Páginas

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Banco de Projetos



Nome do cursista: Daiane Candaten
Identificação do local: E.B.M Dom Bosco
Série: 6° Ano Ensino Fundamental
Característica do Projeto: Disciplinar
Título do Projeto: “A Importância de Aprender uma Segunda Língua”

Descrição Geral

Justificativa
O projeto “A Importância de Aprender uma Segunda língua” tem como finalidade oferecer o ensino da língua inglesa a estudantes 6º Ano do Ensino Fundamental, com os alunos da Escola Básica Municipal Dom Bosco.   O objetivo desse projeto é: Ensinar a língua inglesa de forma agradável e conscientizar os alunos à importância de aprender outro idioma. É inegável que a língua inglesa, esteja cada vez mais se tornando universal no Brasil, pois o conhecimento em língua estrangeira é hoje considerado um direito, um requisito para o exercício de uma cidadania plena, não apenas para os alunos em fase escolar, mas para a maioria da população.
De acordo com os PCN’s:
A posição do inglês nos campos dos negócios, da cultura popular e das relações acadêmicas internacionais coloca-o como a língua do poder econômico e dos interesses de classes, constituindo-se em possível ameaça para outras línguas e em guardião de posições de prestígio na sociedade.
Por outro lado, há a posição dos que olham a cultura como um processo em constante negociação, neste momento realizado em condições político-culturais de inter-relacionamento global. Isso se torna particularmente importante agora, quando as fronteiras tradicionais do mundo estão se abrindo. (PCN, 1998, p. 39-40).

               O ensino de língua inglesa propicia ao aluno a oportunidade de engajamento e interação no mundo social (acadêmico, científico, tecnológico, humano), e também o faz entrar em contato com outras civilizações e culturas, competência enfatizada como um dos principais eixos do ensino. Para tanto é necessário incentivar o estudante, desde o princípio a observar as diferenças de valores e costumes que permeiam a compreensão de textos.

Objetivo Geral:

Proporcionar aos alunos uma condição melhor de trabalhar com eficiência os conceitos propostos neste projeto, objetivando-os e estimulando-os a adquirir novos conhecimentos em relação ao processo de ensino e aprendizagem da Língua Estrangeira, através de atividades lúdicas que facilitem o aprendizado.


Objetivos Específicos

·       * Incentivar a prática da escrita de uma forma dinâmica e criativa, com atividades diferenciadas e diversificadas;
·              * Conscientizar e motivar os alunos para a importância de aprender a Língua inglesa;
·       * Despertar o interesse do educando relacionado à pronúncia, através de diálogos e conversações;


Tecnologias:

·       Rádio;
·       TV / DVD;
·       Internet;
·       Dicionários bilíngues;


Comentários

Aprender uma segunda língua hoje é extremamente importante, afinal o mundo todo está ligado através das viagens, da política, da comunicação, dos negócios, do esporte e muito mais. Segundo os Parâremtros Curriculares Nacionais PCN’s (1999) o ensino das línguas estrangeiras modernas está sendo reconhecido como indispensável. Possibilitando que o indivíduo faça parte de um novo universo com novas culturas e interaja com um mundo globalizado.
Para a aquisição de uma segunda língua sabemos que deve existir por parte do aluno uma dedicação extrema, pois adquirir conhecimentos em uma segunda língua não é tão fácil assim, porém se não houver dedicação, persistência e muito estudo isso não acontecerá. Estudos afirmam que aprender uma segunda língua é muito simples, principalmente quando isso ocorre ainda na infância. A leitura é uma habilidade fundamental, pois é nessa habilidade que ocorre principalmente a aquisição do vocabulário e também a observação por parte do aprendiz na gramática.   

Referências

_______. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quatro ciclos do ensino fundamental. Língua Estrangeira. Brasília: MEC/SEF, 1998.

_______. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros curriculares nacionais: códigos e suas tecnologias. Língua Estrangeira Moderna. Brasília: MEC/SEF, 1999.


2 comentários:

  1. Um projeto bastante interessante, com certeza vai deixar os alunos interessados em aprender uma segunda lingua. Hoje empresas, setores administrativos buscam profissionais que saibam mais que um idioma para se comunicarem com empresas e profissionais de outros países e incentivá-los a buscar este caminho mais cedo pode ser uma alternativa muito válida.

    ResponderExcluir
  2. O projeto em si deve estimular os educandos sobre a importância de se conhecer um segundo idioma tanto no lado pessoal como profissional, achei bem interessante, penso que irá estimular as crianças no seu dia a dia

    ResponderExcluir