Páginas

terça-feira, 2 de abril de 2013

Projeto sobre os animais


Professora: Cleusa.

Objetivos:

  • Definir as diversas características dos animais.
  • Diferenciar vertebrados e invertebrados.
Identificar os diversos animais (locais onde vivem, alimentação e hábitos).

Tema: Os animais.

Disciplinas: Abrange todas.

Duração: Março.

Temas transversais: Meio ambiente, natureza e sociedade.

Série: Educação Infantil III.

Perfil da classe:
            A sala da Educação Infantil III é composta por 20 alunos regulamente matriculados desde o inicio do ano letivo. Desses 20 alunos 10 são meninas e 10 são meninos.
            É um grupo heterogêneo e revelam-se autônomos na maioria das vezes, querem ser independentes.
            Todos os alunos passaram pela classe de Educação Infantil II.

Apresentação do projeto:
            Serão trabalhados os animais que forem do interesse dos alunos.
            A partir dai todo o trabalho se encaminhará em várias direções que despertarão os conteúdos a serem trabalhados.
            Junto aos tópicos direcionados as Ciências Naturais estarão presentes as fabulas na área de literatura infantil, as crianças entrarão no mundo da fantasia.

Justificativa:
            O tema do projeto desperta o interesse natural das crianças desta faixa etária, porque elas têm várias informações sobre os animais.
            A proposta do assunto animais é de uma possível justificativa, pois os animais têm uma importante presença em seu mundo cotidiano (desenhos animados, histórias,...).

Conceitos e procedimentos:
  • Comparar diversos animais através de observação;
  • Refletir sobre as características individuais de cada animal;
Identificar animais vertebrados e invertebrados, domésticos e selvagens, terrestres e aéreos, habitat.
Valorizar histórias de cada animal do interesse dos alunos;
Fazer cartazes, painéis e bonecos;
Comparar pesos e medidas;
Ver filmes e teatros
relacionar escrita de nomes, letras e textos.

Conteúdos relacionados ao projeto:
  • Formação de palavras, frase;
  • Números de letras e sílabas;
  • Ordem alfabética (as letras);
  • Histórias;
  • Observação e manuseio de livros.

Atividades:
  • Pesquisa;
  • Leituras informativas;
  • Quebra cabeça;
  • Atividades matemáticas;
  • Recorte e colagem;
  • Máscaras, fantoches;
  • Músicas;
  • Pintura;
  • Passeio;
  • Painéis relacionados ao tema;
  • Mímicas.

Material didático/recurso:
  • Livros;
  • CDs/som;
  • Filmes;
  • Sucatas;
  • Tintas e pincéis;
  • Cola;
  • Tesoura;
  • Espelho;
  • Tecido;
  • Revistas e jornais;
  • Lápis coloridos e giz de cêra.

Instrumentos de avaliação:
  • A avaliação é um processo contínuo a realidade cotidiana de cada sala de aula.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário