Páginas

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Atividade 1.2- Diálogo teórico- Paulo Freire

Atividade 1.2- Diálogo teórico: Paulo Freire

Para este educador brasileiro a aprendizagem é uma decorrência espontânea da leitura do mundo. O que quer dizer que o aluno precisa ler o mundo, aprender sobre ele para poder transformá-lo. Para o educador escola não tem fronteiras, é a aprendizagem da vida.
               Freire diz que a missão do professor é possibilitar a criação de conhecimentos e não apenas transmiti-los.
A teoria do educador esta bem definida, pois o aluno chega na escola com sua cultura e os dois (aluno e professor) aprimoram e aprendem juntos. É assim que deve ser tendo uma relação afetiva e democrática, cada um demonstrando suas ideias e opiniões.
Analisando a concepção do autor fica claro que nós educadores devemos ensinar e aprender ao mesmo tempo, pois o verdadeiro educador é aquele que se coloca junto ao aluno para aprender e superar dificuldades, fazendo desse momento um verdadeiro aprendizado.

2 comentários:

  1. Concordo com você, Paulo Freire quer que as crianças já venham com sua opinião formada e que o professor medie e não apenas repasse conhecimento, estimulando assim que o aluno faça novas descobertas e que não fique esperando tudo pronto.

    ResponderExcluir
  2. Paulo Freire assim como outros pensadores, conseguem colocar em xoque a educação que temos e a educação que queremos. Chega a ser triste pensar que estamos tão distantes do ideal, que gostaríamos de conseguir tornar a escola dinâmica, onde ao invés de transmitir conhecimentos e informações, conseguíssemos junto com os alunos reinventar e construir o conhecimento de forma atraente e significativa para o professor e principalmente para os alunos.
    Mas, somos movidos por desafios diários e este talvez seja mais do que um desafio para nós educadores, talvez seja um ideal de vida.

    ResponderExcluir