- DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Nome da escola: CEIM Recanto Encantado – Xaxim –SC.
Turma : Infantil III – 3 anos.
Numero de alunos : 20
Nome dos Participantes: Maria Luiza Granella
Lourdes Rissi
Carmem Marostica
Marilei Debastiani
Oneides C. da Silva.
2. Problemática
Falta de interesse pe;a leitura em adolescentes e adultos.
3. Justificativa
As historias infantis, os contos e as fabuls são recursos próprios para se trabalhar á sensibilidadedas crianças com o propósito de conseguir mudança da atividades comportamentais.
Através desde projeto pretendemos trabalhar os contos de fadas e as fabulas explorando amplamente a literatura infantil moderna com leitura, conto de historias e dramatizações.
No aspecto pedagógico também trabalhamos com a literatura infantil de forma prazerosa onde a criança exercita a aprendizagem da leitura e da escrita
4- Objetivo Geral :
Despertar nas crianças o interesse e gosto pela leitura, possibilitando assim o aprendizado da literatura visual através das imagens desenvolvidas a saber ler sem saber ler.
Objetivos Específicos:
-Identificar personagens de contos de fadas como:magros, fadas, duendes,anões, gigantes etc.
- Compreender asa mensagens que as fabulas transmitem.
- Reconhecer letras e palavras conhecidos presentes no titulo das historias e nomes e nomes de personagens.
- Expressar-se por meio de desenhos, pinturas e colegens.
- Utilizar a linguagens oral e escrita explorando a riqueza dos contos de fadas e as fábulas.
- Realizar leturas visuais através das gravuras.
- Incentiva as crianças a contarem historias para os colegas.
- Construir sequencia de historias apartir de determinado ponto.
- Identificar títulos de historias.
- Descrever cenários e personagens .
-Realizar leituras visuais através de gravuras.
-Resgatar a importância do contar historias, no contexto familiar.
- Aprender valores.
- Desenvolver o senso critico e a criatividade.
- Valorizar o conto as contos de fadas, considerando-os parte da tradição dos povos.
5-Conteúdo
- Contação de História
- Exploração das Histórias
- Personagens das Histórias
- Dramatização da História conhecidas
-Cinema
- Sacola da literatura
-Fantoches.
6- Disciplinas Envolvidas:
- Linguagem
- Matemática
-Ciências
-Artes
-Educacao Física
- Geografia.
7- Metodologia
- Leitura diária de contos defada e fabulas criando Situacoes de fantasia e encantamentos;
- Exploração oral dos contos.
- Listagem oral das histórias preferidas;
- Reconhecimento de títulos das histórias e nomes de alguns personagens.
- Elaboração de um novo final, diferente do original;
-Reprodução de histórias ouvidas com fantoches;
-Construção de uma televisão feita com caixa para apresentação das historias no cineminha.
- Sacola da literatura onde as crianças levam para casa e no outro dia escolhe uma história para contar aos colegas.
- Dramatizacao bde historia conhecidas, aonde as crianças sejam os personagens;
- Desenhos, pintura, mascaras sobre as historias;
- Montagem de um espaço na sala d aula com diversos livros para manuseio das crianças ( cantinho da leitura).
- História em CD e DVD um espaço na sala como um cinema com pipocas.
8- Cronograma
Mês de Abril
Duracao : 10 dias
Demos ênfase a esse tema durante dez dias, mas ele se estende o ano todo por ser um tema relevante as crianças de ed. Infantil.
9- Recursos
- massa de modelar
- livros de literatura
-fantoches
-CDs e DVDs
- Video
- Radio
- Digital
- Cartolina
-Folhas de Oficio
- Tesoura
- Lapis de cor
- Tinta guache
- Caderno
- Pinceis.
10-- Conclusão.
Através da literatura infantil a criança familiariza-se com os livros, despertando nelas o hábito e o interesse pela leitura.
Sendo assim a literatura é um dos caminhos mais valiosos que leva a criança a desenvolver a sua imaginação, criatividade e a lidar com suas emoções e sentimentos e forma prazerosa e significativa, proporcionando o aprendizado nas diversas áreas do conhecimento.
11- Avaliação
A avaliação será continua no decorrer da, pratica desde projeto, através da colaboração, criatividade e participação, ativa de cada criança em todos os momentos, possibilitando assim , a formação de sujeito critico , autônomos e cooperativos.
12- Referencias Bibliográficas.
ABRAMOUICH, F. Literatura inf:
Gostpsuras e Bobices.5 ano Ed. São Paulo Scipione, 1945.
BRASIL, Secretaria de Educacao Fundamental.Parâmetro Curriculares Nacional: Língua Portuguesa. Brasília Ed. Brasília, 2001.
FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não:cartas a quem ousa ensinar. São Paulo:Olho D ´água, 1997.
TODOLIVRO, Distribuidores. Os mais belos contos clássicos. Ed Brasileitura.
ZILMERMAN, Regina. A Literatura infantil na escola. São Paulo, 1981, 2 ano ed.Ed Global.
Nenhum comentário:
Postar um comentário