CONTEÚDOS
·
Pensar sobre o que significa colaborar
com as pessoas.
·
Perceber hábitos importantes da vida
cotidiana, que vão ajudá-lo a ser uma pessoa agradável com os outros.
·
Convidar a criança a pensar sobre a
importância de estar sempre atento.
fazer
com que a criança assuma responsabilidades, sem ter medo , fazendo-a pensar
sobre o que significa ser honesto.
·
Fazer com que a criança preste atenção
nas regras de convivência, fazendo-a pensar sobre o respeito que você tem pelos
outros e por si mesmo.
·
Que a criança perceba que em uma série
de situações da vida real, é importante se tornar uma pessoa responsável, para
que as pessoas possam ter confiança nela.
·
Que a criança aprenda o que significa
compartilhar as coisas, de forma prazerosa, e saiba sinceramente o que
significa ser generoso.
CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS
·
Durante a leitura do livro com as
crianças, fazer pausas para comentar e discutir os tópicos levantados no texto.
·
Questionar, perguntar como se sentem,
provocar a empatia.
·
Dramatizar situações com a criança,
pedir que as crianças contem experiências que já tiveram com o tema escolhido.
·
Pesquisar com pais, amigos, o que
sentiram em certas situações.
·
Pedir que as crianças representem
sentimentos e situações através de textos, e desenhos.
·
Levar a criança a refletir, ajudando-a
a pensar.
·
Proporcionar jogos, colocando em
prática situações propícias à reflexões.
CONTEÚDOS
·
Que a criança colabore em casa ou na
escola, por si mesmas, adquirindo responsabilidade.
·
Que a criança se sinta incentivada a
aceitar o desafio de ampliar cada vez mais sua capacidade de ser responsável,
fazendo mais e melhor aquilo a que se dedica, assumindo seus papéis de filhos,
estudantes colegas, amigos, vizinhos.
·
Que a criança comece a perceber que as
normas devem ser respeitadas por causa de sua finalidade, isto é, por aquilo
que as motiva.
·
Que a criança perceba a importância do
auto-respeito e a necessidade da exigência de respeito para consigo mesmo.
·
Que a criança perceba que mentir pode
ter importância maior ou menor, dependendo da situação, do motivo, da
conseqüência.
·
Que as crianças percebam que as
boas-maneiras são muito importante para garantir um convívio agradável e
respeitoso para todos.
·
Que a criança trabalhe e brinque junto
com os colegas , percebendo que a colaboração beneficia a todos que convivem
num mesmo ambiente.
·
Que a criança possa perceber que
prestando atenção no que os adultos dizem, elas aprendem regras básicas, e
também atitudes necessárias para garantir sua própria segurança.
·
Que possa ser um agente transmissor e
multiplicador de valores , tanto com a família . quanto com os amigos.
ATIVIDADES
·
Utilização adequada da linguagem oral.
·
Recontar Hisstórias.
·
Relatar experiências vividas.
·
Explicação dos temas, questionamentos.
·
Conversas .
·
Criação de histórias.
·
Atividades no caderno: ditados, caça –
palavras, diagramas, ligar palavras, desenhos.
·
Trabalhar as regras na prática em
atividades sociais como :
·
Recorte e colagem.
·
Jogos.
·
Brincadeiras.
·
Rotina diária.
·
Cartazes.
·
Jogos.
·
Danças.
·
Brincadeiras
·
Tudo que se possa aplicar as regras
observadas, proporcionando colocar em prática os temas do projeto.
·
Músicas que possam se adequar aos
temas.
·
Mudança de hábitos.
·
Vídeos instrutivos.
·
Construção de regras.
·
Fatos do dia-a-dia( jornais, rádio,
tv,.)
Uso das tecnologias para aplicação deste
projeto.
Uso
do rádio.
Vídeo
cassete ou DVD.
Televisão
Maquina
fotográfica para registros das atividades
Computador
para eventual pesquisa dos conteúdos, baixar músicas e vídeos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário