Centro de Educação Infantil Prosperina Folle
Xaxim-SC
Professoras: Lorivalda Bianchi, Liane Cerezolli, Rosane Dal´Molin, Eugenia Somensi,
Loriene Venazzi, Marisete Bordignon , Lindanir Dalla Cort e Lenize Tuni.
Turma: Berçário, Infantil I, Infantil
II, Infantil III e Infantil IV.
Cronograma: 22 a 26 de abril.
Projeto:
Contando e Encantando
Problematização:
Como o CEIM pode contribuir para a
formação do hábito de leitura?
Justificativa:
Não se
forma bons leitores se eles não têm um contato íntimo com os textos. Há
inúmeras maneiras de fazer isso. O importante é que o material escrito
apresentado às crianças seja interessante e desperte a curiosidade das mesmas,
pois o hábito de leitura é um processo constante que vem de muito cedo, em
casa, e aperfeiçoa-se na escola e continua pela vida inteira. Quanto mais cedo a criança tiver
contato com os livros e perceber o prazer que a leitura traz, maior será a
chance de torná-la um adulto leitor, pensante e crítico socialmente ativo. Somente quem conhece a
importância da literatura na vida de uma pessoa, é quem sabe o benefício que
uma simples história pode proporcionar, haverá de dizer que não há tecnologia
no mundo que substitua o prazer de tocar nas páginas de um bom livro.
Neste sentido, a literatura infantil, deve
fazer parte da rotina de adultos e crianças, tanto na escola, quanto em casa,
uma vez que através da literatura infantil podemos levar nossas crianças para
qualquer lugar, mágicas ou reais.
Objetivo Geral
Incentivar
o prazer pela leitura, aproximando os educandos das diversas literaturas
infantis proporcionando assim, o simples prazer de ler e vivenciar momentos de
leitura, fazendo com que eles construam espontaneamente o hábito de ler.
Objetivos
Específicos
-Incentivar a leitura e o contato com os livros
desde cedo;
-Tornar a leitura um ato prazeroso;
-Possibilitar a integração dos pais com os filhos
através do projeto de leitura, para que se torne um hábito familiar;
-Estimular os alunos a participar ativamente da
ciranda de livros;
Conteúdos:
LINGUAGEM:
Expressão oral;
Leitura de imagens;
MOVIMENTO:
Coordenação óculo-manual;
ARTES:
Expressão artística;
NATUREZA
E SOCIEDADE:
Reciclagem;
MATEMÁTICA:
Contagem;
Classificação;
EDUCAÇÃO
FÍSICA:
Imitar o movimento de personagens de histórias:
Metodologia:
A professora baseada em conhecimentos
obtidos de suas interações com as crianças faz uma lista de livros e cada um
adquirirá um livro da lista. Esses livros deverão ser encapados, para começar ficha dos livros que serão trocados entre as crianças com auxílio da professora semanalmente, para que sejam
levados para serem também lidos em casa com a ajuda e participação dos pais ou
outro familiar.
Hora do conto diário e leitura de livros, determinando um
horário para que seja realizado um momento de leitura, que se realizarão de
diferentes formas como: rodízio, histórias com fantoches, histórias contadas
pelas crianças;
Durante a contação de histórias procurar cantar canções
relacionadas, como: pela estrada a fora, quem quer casar com a dona baratinha;
Confecções de painéis dos trabalhos realizados em aula;
Assistir filmes relacionados às histórias contadas, como: os
três porquinhos, chapeuzinho vermelho, bambi;
Conversa informal sobre valores, como
amizade, família, vivenciados nas histórias;
Registrar através de desenhos, massa
de modelar, as histórias lidas ou ouvidas;
Dramatização e encenação de histórias
infantis com o auxílio de fantoches, bonecos, fichas, etc;
Confecção de personagens e fantoches para
amostra literária com sucata;
Organização do cantinho da leitura;
Leitura de livros em casa com os pais,
cada dia uma criança levará para casa a sacola da leitura. Esta conterá um
livro de história e um caderno de desenho para que a família faça o registro,
após a leitura;
Preparação de um cenário para dramatizações;
Durante a contação das histórias, realizar
a contagem de personagens;
Classificar os livros segundo um
atributo como: animais, clássicos, etc;
Promover uma campanha de arrecadação
de livros entre familiares, visando ampliar o acervo literário do CEIM.
Organizar fichas de leitura onde cada
criança escolhe o livro que levará para casa semanalmente, procurando
selecionar livros de autores conhecidos.
Recursos:
Livros, fantoches, DVDs, cenário, papel kraft,
folhas de ofício, giz de cera, massa de modelar, sacola de literatura, digital,
fichas de leitura, microfone e caixa de som, data show e telão.
Avaliação
Ocorrerá durante todo processo, a partir da
observação direta das atitudes do aluno leitor no seu cotidiano, do interesse e
da participação em grupo.
Conclusão:
O trabalho de estimulação de leitura é amplo e contínuo, e envolve
crianças, educadores e família.
Durante a execução do Projeto:
Contando e Encantando percebemos uma melhora na oralidade das crianças, que
se interessaram em conhecer palavras novas contribuindo assim, para a ampliação
do vocabulário.
As crianças também entraram em contato com títulos e autores de literaturas
diversas e também diversas formas de acesso a essa literatura, considerando
assim as diversas formas de aquisição do conhecimento: visual, auditiva e sinestésica.
Este projeto possibilitou a realização de um trabalho coletivo,
onde houve o envolvimento de todos em sala de aula e participação dos pais na
vida escolar dos filhos, que compartilharam do projeto fazendo a leitura em
casa, contribuindo assim de forma significativa na vida escolar dos filhos.
Referências bibliográficas
CUNHA, Maria Antunieta Antunes. Literatura Infantil Teoria e Prática. São
Paulo: Ática, 1997.
GARCIA, Walkíria Angélica Passos...
[et al.]. Baú do Professor. Belo
Horizonte: Fapi, 2003.
Nenhum comentário:
Postar um comentário