PROJETO:
Década Mundial de Ações Para a Segurança do Trânsito
EDUCAÇÃO INFANTIL
Orientar as crianças para os
cuidados trânsito, de forma a desenvolver hábitos de respeito e contribuir para
a formação de futuros motoristas conscientes, que dirijam de forma defensiva e
segura.
JUSTIFICATIVA
Muitas vezes o
estresse do cotidiano é descarregado no trânsito. Ultrapassagens arriscadas e
nome da pressa, desrespeito aos pedestres e regras de trânsito e impaciência,
gerando uma forma de dirigi ofensiva e arriscada. A família, espelho das ações
das crianças, muitas vezes acaba por reforçar na criança algumas destas
atitudes, enquanto deveria corrigi-las. Atender celular ao volante, jogar lixo
pela janela, arrancar em sinal vermelho, não utilizar cinto de segurança ou
permitir a criança no banco da frente, são alguns exemplos de desrespeito à
vida. Este projeto visa uma formação crítica e um olhar atento dos futuros
motoristas, de forma que, desde cedo, aprendam a respeitar as regras de
trânsito e a corrigir as atitudes inadequadas.
OBJETIVOS
·
Desenvolver atitudes coerentes à paz no
trânsito, através de debates, conversação e confecção de murais com as regras
de trânsito;
·
Despertar valores de tolerância e respeito,
através de diálogo e percepção do outro, contribuindo para melhorar atitudes no
trânsito;
·
Orientar-se no trânsito através das sinaleiras,
faixas de segurança e placas;
·
Esclarecer dúvidas em relação ao trânsito e suas
regras, através de palestras como agente de trânsito;
·
Reconhecer e nomear os diferentes meios de
transportes e suas finalidades.
ALGUNS
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
LINGUAGEM ORAL
·
Através de um mural com regras de trânsito,
identificar as atitudes corretas e incorretas no trânsito;
·
Dialogar sobre a forma com a família respeita as
regras de trânsito e discutir que orientações às crianças devem levar às
famílias.
LINGUAGEM
NUMÉRICA
·
Identificar as formas geométricas presentes nos
sinais de trânsito;
·
Noções de espaço (grande, pequeno, perto, longe,
aqui, ali), medidas de tempo (antes, depois, hoje, amanhã), quantidades
(muitos, poucos, alguns...).
MÚSICA E
MOVIMENTO
·
Aprimorar a motricidade através de círculos,
reproduzindo a estrada, quebra-molas, sinaleiras, placas de trânsito, etc.
SUGESTÕES DE
ATIVIDADES
·
Levar jornais e notícias sobre trânsito para as
crianças e dialogar sobre acidentes e a possibilidade de serem evitados;
·
Questionar se a turma conhece regras de trânsito
e quas são elas;
·
Fazer gráfico da turma sobre (quantos usam
cinto, quantos viajam no banco de trás), depois analisar com questionamento que
levem os pequenos a compreensão do número, quantidades;
·
Fazer um mural sobre o que aprendemos para que
fique exposto;
·
Se houver a possibilidade, levar um guarda de
trânsito até a escola, para que coverse e orientes os pequenos;
·
Construção de painéis;
·
Jogo matemático envolvendo sequencias, contagem,
relação de números e quantidades, escritas numéricas e resolução de situações
problema;
·
Construção de um gráfico demonstrando o tipo de
transporte utilizado pelas crianças para virem à escola;
·
Construção de texto cooperativo, com título “Meu
Papel no Trânsito”; ou outro relacionado ao tema;
·
Confecção de vários tipos de veículos utilizando
material reciclável (rolinhos, caixas, tampinhas...);
·
Observação do trânsito nas proximidades da
Escola;
·
Visita de um agente de trânsito para falar sobre
as regras do trânsito;
·
Rodas de conversa e reflexão sobre o tema;
·
Decoração dos corredores da Escola com sinais de
trânsito e marcação da pista em duas vias;
·
Momento de Espiritualidade: a VIDA como presente
de Deus;
·
Atividade de letramento envolvendo os nomes dos
veículos;
·
Atividade de psicomotricidade envolvendo o apito
do guarda de trânsito, que também se constitui um sinal, e as cores da
sinaleira, entre outras;
·
As crianças também podem confeccionar a sua
própria carteira de habilitação, na categorias “motoca”, “bicicleta com/sem
rodas auxiliares”, “patinete” e outros “veículos” autorizados para crianças. O
projeto pode terminar com a entrega solene das carteiras de habilitação em uma
linda comemoração.
Como bons motoristas,
todos receberam a habilitação para dirigir. Durante a realização das atividades
as crianças evidenciam muito conhecimentos sobre trânsito e as regras
pertinentes, demonstrando que estão no cominho certo para se ternarem cidadãos
consciente de suas responsabilidades. Os objetivos do projeto são totalmente
alcançados, uma vez que as crianças envolvem-se com entusiasmo na realização
das atividades, ajudando, inclusive, a modificar o comportamento dos pais no
trânsito.
Esta
constatação mostra a importância do trabalho desenvolvido na Educação Infantil,
que, de forma lúdica, proporcinam às nossas crianças os saberes necessários
para a vida.
1.
MATERIAL DIDÁTICO
Resma de Papel A4,
Cartolinas e papel crepomTesoura, cola branca e fita adesiva
Pincel atômico
Pincel para pintura
Tinta guache
Caixas de lápis de cor
Caneta hidrocor
Revistas, jornais, gibis e folhetinhos.
2.
MATERIAL DE APOIO
Aparelho de DVD
TV tela planaFilmes de DVD
Aparelho de Som portátil
Cd’s diversos
Máquina fotográfica digital
A avaliação do “Projeto Década Mundial de Ações para a Segurança do
Trânsito” se dará durante o processo pedagógico, de maneira que os
profissionais de educação e demais colaboradores possam obter informações e
dados indicativos do aprendizado que pode ser medido através da participação,
interesse, entusiasmo e desenvolvimento das práticas em “Classe” e
“Extra-classe”.
Além disso, os professores e a equipe pedagógica da Escola poderão
observar a mudança de comportamento, de atitude, de postura ética e moral, no
educandos e demais segmentos da Escola. Isso será observado na convivência
social, no contexto do trânsito enquanto pedestres, passageiros e futuros
condutores.
TRÂNSITO COMPORTADO
Para
fazer as crianças enfrentar seus trajetos diários com segurança e com
comportamento solidários, procure passar as seguintes orientações em seu
projeto:
A PÉ
·
Ao chegar a um cruzamento e encontrar o semáforo
de pedestres aberto, aguardar o fechamentos e a posterior reabertura para
atravessar;
·
Nunca atravessar um cruzamento na diagonal;
·
Atravessar na faixa de pedestres, nunca entre os
veículos;
·
Andar sobre a calçada, com cuidado nas estradas
e saídas de veículos;
·
Ao descer de um ônibus, não atravessar a rua na
frente dele;
·
Ao travessar a rua de mão dupla, olhar para os
dois lados;
·
Ao atravessar, escolher um local onde não haja
obstáculos que impeçam o motorista e o motociclista de velo;
·
Quando o adulto estiver com uma criança deve-se
segurá-la pelo pulso.
AO VOLANTE
·
Usar sempre o cinto de segurança;
·
Jamais falar ao celular;
·
Não fumar;
·
Não se virar ao conversar com passageiros;
·
Não dirigir com animais de estimação no colo;
·
Não dirigir com crianças no colo (elas devem
estar sempre no banco de trás, com equipamento de segurança adequado);
·
Sempre sinalizar com antecedência os movimentos
que pretende fazer (conversões à direita ou à esquerda, estacionar, mudar de
faixa, parar no acostamento);
·
Usar constantemente os espelhos retrovisores;
·
Não colar adesivos grandes nas janelas. Eles
diminuem o campo de visão;
·
Se rodar em baixa velocidade, utilizar faixa da
direita;
·
Ao passar por ônibus parado no ponto, reduzir a
velocidade e observar se não há pedestres tentando atravessar a rua pela frente
do veículo;
·
Jamais ultrapassar ônibus ou peruas escolares
estacionadas para embarcar ou desembarcar crianças;
·
Não jogar nenhum tipo de lixo pela janela;
·
Não parar em fila dupla, nem mesmo por alguns
instantes;
·
Caso não conheça o caminho, não parar no meio da
rua para procurar informações;
·
Prefira estacionar para consultar o guia ou para
perguntar às pessoas;
·
Nas conversões, dê sempre prioridade aos
pedestres que iniciam a travessia;
·
Nunca pare o veículo sobre a faixa de pedestres;
·
Não avance assim que o semáforo ficar verde.
Espere os pedestres concluírem a travessia.
Agindo assim,
com certeza nosso trânsito será melhor!
Nenhum comentário:
Postar um comentário