Páginas

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Projeto com uso de tecnologias



  1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO


Nome da escola: CEIM  Recanto Encantado – Xaxim –SC.
 Turma : Infantil III – 3 anos.
Numero de alunos : 20
Nome dos Participantes:  Maria Luiza Granella
                                         Lourdes Rissi
                                         Carmem Marostica
                                         Marilei Debastiani
                                         Oneides C. da Silva.


2.    Problemática

Falta de interesse pe;a leitura em adolescentes e adultos.


3.    Justificativa


As historias infantis, os contos e as fabuls são recursos próprios para se trabalhar á sensibilidadedas crianças com o propósito de conseguir mudança da atividades comportamentais.
Através desde projeto pretendemos trabalhar os contos de fadas e as fabulas explorando amplamente a literatura infantil moderna com leitura, conto de historias e dramatizações.
No aspecto pedagógico também trabalhamos com a literatura infantil de forma prazerosa onde a  criança exercita a aprendizagem da leitura e da escrita

4- Objetivo Geral :
            Despertar nas crianças o interesse e gosto pela leitura, possibilitando assim o aprendizado da literatura visual através das imagens desenvolvidas  a saber ler sem saber ler.

Objetivos Específicos:
            -Identificar personagens de contos de fadas como:magros, fadas, duendes,anões, gigantes etc.
            - Compreender asa mensagens que as fabulas transmitem.
            - Reconhecer letras e palavras conhecidos presentes no titulo das historias e nomes e nomes de personagens.
            - Expressar-se por meio de desenhos, pinturas e colegens.
            - Utilizar a linguagens oral e escrita explorando a riqueza dos contos de fadas e as fábulas.
            - Realizar leturas visuais através das gravuras.
            - Incentiva as crianças a contarem historias para os colegas.
            - Construir sequencia de historias apartir de determinado ponto.
            - Identificar títulos de historias.
            - Descrever cenários e personagens .
            -Realizar leituras visuais através de gravuras.
            -Resgatar a importância do contar historias, no contexto familiar. 
            - Aprender valores.
            - Desenvolver o senso critico e a criatividade.
            - Valorizar o conto as contos de fadas, considerando-os parte da tradição dos povos.

5-Conteúdo

- Contação de História

- Exploração das Histórias

- Personagens das Histórias

- Dramatização da História conhecidas

-Cinema

- Sacola da literatura

-Fantoches.


6- Disciplinas Envolvidas:
- Linguagem
- Matemática
-Ciências
-Artes
-Educacao Física
- Geografia.


7- Metodologia

- Leitura diária de contos defada e fabulas criando Situacoes de fantasia e encantamentos;

- Exploração oral dos contos.

- Listagem oral das histórias preferidas;

- Reconhecimento de títulos das histórias e nomes de alguns personagens.

- Elaboração  de um novo final, diferente do original;

-Reprodução de histórias ouvidas com fantoches;

-Construção de uma televisão feita com caixa para apresentação das historias no cineminha.

- Sacola da literatura onde as crianças levam para casa e no outro dia escolhe uma história  para contar   aos  colegas.

- Dramatizacao bde historia conhecidas, aonde as crianças sejam os personagens;

- Desenhos, pintura, mascaras sobre as historias;

- Montagem de um espaço na sala d aula com diversos livros para manuseio das crianças ( cantinho da leitura).

- História em CD e DVD um espaço na sala como um cinema com pipocas.



8- Cronograma

Mês de Abril

 Duracao : 10 dias

Demos ênfase a esse tema durante dez dias, mas ele se estende o ano todo por ser um tema relevante as crianças de ed. Infantil.


9- Recursos

- massa de modelar
- livros de literatura
-fantoches
-CDs e DVDs
- Video
- Radio
- Digital
- Cartolina
-Folhas de Oficio
- Tesoura
- Lapis de cor
- Tinta guache
- Caderno
- Pinceis.


10-- Conclusão.

            Através da literatura infantil a criança familiariza-se com os livros, despertando nelas o hábito e o interesse pela leitura.
            Sendo assim a literatura é um dos caminhos mais valiosos que leva a criança a desenvolver a sua imaginação, criatividade e a lidar com suas emoções  e sentimentos e forma prazerosa e significativa, proporcionando o aprendizado nas diversas áreas do conhecimento.



11- Avaliação

A avaliação será continua no decorrer da, pratica desde projeto, através da colaboração, criatividade e participação, ativa de cada criança em todos os momentos, possibilitando assim , a formação de sujeito critico , autônomos e cooperativos.


12-  Referencias Bibliográficas.


ABRAMOUICH, F. Literatura inf:
Gostpsuras e Bobices.5 ano  Ed. São Paulo Scipione, 1945.

BRASIL, Secretaria  de Educacao Fundamental.Parâmetro Curriculares  Nacional: Língua Portuguesa. Brasília Ed. Brasília, 2001.

FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não:cartas a quem ousa ensinar. São Paulo:Olho D ´água, 1997.

TODOLIVRO, Distribuidores. Os mais belos contos clássicos. Ed Brasileitura.
ZILMERMAN, Regina. A Literatura infantil na escola. São Paulo, 1981, 2 ano ed.Ed Global.


 






























Nenhum comentário:

Postar um comentário