PROJETO: A LEITURA COMEÇA NA ESCOLA
1. IDENTIFICAÇÃO
Escola Básica Municipal Dom Dosco E CEIM Mário Ferrazzo
Xaxim -SC
Turmas;
Berçário, Educação Infantil, 4° ano e 8° série.
Professoras:
Clecy Bertollo, Cleusa Gaspari, Daiane Candaten e Janete Baggio.
2.
PROBLEMÁTICA
O crescimento tecnológico vem
afastando gradativamente os estudantes dos livros. Percebe-se que o computador,
os videogames, a televisão, entre outros, estão sendo prioridade na vida das
crianças e adolescentes e isso tem feito com que nossos educandos leem cada vez
menos. Isso consequentemente gera dificuldades na aprendizagem, onde o
vocabulário está precário, com erros ortográficos, produções deixando a desejar
e os conhecimentos escolares ficando em segundo plano.
É necessário que a escola incentive
cada vez mais a leitura, pois através dela é possível transpor o desconhecido,
imaginar lugares, situações, criar personagens.
Para aprender
a escrever, é necessário ter acesso à diversidade de textos escritos,
testemunhar a utilização que se faz da escrita em diferentes circunstâncias,
defrontar-se com as reais questões que a escrita coloca a quem se propõe
produzi-la, arriscar-se a fazer como consegue e receber ajuda de quem já sabe
escrever. (PCN, 1997, p. 66-67).
Podemos conhecer a
história dos antepassados e deixar a nossa história para os nossos descendentes,
viver experiências, construir conhecimentos. Segundo Geraldi (1995), o começo
para o exercício da escrita se dará pela leitura, interpretação e discussão de
textos.
3.
JUSTIFICATIVA
Justifica-se este projeto com o
intuito de propiciar para os educandos o despertar para a leitura, o amor aos
livros, à importância do hábito de ler. O estudante deve perceber que através
da leitura dependem os demais atos da educação: pesquisar, analisar, criticar,
posicionar-se e escrever com qualidade. Por isso, a importância de se trabalhar
o projeto de leitura de forma interdisciplinar.
4.
OBJETIVO GERAL
Promover o envolvimento da
comunidade escolar para a construção e desenvolvimento de ações que
proporcionem o resgate da leitura pelo prazer de ler, incentivando o
desenvolvimento dos processos da comunicação, da criatividade e da imaginação
através do debate sobre o lido, da contação de história, dramatizações e da
produção literária.
4.1 OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
- Estimular a leitura;
- Proporcionar atividades lúdicas através da leitura;
- Propiciar produtores de textos, teatros e dramatizações através da leitura começando pela Educação Infantil;
- Estimular o gosto pela leitura vivenciando emoções, fantasias e imaginações, compreendendo que escreve-se para que alguém leia;
- Desenvolver as capacidades das habilidades linguísticas: falar, ouvir, ler e escrever;
- Permitir que a linguagem seja um fator interativo, ampliando o repertório dos que leem;
- Propor situações de práticas leitoras com os diferentes tipos e gêneros textuais;
- Aproximar os alunos do universo escrito e dos portadores de escrita (livros, revistas, jornais...)
- Aguçar a criatividade do educando;
- Desenvolver o vocabulário;
- Estimular o desejo de novas leituras;
- Possibilitar produções orais, escritas e em outras linguagens:
- Proporcionar ao indivíduo através da leitura, a oportunidade de alargamento dos horizontes pessoais e culturais, garantindo a sua formação crítica e emancipadora.
- Ampliar situações de leitura, de pequenas histórias infantis, despertando assim o gosto pela mesma;
- Valorizar a leitura como fonte de prazer e entretenimento.
5. DISCIPLINAS ENVOLVIDAS
Ø
Artes;
Ø
Educação Física;
Ø
Ensino Religioso;
Ø
Geografia;
Ø
História,
Ø
Inglês;
Ø
Língua Portuguesa;
Ø
Matemática;
§
Educação Infantil;
§
Maternal;
6. METODOLOGIA:
PLANO DE AÇÃO
Encontro com os educadores para tomada
de decisões sobre o projeto e incluindo sugestões. Iniciou o dia da leitura na
escola no dia 18 de abril (dia do livro), através de algumas ações de motivação
sobre a importância da leitura. Os estudantes foram incentivados a trazerem
material do seu interesse para leitura neste dia. Ao mesmo tempo, os
professores oferecereram aos alunos, gêneros de leituras variados: poesia,
piada, contos, literatura infanto-juvenil, histórias em quadrinhos, artigos
informativos, etc e/ou dirigir a aula de leitura a um tema específico.
Na disciplina de Língua Portuguesa, construiu-se
produções de texto a respeito de debates realizados a partir da aula de
leitura. Os educandos do 6º e 7º anos ensaiaram
e dramatizaram a história da “Margarida friorenta” e também a contação da “verdadeira
história dos três porquinhos”, onde estas duas apresentações foram assistidas
pelas demais turmas da escola, em forma de oficinas. Realizado
pela Prof. Cláudia.
Na disciplina de Educação Física, os
estudantes de 3º e 4º anos realizaram a aula de leitura na quadra de esportes,
ao final abriu-se um pequeno espaço para que os alunos falassem sobre o que foi
lido. Com as turmas de Educação Infantil,
1º e 2º anos, realizou-se a contação da história dos “Três Porquinhos”. Na aula
seguinte finalizou-se a construção das casinhas e posteriormente a dramatização
da mesma pelos educandos.
Na disciplina de Inglês os alunos da
8° 82 leram várias histórias do escritor Monteiro Lobato, para posteriormente
ser eleita uma, a qual seria apresentada para o restante dos alunos da escola
em forma de teatro. A história escolhida pelos educando foi: “A Pílula Falante
do DR. Caramujo”. Após algumas adaptações e personagens escolhidos iniciou o
processo de ensaios. No dia 30 do mês de abril, os alunos da oitava série
então, apresentaram o teatro as demais turmas da Escola Dom Bosco no período
matutino, os alunos adoraram a apresentação, principalmente os menores.
Para dar ênfase a contação de
histórias na Educação Infantil, a Professora Cleusa convidou os alunos da
Professora Silvana para participarem, atividade essa a qual todos os educandos
se envolveram com alegria e satisfação.
No CEIM Emília Ferazzo também
aconteceram contações de histórias as quais foram envolvidas as crianças do
Berçário e da Educação Infantil I, juntamente com as Professoras Francieli,
Cristiane e Marília.
7.
RECURSOS
Recursos humanos: disponibilizamos
para a realização do plano de ação a participação ativa dos alunos, da
colaboração da direção e de toda a equipe pedagógica e educadores. Recursos materiais: textos diversos, livros,
revistas, jornais, periódicos, cartolina, papel sulfite, pincel atômico, cola,
tesoura, palha, madeira, tinta, giz de cera, canetinhas, câmera digital,
coleções Monteiro Lobato (acervo da escola), fantasias dos personagens do Sítio
do Pica-Pau Amarelo, estas fornecidas pelo CEACA.
8. CRONOGRAMA
O Projeto de Leitura na Escola
Básica municipal Dom Bosco iniciará no dia do livro onde durante toda a semana acontecerá atividades programadas nas mais
diversas disciplinas e turmas. O mesmo
efetuar-se-á até novembro do corrente ano, sendo uma aula de leitura mensal,
sempre intercalada para que não seja interferido nas disciplinas, bem como em
seus conteúdos.
9.
AVALIAÇÃO E RESULTADOS
As
aulas de leitura deste mês de abril entraram para história da escola Dom Bosco,
foram atividades relacionadas à leitura desenvolvidas por todos educadores e
com todos os educandos, deste a educação infantil até as séries finais. Os
educandos tiveram novas experiências com o tema proposto pela escola, e
demonstram muito interesse, não somente lendo, mas ouvindo, encenando e produzindo. Acreditamos que essas
atividades não foram importantes somente para os alunos, mas para nós
professores também, é um momento em que nos aproximamos mais dos nossos alunos,
ouvimos suas histórias compartilhamos conhecimentos e nos conhecemos melhor.
Foram dias de magia da escola, no qual vários personagens da literatura
infantil e infanto junevil estavam a solta, trazendo alegria e diversão.
Este
projeto espera despertar o gosto pela leitura, e também o hábito de ler, não
somente na escola, como também despertar o gosto por outros gêneros de
leituras, não somente livros, que este bom hábito se estenda a leitura de
jornais, revistas e quaisquer outras fontes de conhecimento.
10. REFERENCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
GERALDI,
João Wanderley. Portos de passagem. São Paulo: Martins Fontes, 1995.
Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros
curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais.
Brasília: MEC/SEF, 1997.
ANEXOS:
FOTOS 8° SÉRIE 82
FOTOS EDUCAÇÃO INFANTIL
Nenhum comentário:
Postar um comentário