TEMA: Festas Juninas
JUSTIFICATIVA
Das festas católicas é marcado por diversas comemorações de dias santos, cujo ciclo é iniciado com o nascimento de Jesus Cristo e encerrado com a paixão e morte. N tradição brasileiras as festas mais importantes são o Natal, Páscoa e o São João.
As festas juninas adquirindo maior ou menor destaque, ainda são realizadas em todas as regiões do Brasil, representando uma das manifestações culturais brasileiras mais importantes.
O mês de junho não traz apenas temperaturas baixas, com ele também chega as Festas Juninas, que é uma ótima oportunidade para estudar a cultura e as tradições desta festa, pois a escola é o melhor lugar para se estudar e divulgar a cultura do nosso país com maior rapidez.
Nas escolas todas as atividades giram em torno deste tema, que é grande agrado das crianças. Nas lojas as bandeirinhas, balões, frisam a chegada das festas juninas, despertando o interesse das crianças pelo folclore brasileiro.
OBJETIVO GERAL
Procurar levar as crianças a conhecer as diferentes culturas e tradições existentes em nosso país. Proporcionando a criança condições de ampliação de suas experiências e valorização de seu saber dando-lhe oportunidade de compreender, transformar o mundo e as relações sociais.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
· Proporcionar a integração da criança com a cultura;
· Resgatar nas festas juninas sua tradição e sua história;
· Reconhecer crendices das festas juninas;
· Desmistificar a imagem do caipira em nossa sociedade;
· Valorizar a vida no campo;
· Analisar as formas de consumismo que giram em torno desta data;
· Identificar cuidados que devemos terão desenvolver atividades tradicionais nas festas juninas;
· Desenvolver a criatividade e a imaginação;
· Estimular a linguagem oral;
· Socialização;
CONTEÚDOS
· Contextualização histórica das festas juninas;
· Tradições;
· Crenças;
· Santos: Santo Antonio – São João Batista – São Pedro;
· Origem da fogueira de São João;
· Características das festas juninas: vestimentas dos participantes, ornamentação do ambiente, pratos típicos;
· Quem é o “caipira” e sua importância em nossa sociedade;
· Formas de comemorações: quadrilha, casamento caipira, danças, canções folclóricas...
· Exploração comercial em torno desta data;
· Cuidados: balões, rojões, fogueiras, bebidas alcoólicas, pessoas estranhas...
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
· Montagem de murais juninos;
· Confecção do casal caipira com material de sucata e vesti-los com trajes típicos (cuidar para não ridicularizar o homem do campo);
· Pesquisar como é a vida do homem no campo;
· Confecção de materiais para decoração do CEIM;
· Montar chocalhos com alimentos típicos;
· Móbiles com litros descartáveis;
· Fazer bandeirinhas e carimbá-las com as mãos das crianças ou colar papel colorido picado;
· Passar pipoca em barbante para fazer cordões;
· Degustar pratos típicos;
· Amassar papéis e confeccionar balões;
· Comentar com as crianças sobre cuidados que devemos ter nas festas juninas;
· Ouvir musicas e trabalhar ritmos;
· Cantar musicas relacionadas as festas;
· Ensaiar danças;
· Confeccionar álbum com receitas de comidas típicas;
· Selecionar uma das recitas, expor num mural e prepara-las com as crianças;
· Fazer máscaras;
· Dramatizar histórias;
· Pesquisas com os pais: como eram as festas juninas antigamente?
· Montar painel com rótulos de ingredientes que usamos para fazer comidas típicas de festas juninas;
· Brincadeiras;
AVALIAÇÃO
A avaliação será contínua através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com seus colegas e com a professora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário