Professora: Cleusa.
Objetivos:
- Definir as diversas características dos animais.
- Diferenciar vertebrados e invertebrados.
Identificar os diversos animais (locais onde vivem, alimentação e hábitos).
Tema: Os animais.
Disciplinas: Abrange todas.
Duração: Março.
Temas transversais: Meio ambiente, natureza e sociedade.
Série: Educação Infantil III.
Perfil da classe:
A sala da Educação Infantil III é composta por 20 alunos regulamente matriculados desde o inicio do ano letivo. Desses 20 alunos 10 são meninas e 10 são meninos.
É um grupo heterogêneo e revelam-se autônomos na maioria das vezes, querem ser independentes.
Todos os alunos passaram pela classe de Educação Infantil II.
Apresentação do projeto:
Serão trabalhados os animais que forem do interesse dos alunos.
A partir dai todo o trabalho se encaminhará em várias direções que despertarão os conteúdos a serem trabalhados.
Junto aos tópicos direcionados as Ciências Naturais estarão presentes as fabulas na área de literatura infantil, as crianças entrarão no mundo da fantasia.
Justificativa:
O tema do projeto desperta o interesse natural das crianças desta faixa etária, porque elas têm várias informações sobre os animais.
A proposta do assunto animais é de uma possível justificativa, pois os animais têm uma importante presença em seu mundo cotidiano (desenhos animados, histórias,...).
Conceitos e procedimentos:
- Comparar diversos animais através de observação;
- Refletir sobre as características individuais de cada animal;
Identificar animais vertebrados e invertebrados, domésticos e selvagens, terrestres e aéreos, habitat.
Valorizar histórias de cada animal do interesse dos alunos;
Valorizar histórias de cada animal do interesse dos alunos;
Fazer cartazes, painéis e bonecos;
Comparar pesos e medidas;
Ver filmes e teatros
relacionar escrita de nomes, letras e textos.
relacionar escrita de nomes, letras e textos.
Conteúdos relacionados ao projeto:
- Formação de palavras, frase;
- Números de letras e sílabas;
- Ordem alfabética (as letras);
- Histórias;
- Observação e manuseio de livros.
Atividades:
- Pesquisa;
- Leituras informativas;
- Quebra cabeça;
- Atividades matemáticas;
- Recorte e colagem;
- Máscaras, fantoches;
- Músicas;
- Pintura;
- Passeio;
- Painéis relacionados ao tema;
- Mímicas.
Material didático/recurso:
- Livros;
- CDs/som;
- Filmes;
- Sucatas;
- Tintas e pincéis;
- Cola;
- Tesoura;
- Espelho;
- Tecido;
- Revistas e jornais;
- Lápis coloridos e giz de cêra.
Instrumentos de avaliação:
- A avaliação é um processo contínuo a realidade cotidiana de cada sala de aula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário