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sexta-feira, 3 de maio de 2013

Projeto adaptação Roselaine/Morgana


1 IDENTIFICAÇÃO
Iremos aplicar este projeto em dois Centros de Educação Infantil, temos nos preocupado em acolher bem as crianças em entrar em contato com o novo.
CEIM Virgínia Ribolli, situado no bairro Primavera, Rua Angelo Piana nº 98, na turma do Infantil II com 22 alunos, professora regente Roselaine Arisi, uma estagiária e uma bolsista.
CEIM Mário Ferrazzo, situado no Bairro Bela Vista, na Rua Fioravante Baggio, nº 29, também na turma do Infantil II com 23 alunos, professora regente Morgana Tiziani e uma bolsista.

2 PROBLEMÁTICA
Adaptação na Educação Infantil.

3 JUSTIFICATIVA

Para favorecer uma tranquilidade e segurança tanto para os pais como para as crianças é fundamental fazer adaptação nos primeiros dias que a criança chega no CEIM, sejam alunos novos ou que já frequentam, pois todos passam pelo tempo da novidade.
Dessa forma as crianças irão se acostumando com as educadoras e os novos colegas, cada qual no seu ritmo começará entrar na organização da rotina do CEIM.
A adaptação é um processo continuo de mudança e amadurecimento para todos, durante este período é comum que se sintam ansiosos e chorem.

4 OBJETIVO GERAL

Favorecer um ambiente rico em estímulos onde a criança poderá conhecer e viver novas experiências, expressando seus pensamentos, sentimentos e emoções livremente, fazer com que a criança se adapte na educação infantil através de uma rotina organizada.

5 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·              Familiarizar a criança ao espaço escolar e sua rotina;
·              Oportunizar a criança a vivencia de situações que favorecem o desenvolvimento a integração e a convivência;
·              Tornar as crianças felizes e seguros no ambiente escolar;
·              Socializar-se ao ambiente e as pessoas do convívio escolar;

6 CONTEÚDOS

·              Percepção de si e dos demais que dividem o mesmo espaço;
·              Segurança da família/criança;
·              Expressão oral (relatos de acontecimentos, músicas);
·              Memorização;
·              Visualização;

7 DISCIPLINAS DESENVOLVIDAS
Linguagem Oral e Escrita;
Natureza e Sociedade;
Artes Visuais;
Música;

8 METODOLOGIA
1º - Pedir fotos em que as crianças apareçam com a família. Solicitar objetos de apego de cada um com identificação para ficar no CEIM para usarem quando sentir necessidade (chupeta, paninho...).
2º - Aproveitar a permanência dos pais no CEIM para colher informações sobre a rotina caseira. EX: horário de sono, o que mais gosta de comer...
3º - Guardar os pertences trazidos de casa em uma caixa sempre que surgir um novo, estimular as crianças a manipular e explorar o novo objeto, introduzindo a ideia de que pertences podem ser emprestados.
4º - Fixar gravuras ou ate mesmo fotos onde à criança consiga visualizar. Essa atividade irá contribuir para a noção de identidade e também a ideia de coletividade.
Para complementar utilizar músicas, vídeos infantis, histórias que prendam a atenção da criança durante alguns minutos, mostrar fotos no episcópio, fazer passeio no pátio do CEIM, registrar com fotos alguns momentos, ex: chegada, hora da história, utilizar álbuns de estimulação visual.

9 CRONOGRAMA
Aproximadamente duas semanas.

10 RECURSOS A SEREM UTILIZADOS
·              Máquina fotográfica;
·              Televisão;
·              CDs e DVs;
·              Rádio;
·              Episcópio;
·               
11 CONCLUSÃO
É importante ressaltar que a confiança e a segurança são essenciais para a adaptação, pois foi possível perceber que houve menos choro, as atividades se tornaram prazerosas e o processo de separação, de construção de novos vínculos vividos pela criança passaram segurança e tranquilidade para os pais. Ficou claro que os bebês se adaptam a tudo o que é novo, quanto mais cedo à criança entrar na creche mais fácil será sua adaptação
12 AVALIAÇÃO E RESULTADOS

Observação constante do comportamento dos pais e das crianças no momento da despedida e principalmente no decorrer do dia. Durante a observação das fotos atenta-se a manifestação de saudades, choro ou sorrisos. Anotar as reações no decorrer do período de adaptação.
Quando as famílias percebem que as educadoras irão contribuir na educação da criança o sentimento de parceria toma o lugar da insegurança.

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

DIESEL, M. Adaptação escolar, sentimentos e percepções do educador diante da questão. Revista do professor. Porto Alegre, p. 10, 2009.

ORTIZ, A. Entre adaptar-se e ser acolhido. Revista Avisá-la, p. 9, 2003.

FERRARI. Maria Ivone de Jesus. Acolhimento na educação infantil. Direcional Educador. 2010.












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