1- Identificação
C.E.I.M Virginia
Ribolli
Professoras: Fabiana Gnoato, Josiane Brum e Rosangela Thomé.
Livro Infantil
2- Problemática a ser estudada
Percebemos que as crianças estão
perdendo o gosto pela leitura, que se tornou algo já ultrapassado, pois as
novas tecnologias estão presentes o tempo todo nas escolas, salas de aulas, em
casa... e os livros começaram a ficar esquecidos dando vez ao computador. Por
esse e por outros motivos que decidimos trabalhar este tema, resgatando o gosto
por livros, por histórias que nos fazem entrar no mundo da fantasia e o mais
importante que consigam cativar seus pais para este mundo maravilhoso de muito
encanto e magia.
3- Justificativa
Este projeto veio a contribuir para a
integração das crianças ao grupo escolar e que viesse a explorar o faz de
conta, já que a turma tem interesse por histórias.
O faz de conta é uma das formas das
crianças explorar o que vivenciou. Ao contar uma história, é possível perceber
os diferentes níveis de emoção e participação, de acordo com a idade das
crianças.
Diante disso, iniciamos as pesquisas
de várias histórias infantis que viessem a contribuir com o projeto. Escolhemos
elaborar o projeto a partir dos livros do sítio do pica pau amarelo e livros
conhecidos da turma como: os três porquinhos, chapeuzinho vermelho...
Poderemos trabalhar neste sentido o
espírito de cooperação, amizade e responsabilidade, ao mesmo tempo em que
enriquece a imaginação das crianças.
4- Objetivos: geral e específicos
Geral:
Desenvolver, através dos livros o hábito de ler diariamente.
Específicos:
- Possibilitar a concretização de uma imagem por meio de
gestos, expressões e histórias;
- Criar novas possibilidades visuais a partir da literatura
infantil;
- Proporcionar meios para que as crianças desenvolvam hábitos
de leitura.
5- Conteúdos
- Apresentação de diversos livros de histórias;
- Apreciar e manusear livrinhos diversos;
- Artes plásticas, produção dos personagens de Monteiro
Lobato Emília e Visconde.
- Construção resgate e incentivo da leitura junto com os
pais.
6- Disciplinas envolvidas
- Natureza e sociedade;
- Linguagem;
- Matemática;
- Movimento;
- Datas comemorativas.
7- Metodologia
Pelo mundo
da leitura vamos viver muitas aventuras, que através do livro infantil podemos
estar em muitos lugares ao mesmo tempo.
O primeiro
passo do projeto, após a definição do tema, foi a escolha do material que
utilizaremos na contação das histórias.
Em seguida,
construímos junto com as crianças uma mala de leitura onde conversamos que no
seu interior estaria sendo colocados vários livros de histórias e a cada dia
uma criança iria levar para casa para manusear, visualizar, entrar no mundo da
fantasia e incentivar os pais para a importância da leitura para nossas
crianças e também para eles, pois assim também terão acesso a este mundo
maravilhoso.
Outro fator
importante para ser trabalhado foi através dos DVDS, pois através dos filmes as
crianças entram neste mundo de faz de conta, interpretando, conversando com os
colegas, fazendo comentários com o professor, imitando os personagens, além de
construírem personagens após assistir aos DVDS infantis.
8- Cronograma
Para a realização do projeto sentimos
a necessidade de trabalhar pelo menos uma semana, para que as crianças pudessem
admirar e contribuir na exposição das histórias e ter maior prazer em ver,
ouvir, manusear um livro de história e construir personagens pertencentes às
histórias.
9- Recursos a serem utilizados
- Livros de histórias;
- Mala da leitura;
- Vídeo: O João e o pé de feijão; O sítio do pica pau amarelo;
- Máquina digital;
- Diálogo;
- Música.
10- Conclusão
Concluímos
com este projeto o quanto importante é o livro infantil, pois as crianças
aprenderam a cuidar dos livros, à manusear, à explorar diversas situações das
histórias, à conhecer personagens de cada história, à incentivar os pais para
que participem deste mundo mágico e encantador, à dramatizar e vivenciar o que
assistiram , escutaram e viram.
Através da
leitura, as crianças perceberam que podem estar presentes em vários lugares ao
mesmo tempo e que a nossa imaginação é maravilhosa, pois passa por caminhos
ainda não vistos por nós, além do faz de conta e do lúdico que nos encanta.
11- Avaliação e resultados
Percebemos
que nossas crianças ficaram cada vez mais fascinadas por livros infantis e que
estavam eufóricas para levar a mala de leitura para casa.
Os pais
também demonstraram um interesse enorme pela leitura, pois seus filhos
demostraram tanto entusiasmo que acabaram cativando-os.
Na confecção
do material após o vídeo também foi importante para as crianças, pois além de
confeccionar, eles conversaram, debateram, e dramatizaram o que vivenciaram.
Em seguida
mostraremos como foi desenvolvido o trabalho através de fotos.
12- Referências bibliográficas
CUNHA,Maria antunieta Antunes
Literatura Infantil teoria e prática São Paulo: Atica, 1997.
ANEXOS
Nenhum comentário:
Postar um comentário