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quinta-feira, 9 de maio de 2013

Projeto de Leitura na escola

Escola de E. B. Prof. Custódio de Campos – Municipalizada de 1° ao 5° ano.
Diretora: Lenita M. Foppa Mariani.
Professoras responsáveis pelo projeto: Seliane V. de Oliveira e Ivania Seghetto.
Turmas: 5° ano, matutino e vespertino.
Número de alunos: 51
                   
Projeto de leitura na escola

 JUSTIFICATIVA
Percebemos que a realidade atual vem afastando cada vez mais nossos educandos do ato de ler. Aspectos como computadores, videogames, TV, o acesso restrito a leitura no núcleo familiar, e a falta de incentivo, têm ocasionado pouco interesse para leitura e por consequência dificuldades marcantes que sentimos na escola.
Faz-se necessário então, que a escola busque resgatar o valor da leitura, como ato de prazer e requisito para emancipação social e promoção da cidadania, visando desse modo, contribuir com a melhoria do nível de leitura dos alunos, além de possibilitar a ampliação da interpretação e do raciocínio. Pois sabemos que, é na exploração da fantasia e da imaginação, por meio da leitura que se instiga a criatividade e se fortalece a interação entre o leitor e o texto.  
A leitura nunca se fez tão necessária nos bancos escolares como é atualmente. De um lado há o aumento nas fontes de pesquisa e uma crescente preferência pelo construtivismo. De outro lado, vemos a grande dificuldade de nossos alunos em compreender questões eliminatórias no vestibular onde só se obtêm êxito quem tiver por hábito se atualizar através de jornais, revistas e livros.
Através da leitura o ser humano consegue se transportar para o desconhecido, explorá-lo, decifrar os sentimentos e emoções que o cercam e acrescentar vida ao sabor da existência. Pode então, vivenciar experiências que propiciem e solidifiquem os conhecimentos significativos de seu processo de aprendizagem.
Neste sentido pensamos ser dever, de nós educadores e de nossa instituição de ensino propiciar aos nossos educandos momentos que possam despertar neles o gosto pela leitura, o amor ao livro, à consciência da importância de se adquirir o hábito de ler. O aluno deve perceber que a leitura é o instrumento chave para alcançar as competências necessárias a uma vida de qualidade, produtiva e com realização.
O Projeto compreende a leitura como uma prática social, uma interação entre leitor e texto, em que instigado pelo que lê, o leitor produz sentidos, dialoga com o texto, com os intertextos e com o contexto, ativando o seu conhecimento interno.
Pois, sabemos que, do hábito de leitura dependem outros elos no processo de educação. Sem ler, o aluno não sabe pesquisar, resumir, resgatar a ideia principal do texto, analisar, criticar, julgar, posicionar-se. Daí a nossa certeza que este projeto contará com o apoio de todos os professores, independente da disciplina que lecionam, pois a equipe docente tem plena consciência de que o aluno deve ter o domínio sobre a língua oral e escrita, tendo em vista sua autonomia e participação social.
Assim estimulando a leitura, faremos com que nossos alunos, compreendam melhor o que estão aprendendo na escola, e o que acontece no mundo em geral, entregando a eles um horizonte totalmente novo.

2. OBJETIVOS

- Despertar para o hábito da leitura através da utilização de uma aula semanal para a leitura em sala de aula, com material diversificado, prazeroso e emprestado na biblioteca da escola, de porte dos próprios alunos ou fornecido pelos professores;
- Promover o desenvolvimento do vocabulário, favorecendo a estabilização de formas ortográficas;
- Estimular o desejo de novas leituras, através de trabalhos como, contação de história realizados pelos professores e pelos próprios alunos;
- Possibilitar produções orais, escritas e em outras linguagens;
- Proporcionar ao indivíduo através da leitura, a oportunidade de alargamento dos horizontes pessoais e culturais, garantindo a sua formação crítica e emancipadora.

3. METODOLOGIA: PLANO DE AÇÃO

Iniciar o dia da leitura na escola, através de algumas ações de motivação sobre a importância da leitura. O cronograma para o dia de leitura é pré-definido pela equipe pedagógica juntamente com os professores e repassado aos alunos, ocorrendo semanalmente. Os alunos serão incentivados a trazerem material do seu interesse para leitura neste dia, ou encaminhados à biblioteca para a escolha de um livro, nesta semana onde foi trabalhada mais, a produção de atividades por meio da leitura a cada dia foi preparado um material diversificado pelas professoras.
Em comemoração ao dia do livro, e pra completar as atividades já iniciadas nesta respectiva data, iniciamos a semana com o seguinte cronograma:
- Na segunda-feira a coordenadora pedagógica reuniu as turmas para trabalhar sobre a importância da leitura com uma breve palestra no data show.
- Na terça-feira os alunos assistiram ao filme Matilda, onde logo após realizaram um debate sobre o tema, partindo para o desenvolvimento de folder informativo sobre o tema, no laboratório de informática.
- Na quarta-feira, foi realizada a contação de história, pelas professoras “A Verdadeira História dos Três Porquinhos”, onde logo em seguida os alunos foram motivados a realizarem a produção textual e teatral de uma nova versão dessa história, a qual foi apresentada para os demais na sala de aula.
- Na quinta-feira os alunos tiveram a oportunidade na aula de leitura, estarem escolhendo um livro de seu interesse na “mala da leitura” (a qual faz parte do projeto, desenvolvido na escola como incentivo a leitura).
- Na sexta-feira foi realizado um momento para os educandos, participarem do baú das adivinhas e a casinha dos gêneros textuais, os quais também são trabalhados em todas as turmas do 1° ao 5° ano, neste momento os mesmos trabalharam em equipes nos espaços dentro da sala de aula e, na área coberta da escola.
Além disso, serão realizados momentos de palestras para os alunos, com Profissionais capacitados, visando uma maior conscientização sobre a importância da leitura.
Foram também confeccionados pelos alunos, durante as aulas de Artes ilustrações de frases para divulgar o projeto de leitura pelas dependências da Escola.
Sugestões de trabalhos complementares:
Seminários de leitura,
Passaporte de leitura,
Correio.

4. RECURSOS

Recursos humanos: disponibilizaremos para a realização do plano de ação a participação ativa dos alunos, da colaboração da direção e de toda a equipe pedagógica.
Recursos materiais: textos diversos, livros, revistas, jornais, periódicos, cartolina, papel sulfite, pincel atômico, etc..

5. CRONOGRAMA

O Projeto de Leitura teve início na semana do dia 22 á 26 de abril, sendo que as aulas de leitura além da realização do mesmo continuam sendo desenvolvidos até dezembro de 2013, referente às aulas de leitura, vale frisar que, há uma aula semanal, sempre intercalada para que não seja interferido nas disciplinas, ocorrendo sempre na mesma, bem como em seus conteúdos, a qual é realizada por todas as turmas da unidade escolar.

6. Referências Bibliográficas
Projeto Político Pedagógico da E. E. B. Prof. Custódio de Campos.
CADEMARTORI, L. O que é literatura infantil? 6 ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.
SCIESZKA, Jon. O diário do lobo. 1 ed. 32 pág.



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