Páginas

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Banco de Dados

TEMA: Festas Juninas


JUSTIFICATIVA

 Das festas católicas é marcado por diversas comemorações de dias santos, cujo ciclo é iniciado com o nascimento de Jesus Cristo e encerrado com a paixão e morte. N tradição brasileiras as festas mais importantes são o Natal, Páscoa e o São João.
As festas juninas adquirindo maior ou menor destaque, ainda são realizadas em todas as regiões do Brasil, representando uma das manifestações culturais brasileiras mais importantes.
O mês de junho não traz apenas temperaturas baixas, com ele também chega as Festas Juninas, que é uma ótima oportunidade para estudar a cultura e as tradições desta festa, pois a escola é o melhor lugar para se estudar e divulgar a cultura do nosso país com maior rapidez.
Nas escolas todas as atividades giram em torno deste tema, que é grande agrado das crianças. Nas lojas as bandeirinhas, balões, frisam a chegada das festas juninas, despertando o  interesse das crianças pelo folclore brasileiro.


OBJETIVO GERAL

Procurar levar as crianças a conhecer as diferentes culturas e tradições existentes em nosso país. Proporcionando a criança condições de ampliação de suas experiências e valorização de seu saber dando-lhe oportunidade de compreender, transformar o mundo e as relações sociais.



OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·        Proporcionar a integração da criança com a cultura;
·        Resgatar nas festas juninas sua tradição e sua história;
·        Reconhecer crendices das festas juninas;
·        Desmistificar a imagem do caipira em nossa sociedade;
·        Valorizar a vida no campo;
·        Analisar as formas de consumismo que giram em torno desta data;
·        Identificar cuidados que devemos terão desenvolver atividades tradicionais nas festas juninas;
·        Desenvolver a criatividade e a imaginação;
·        Estimular a linguagem oral;
·        Socialização;


CONTEÚDOS

·        Contextualização histórica das festas juninas;
·        Tradições;
·        Crenças;
·        Santos: Santo Antonio – São João Batista – São Pedro;
·        Origem da fogueira de São João;
·        Características das festas juninas: vestimentas dos participantes, ornamentação do ambiente, pratos típicos;
·        Quem é o “caipira” e sua importância em nossa sociedade;
·        Formas de comemorações: quadrilha, casamento caipira, danças, canções folclóricas...
·        Exploração comercial em torno desta data;
·        Cuidados: balões, rojões, fogueiras, bebidas alcoólicas, pessoas estranhas...



SUGESTÕES DE ATIVIDADES


·        Montagem de murais juninos;
·        Confecção do casal caipira com material de sucata e vesti-los com trajes típicos (cuidar para não ridicularizar o homem do campo);
·        Pesquisar como é a vida do homem no campo;
·        Confecção de materiais para decoração do CEIM;
·        Montar chocalhos com alimentos típicos;
·        Móbiles com litros descartáveis;
·        Fazer bandeirinhas e carimbá-las com as mãos das crianças ou colar papel colorido picado;
·        Passar pipoca em barbante para fazer cordões;
·        Degustar pratos típicos;
·        Amassar papéis e confeccionar balões;
·        Comentar com as crianças sobre cuidados que devemos ter nas festas juninas;
·        Ouvir musicas e trabalhar ritmos;
·        Cantar musicas relacionadas as festas;
·        Ensaiar danças;
·        Confeccionar álbum com receitas de comidas típicas;
·        Selecionar uma das recitas, expor num mural e prepara-las com as crianças;
·        Fazer máscaras;
·        Dramatizar histórias;
·        Pesquisas com os pais: como eram as festas juninas antigamente?
·        Montar painel com rótulos de ingredientes que usamos para fazer comidas típicas de festas juninas;
·        Brincadeiras;


AVALIAÇÃO

A avaliação será contínua através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com seus colegas e com a professora.


Nenhum comentário:

Postar um comentário