Páginas

terça-feira, 2 de abril de 2013

PROJETO VALORES


 
PROFESSORA ROSEMAR GASPERINI

CONTEÚDOS

 

·         Pensar sobre o que significa colaborar com as pessoas.

·         Perceber hábitos importantes da vida cotidiana, que vão ajudá-lo a ser uma pessoa agradável com os outros.

·         Convidar a criança a pensar sobre a importância de estar sempre atento.

fazer com que a criança assuma responsabilidades, sem ter medo , fazendo-a pensar sobre o que significa ser honesto.

·         Fazer com que a criança preste atenção nas regras de convivência, fazendo-a pensar sobre o respeito que você tem pelos outros e por si mesmo.

·         Que a criança perceba que em uma série de situações da vida real, é importante se tornar uma pessoa responsável, para que as pessoas possam ter confiança nela.

·         Que a criança aprenda o que significa compartilhar as coisas, de forma prazerosa, e saiba sinceramente o que significa ser generoso.




CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS

 

·         Durante a leitura do livro com as crianças, fazer pausas para comentar e discutir os tópicos levantados no texto.

·         Questionar, perguntar como se sentem, provocar a empatia.

·         Dramatizar situações com a criança, pedir que as crianças contem experiências que já tiveram com o tema escolhido.

·         Pesquisar com pais, amigos, o que sentiram em certas situações.

·         Pedir que as crianças representem sentimentos e situações através de textos, e desenhos.

·         Levar a criança a refletir, ajudando-a a pensar.

·         Proporcionar jogos, colocando em prática situações propícias à reflexões.

 




CONTEÚDOS

·         Que a criança colabore em casa ou na escola, por si mesmas, adquirindo responsabilidade.

·         Que a criança se sinta incentivada a aceitar o desafio de ampliar cada vez mais sua capacidade de ser responsável, fazendo mais e melhor aquilo a que se dedica, assumindo seus papéis de filhos, estudantes colegas, amigos, vizinhos.

·         Que a criança comece a perceber que as normas devem ser respeitadas por causa de sua finalidade, isto é, por aquilo que as motiva.

·         Que a criança perceba a importância do auto-respeito e a necessidade da exigência de respeito para consigo mesmo.

·         Que a criança perceba que mentir pode ter importância maior ou menor, dependendo da situação, do motivo, da conseqüência.

·         Que as crianças percebam que as boas-maneiras são muito importante para garantir um convívio agradável e respeitoso para todos.

·         Que a criança trabalhe e brinque junto com os colegas , percebendo que a colaboração beneficia a todos que convivem num mesmo ambiente.

·         Que a criança possa perceber que prestando atenção no que os adultos dizem, elas aprendem regras básicas, e também atitudes necessárias para garantir sua própria segurança.

·         Que possa ser um agente transmissor e multiplicador de valores , tanto com a família . quanto com os amigos.

 

 


ATIVIDADES

·         Utilização adequada da linguagem oral.

·         Recontar Hisstórias.

·         Relatar experiências vividas.

·         Explicação dos temas, questionamentos.

·         Conversas .

·         Criação de histórias.

 

·         Atividades no caderno: ditados, caça – palavras, diagramas, ligar palavras, desenhos.

·         Trabalhar as regras na prática em atividades sociais como :

·         Recorte e colagem.

·         Jogos.

·         Brincadeiras.

·         Rotina diária.

·         Cartazes.

 

 

·         Jogos.

·         Danças.

·         Brincadeiras

·         Tudo que se possa aplicar as regras observadas, proporcionando colocar em prática os temas do projeto.


·         Músicas que possam se adequar aos temas.



·         Mudança de hábitos.

·         Vídeos instrutivos.

·         Construção de regras.

·         Fatos do dia-a-dia( jornais, rádio, tv,.)

 

 

 

Uso das tecnologias para aplicação deste projeto.

 

Uso do rádio.

Vídeo cassete ou DVD.

Televisão

Maquina fotográfica para registros das atividades

Computador para eventual pesquisa dos conteúdos, baixar músicas e vídeos.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário