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quinta-feira, 4 de abril de 2013


PROJETO:


Década Mundial de Ações Para a Segurança do Trânsito



EDUCAÇÃO INFANTIL
Orientar as crianças para os cuidados trânsito, de forma a desenvolver hábitos de respeito e contribuir para a formação de futuros motoristas conscientes, que dirijam de forma defensiva e segura.
JUSTIFICATIVA
Muitas vezes o estresse do cotidiano é descarregado no trânsito. Ultrapassagens arriscadas e nome da pressa, desrespeito aos pedestres e regras de trânsito e impaciência, gerando uma forma de dirigi ofensiva e arriscada. A família, espelho das ações das crianças, muitas vezes acaba por reforçar na criança algumas destas atitudes, enquanto deveria corrigi-las. Atender celular ao volante, jogar lixo pela janela, arrancar em sinal vermelho, não utilizar cinto de segurança ou permitir a criança no banco da frente, são alguns exemplos de desrespeito à vida. Este projeto visa uma formação crítica e um olhar atento dos futuros motoristas, de forma que, desde cedo, aprendam a respeitar as regras de trânsito e a corrigir as atitudes inadequadas.
OBJETIVOS

·         Desenvolver atitudes coerentes à paz no trânsito, através de debates, conversação e confecção de murais com as regras de trânsito;

·         Despertar valores de tolerância e respeito, através de diálogo e percepção do outro, contribuindo para melhorar atitudes no trânsito;

·         Orientar-se no trânsito através das sinaleiras, faixas de segurança e placas;

·         Esclarecer dúvidas em relação ao trânsito e suas regras, através de palestras como agente de trânsito;

·         Reconhecer e nomear os diferentes meios de transportes e suas finalidades.

ALGUNS OBJETIVOS ESPECÍFICOS
LINGUAGEM ORAL
·         Através de um mural com regras de trânsito, identificar as atitudes corretas e incorretas no trânsito;

·         Dialogar sobre a forma com a família respeita as regras de trânsito e discutir que orientações às crianças devem levar às famílias.

LINGUAGEM NUMÉRICA

·         Identificar as formas geométricas presentes nos sinais de trânsito;

·         Noções de espaço (grande, pequeno, perto, longe, aqui, ali), medidas de tempo (antes, depois, hoje, amanhã), quantidades (muitos, poucos, alguns...).

MÚSICA E MOVIMENTO

·         Aprimorar a motricidade através de círculos, reproduzindo a estrada, quebra-molas, sinaleiras, placas de trânsito, etc.

SUGESTÕES DE ATIVIDADES

·         Levar jornais e notícias sobre trânsito para as crianças e dialogar sobre acidentes e a possibilidade de serem evitados;

·         Questionar se a turma conhece regras de trânsito e quas são elas;

·         Fazer gráfico da turma sobre (quantos usam cinto, quantos viajam no banco de trás), depois analisar com questionamento que levem os pequenos a compreensão do número, quantidades;

·         Fazer um mural sobre o que aprendemos para que fique exposto;

·         Se houver a possibilidade, levar um guarda de trânsito até a escola, para que coverse e orientes os pequenos;

·         Construção de painéis;

·         Jogo matemático envolvendo sequencias, contagem, relação de números e quantidades, escritas numéricas e resolução de situações problema;

·         Construção de um gráfico demonstrando o tipo de transporte utilizado pelas crianças para virem à escola;

·         Construção de texto cooperativo, com título “Meu Papel no Trânsito”; ou outro relacionado ao tema;

·         Confecção de vários tipos de veículos utilizando material reciclável (rolinhos, caixas, tampinhas...);

·         Observação do trânsito nas proximidades da Escola;

·         Visita de um agente de trânsito para falar sobre as regras do trânsito;

·         Rodas de conversa e reflexão sobre o tema;

·         Decoração dos corredores da Escola com sinais de trânsito e marcação da pista em duas vias;

·         Momento de Espiritualidade: a VIDA como presente de Deus;

·         Atividade de letramento envolvendo os nomes dos veículos;

·         Atividade de psicomotricidade envolvendo o apito do guarda de trânsito, que também se constitui um sinal, e as cores da sinaleira, entre outras;

·         As crianças também podem confeccionar a sua própria carteira de habilitação, na categorias “motoca”, “bicicleta com/sem rodas auxiliares”, “patinete” e outros “veículos” autorizados para crianças. O projeto pode terminar com a entrega solene das carteiras de habilitação em uma linda comemoração.
Como bons motoristas, todos receberam a habilitação para dirigir. Durante a realização das atividades as crianças evidenciam muito conhecimentos sobre trânsito e as regras pertinentes, demonstrando que estão no cominho certo para se ternarem cidadãos consciente de suas responsabilidades. Os objetivos do projeto são totalmente alcançados, uma vez que as crianças envolvem-se com entusiasmo na realização das atividades, ajudando, inclusive, a modificar o comportamento dos pais no trânsito.
Esta constatação mostra a importância do trabalho desenvolvido na Educação Infantil, que, de forma lúdica, proporcinam às nossas crianças os saberes necessários para a vida.

1.       MATERIAL DIDÁTICO

Resma de Papel A4,
Cartolinas e papel crepom
Tesoura, cola branca e fita adesiva
Pincel atômico
Pincel para pintura
Tinta guache
Caixas de lápis de cor
Caneta hidrocor
Revistas, jornais, gibis e folhetinhos.

2.       MATERIAL DE APOIO

Aparelho de DVD
TV tela plana
Filmes de DVD
Aparelho de Som portátil
Cd’s diversos
Máquina fotográfica digital

 3.       AVALIAÇÃO

A avaliação do “Projeto Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito” se dará durante o processo pedagógico, de maneira que os profissionais de educação e demais colaboradores possam obter informações e dados indicativos do aprendizado que pode ser medido através da participação, interesse, entusiasmo e desenvolvimento das práticas em “Classe” e “Extra-classe”.
Além disso, os professores e a equipe pedagógica da Escola poderão observar a mudança de comportamento, de atitude, de postura ética e moral, no educandos e demais segmentos da Escola. Isso será observado na convivência social, no contexto do trânsito enquanto pedestres, passageiros e futuros condutores.

TRÂNSITO COMPORTADO
                Para fazer as crianças enfrentar seus trajetos diários com segurança e com comportamento solidários, procure passar as seguintes orientações em seu projeto:

A PÉ

·         Ao chegar a um cruzamento e encontrar o semáforo de pedestres aberto, aguardar o fechamentos e a posterior reabertura para atravessar;

·         Nunca atravessar um cruzamento na diagonal;

·         Atravessar na faixa de pedestres, nunca entre os veículos;

·         Andar sobre a calçada, com cuidado nas estradas e saídas de veículos;

·         Ao descer de um ônibus, não atravessar a rua na frente dele;

·         Ao travessar a rua de mão dupla, olhar para os dois lados;

·         Ao atravessar, escolher um local onde não haja obstáculos que impeçam o motorista e o motociclista de velo;

·         Quando o adulto estiver com uma criança deve-se segurá-la pelo pulso.

AO VOLANTE
·         Usar sempre o cinto de segurança;

·         Jamais falar ao celular;

·         Não fumar;

·         Não se virar ao conversar com passageiros;

·         Não dirigir com animais de estimação no colo;

·         Não dirigir com crianças no colo (elas devem estar sempre no banco de trás, com equipamento de segurança adequado);

·         Sempre sinalizar com antecedência os movimentos que pretende fazer (conversões à direita ou à esquerda, estacionar, mudar de faixa, parar no acostamento);

·         Usar constantemente os espelhos retrovisores;

·         Não colar adesivos grandes nas janelas. Eles diminuem o campo de visão;

·         Se rodar em baixa velocidade, utilizar faixa da direita;

·         Ao passar por ônibus parado no ponto, reduzir a velocidade e observar se não há pedestres tentando atravessar a rua pela frente do veículo;

·         Jamais ultrapassar ônibus ou peruas escolares estacionadas para embarcar ou desembarcar crianças;

·         Não jogar nenhum tipo de lixo pela janela;

·         Não parar em fila dupla, nem mesmo por alguns instantes;

·         Caso não conheça o caminho, não parar no meio da rua para procurar informações;

·         Prefira estacionar para consultar o guia ou para perguntar às pessoas;

·         Nas conversões, dê sempre prioridade aos pedestres que iniciam a travessia;

·         Nunca pare o veículo sobre a faixa de pedestres;

·         Não avance assim que o semáforo ficar verde. Espere os pedestres concluírem a travessia.

Agindo assim, com certeza nosso trânsito será melhor!

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