Páginas

terça-feira, 7 de maio de 2013

Livro Infantil Professoras Fabiana, Josiane e Rosangela



 

1- Identificação

 C.E.I.M Virginia Ribolli

Professoras: Fabiana Gnoato, Josiane Brum e Rosangela Thomé.

 

Livro Infantil

 

2- Problemática a ser estudada

Percebemos que as crianças estão perdendo o gosto pela leitura, que se tornou algo já ultrapassado, pois as novas tecnologias estão presentes o tempo todo nas escolas, salas de aulas, em casa... e os livros começaram a ficar esquecidos dando vez ao computador. Por esse e por outros motivos que decidimos trabalhar este tema, resgatando o gosto por livros, por histórias que nos fazem entrar no mundo da fantasia e o mais importante que consigam cativar seus pais para este mundo maravilhoso de muito encanto e magia.

 

3- Justificativa

 

Este projeto veio a contribuir para a integração das crianças ao grupo escolar e que viesse a explorar o faz de conta, já que a turma tem interesse por histórias.

O faz de conta é uma das formas das crianças explorar o que vivenciou. Ao contar uma história, é possível perceber os diferentes níveis de emoção e participação, de acordo com a idade das crianças.

Diante disso, iniciamos as pesquisas de várias histórias infantis que viessem a contribuir com o projeto. Escolhemos elaborar o projeto a partir dos livros do sítio do pica pau amarelo e livros conhecidos da turma como: os três porquinhos, chapeuzinho vermelho...

Poderemos trabalhar neste sentido o espírito de cooperação, amizade e responsabilidade, ao mesmo tempo em que enriquece a imaginação das crianças.

 

4- Objetivos: geral e específicos

Geral:

Desenvolver, através dos livros o hábito de ler diariamente.

Específicos:

- Possibilitar a concretização de uma imagem por meio de gestos, expressões e histórias;

- Criar novas possibilidades visuais a partir da literatura infantil;

- Proporcionar meios para que as crianças desenvolvam hábitos de leitura.

 

5- Conteúdos

- Apresentação de diversos livros de histórias;

- Apreciar e manusear livrinhos diversos;

- Artes plásticas, produção dos personagens de Monteiro Lobato Emília e Visconde.

- Construção resgate e incentivo da leitura junto com os pais.

 

6- Disciplinas envolvidas

- Natureza e sociedade;        

- Linguagem;

- Matemática;

- Movimento;

- Datas comemorativas.

 

7- Metodologia

            Pelo mundo da leitura vamos viver muitas aventuras, que através do livro infantil podemos estar em muitos lugares ao mesmo tempo.

            O primeiro passo do projeto, após a definição do tema, foi a escolha do material que utilizaremos na contação das histórias.         

            Em seguida, construímos junto com as crianças uma mala de leitura onde conversamos que no seu interior estaria sendo colocados vários livros de histórias e a cada dia uma criança iria levar para casa para manusear, visualizar, entrar no mundo da fantasia e incentivar os pais para a importância da leitura para nossas crianças e também para eles, pois assim também terão acesso a este mundo maravilhoso.

            Outro fator importante para ser trabalhado foi através dos DVDS, pois através dos filmes as crianças entram neste mundo de faz de conta, interpretando, conversando com os colegas, fazendo comentários com o professor, imitando os personagens, além de construírem personagens após assistir aos DVDS infantis.

 
8- Cronograma

Para a realização do projeto sentimos a necessidade de trabalhar pelo menos uma semana, para que as crianças pudessem admirar e contribuir na exposição das histórias e ter maior prazer em ver, ouvir, manusear um livro de história e construir personagens pertencentes às histórias.

 

9- Recursos a serem utilizados

- Livros de histórias;

- Mala da leitura;

- Vídeo: O João e o pé de feijão; O sítio do pica pau amarelo;

- Máquina digital;

- Diálogo;

- Música.

 

10- Conclusão

            Concluímos com este projeto o quanto importante é o livro infantil, pois as crianças aprenderam a cuidar dos livros, à manusear, à explorar diversas situações das histórias, à conhecer personagens de cada história, à incentivar os pais para que participem deste mundo mágico e encantador, à dramatizar e vivenciar o que assistiram , escutaram e viram.

            Através da leitura, as crianças perceberam que podem estar presentes em vários lugares ao mesmo tempo e que a nossa imaginação é maravilhosa, pois passa por caminhos ainda não vistos por nós, além do faz de conta e do lúdico que nos encanta.

  

11- Avaliação e resultados

            Percebemos que nossas crianças ficaram cada vez mais fascinadas por livros infantis e que estavam eufóricas para levar a mala de leitura para casa.

            Os pais também demonstraram um interesse enorme pela leitura, pois seus filhos demostraram tanto entusiasmo que acabaram cativando-os.

            Na confecção do material após o vídeo também foi importante para as crianças, pois além de confeccionar, eles conversaram, debateram, e dramatizaram o que vivenciaram.

            Em seguida mostraremos como foi desenvolvido o trabalho através de fotos.

 

12- Referências bibliográficas

CUNHA,Maria antunieta Antunes Literatura Infantil teoria e prática São Paulo: Atica, 1997.

 

ANEXOS


 





 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário