1 IDENTIFICAÇÃO
Iremos aplicar este projeto em dois Centros de
Educação Infantil, temos nos preocupado em acolher bem as crianças em entrar em
contato com o novo.
CEIM Virgínia Ribolli, situado no bairro Primavera, Rua
Angelo Piana nº 98, na turma do Infantil II com 22 alunos, professora regente
Roselaine Arisi, uma estagiária e uma bolsista.
CEIM Mário Ferrazzo, situado no Bairro Bela Vista, na Rua
Fioravante Baggio, nº 29, também na turma do Infantil II com 23 alunos,
professora regente Morgana Tiziani e uma bolsista.
2 PROBLEMÁTICA
Adaptação na Educação Infantil.
3 JUSTIFICATIVA
Para favorecer uma tranquilidade e segurança tanto para
os pais como para as crianças é fundamental fazer adaptação nos primeiros dias
que a criança chega no CEIM, sejam alunos novos ou que já frequentam, pois
todos passam pelo tempo da novidade.
Dessa forma as crianças irão se acostumando com as
educadoras e os novos colegas, cada qual no seu ritmo começará entrar na
organização da rotina do CEIM.
A adaptação é um processo continuo de mudança e
amadurecimento para todos, durante este período é comum que se sintam ansiosos
e chorem.
4 OBJETIVO GERAL
Favorecer um ambiente rico em estímulos onde a criança
poderá conhecer e viver novas experiências, expressando seus pensamentos,
sentimentos e emoções livremente, fazer com que a criança se adapte na educação
infantil através de uma rotina organizada.
5 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·
Familiarizar a criança ao espaço escolar e
sua rotina;
·
Oportunizar a criança a vivencia de situações
que favorecem o desenvolvimento a integração e a convivência;
·
Tornar as crianças felizes e seguros no
ambiente escolar;
·
Socializar-se ao ambiente e as pessoas do
convívio escolar;
6 CONTEÚDOS
·
Percepção de si e dos demais que dividem o mesmo
espaço;
·
Segurança da família/criança;
·
Expressão oral (relatos de acontecimentos,
músicas);
·
Memorização;
·
Visualização;
7 DISCIPLINAS DESENVOLVIDAS
Linguagem Oral e Escrita;
Natureza e Sociedade;
Artes Visuais;
Música;
8 METODOLOGIA
1º - Pedir fotos em que as
crianças apareçam com a família. Solicitar objetos de apego de cada um com
identificação para ficar no CEIM para usarem quando sentir necessidade
(chupeta, paninho...).
2º - Aproveitar a
permanência dos pais no CEIM para colher informações sobre a rotina caseira.
EX: horário de sono, o que mais gosta de comer...
3º - Guardar os pertences
trazidos de casa em uma caixa sempre que surgir um novo, estimular as crianças
a manipular e explorar o novo objeto, introduzindo a ideia de que pertences
podem ser emprestados.
4º - Fixar gravuras ou ate
mesmo fotos onde à criança consiga visualizar. Essa atividade irá contribuir
para a noção de identidade e também a ideia de coletividade.
Para complementar utilizar
músicas, vídeos infantis, histórias que prendam a atenção da criança durante
alguns minutos, mostrar fotos no episcópio, fazer passeio no pátio do CEIM,
registrar com fotos alguns momentos, ex: chegada, hora da história, utilizar
álbuns de estimulação visual.
9 CRONOGRAMA
Aproximadamente duas semanas.
10 RECURSOS A SEREM UTILIZADOS
·
Máquina fotográfica;
·
Televisão;
·
CDs e DVs;
·
Rádio;
·
Episcópio;
·
11 CONCLUSÃO
É importante ressaltar que a confiança e a segurança são
essenciais para a adaptação, pois foi possível perceber que houve menos choro,
as atividades se tornaram prazerosas e o processo de separação, de construção
de novos vínculos vividos pela criança passaram segurança e tranquilidade para
os pais. Ficou claro que os bebês se adaptam a tudo o que é novo, quanto mais
cedo à criança entrar na creche mais fácil será sua adaptação
12 AVALIAÇÃO E RESULTADOS
Observação constante do comportamento dos pais e das
crianças no momento da despedida e principalmente no decorrer do dia. Durante a
observação das fotos atenta-se a manifestação de saudades, choro ou sorrisos.
Anotar as reações no decorrer do período de adaptação.
Quando as famílias percebem que as educadoras irão
contribuir na educação da criança o sentimento de parceria toma o lugar da
insegurança.
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS
DIESEL, M. Adaptação escolar, sentimentos e percepções
do educador diante da questão. Revista do professor. Porto Alegre, p. 10,
2009.
ORTIZ, A. Entre adaptar-se e ser acolhido.
Revista Avisá-la, p. 9, 2003.
FERRARI. Maria Ivone
de Jesus. Acolhimento na educação
infantil. Direcional Educador. 2010.
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