
partir do pressuposto que o projeto precisa surgir de uma curiosidade ou
necessidade do educando, o projeto fazendo
“artes” na escola busca estimular as crianças a realizar “fazeres
artísticos” em momentos diversificados.
TECNOLOGIAS UTILIZADAS. Rádio, folhas, tintas,
pincel, lápis, fitas, arcos, cartolina, canetão.
METODOLOGIA:
Observando as crianças, percebemos
que elas tinham curiosidade em misturar cores em tintas, massas de modelar, e
fazer “experiências” com materiais diversos. Então, aproveitamos essa
curiosidade das crianças e transformamos isso em um projeto, que envolveu
também as professoras de educação física e artes.
Inicialmente fizemos um passeio e
coletamos materiais da natureza que poderiam servir de experiência para
produzir obras de artes e também para adquirir cores.
A professora de educação física aproveitou
o momento para conversar com as crianças sobre a importância de se realizar
atividades físicas. Também procurou, em sala de aula, estimular os grandes
músculos através de imitação de movimentos e de coreografias.
Durante a aula de artes as crianças misturaram
cores de tintas, criando e descobrindo novas cores. Também fizeram experiências,
como o decalque, com os materiais coletados.
Em matemática contamos e somamos as
cores misturadas. A quantidade utilizada. Descobrimos formas geométricas nos
materiais coletados. Construímos coletivamente um painel sobre as descobertas e
a experiência vivida.
No final, organizamos uma mostra dos
trabalhos construídos e uma apresentação para as demais salas das coreografias
criadas.
CONCLUSÃO:
Ao final do trabalho, percebemos o
quanto é relevante considerar as curiosidades das crianças, pois percebe-se que
um projeto desenvolvido a partir da necessidade da criança obtém maior êxito,
pois toda problematização parte da realidade ampliando assim a chance da criança
aprender uma vez que ela se sente envolvida com o processo de construção do
conhecimento e não meramente uma expectadora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário