Páginas

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Atividade 1-4; Banco de Projetos


Atividade 1 -4; Banco de Projetos

Loriene Carla Ramon Venazzi

Projeto: Fazendo “Artes” na Escola
 
Este projeto foi realizado no Centro de Educação Infantil Prosperina Folle, contou com o envolvimento de 3 professoras: a regente da sala, a professora de artes e a de educação física e foi desenvolvido na turma do infantil IV, com 27 crianças.

TITULO DO PROJETO: Fazendo “Artes” na Escola

CARACTERISTICAS DO PROJETO; Trata-se de um projeto interdisciplinar, que envolveu as várias áreas de conhecimento como: educação física, artes, linguagem, matemática e natureza e sociedade.

DESCRIÇÃO GERAL:

Procurando partir do pressuposto que o projeto precisa surgir de uma curiosidade ou necessidade do educando, o projeto fazendo “artes” na escola busca estimular as crianças a realizar “fazeres artísticos” em momentos diversificados.

 TECNOLOGIAS UTILIZADAS. Rádio, folhas, tintas, pincel, lápis, fitas, arcos, cartolina, canetão.

METODOLOGIA:

Observando as crianças, percebemos que elas tinham curiosidade em misturar cores em tintas, massas de modelar, e fazer “experiências” com materiais diversos. Então, aproveitamos essa curiosidade das crianças e transformamos isso em um projeto, que envolveu também as professoras de educação física e artes.

Inicialmente fizemos um passeio e coletamos materiais da natureza que poderiam servir de experiência para produzir obras de artes e também para adquirir cores.

A professora de educação física aproveitou o momento para conversar com as crianças sobre a importância de se realizar atividades físicas. Também procurou, em sala de aula, estimular os grandes músculos através de imitação de movimentos e de coreografias.

Durante a aula de artes as crianças misturaram cores de tintas, criando e descobrindo novas cores. Também fizeram experiências, como o decalque, com os materiais coletados.

Em matemática contamos e somamos as cores misturadas. A quantidade utilizada. Descobrimos formas geométricas nos materiais coletados. Construímos coletivamente um painel sobre as descobertas e a experiência vivida.

No final, organizamos uma mostra dos trabalhos construídos e uma apresentação para as demais salas das coreografias criadas.

CONCLUSÃO:

Ao final do trabalho, percebemos o quanto é relevante considerar as curiosidades das crianças, pois percebe-se que um projeto desenvolvido a partir da necessidade da criança obtém maior êxito, pois toda problematização parte da realidade ampliando assim a chance da criança aprender uma vez que ela se sente envolvida com o processo de construção do conhecimento e não meramente uma expectadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário