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quinta-feira, 9 de maio de 2013

PROJETO: A LEITURA COMEÇA NA ESCOLA


PROJETO: A LEITURA COMEÇA NA ESCOLA


1.      IDENTIFICAÇÃO

      Escola Básica Municipal Dom Dosco E CEIM Mário Ferrazzo
       Xaxim -SC
   Turmas; Berçário, Educação Infantil, 4° ano e 8° série.
   Professoras: Clecy Bertollo, Cleusa Gaspari, Daiane Candaten e Janete Baggio.
     
2. PROBLEMÁTICA              

            O crescimento tecnológico vem afastando gradativamente os estudantes dos livros. Percebe-se que o computador, os videogames, a televisão, entre outros, estão sendo prioridade na vida das crianças e adolescentes e isso tem feito com que nossos educandos leem cada vez menos. Isso consequentemente gera dificuldades na aprendizagem, onde o vocabulário está precário, com erros ortográficos, produções deixando a desejar e os conhecimentos escolares ficando em segundo plano.
            É necessário que a escola incentive cada vez mais a leitura, pois através dela é possível transpor o desconhecido, imaginar lugares, situações, criar personagens.

Para aprender a escrever, é necessário ter acesso à diversidade de textos escritos, testemunhar a utilização que se faz da escrita em diferentes circunstâncias, defrontar-se com as reais questões que a escrita coloca a quem se propõe produzi-la, arriscar-se a fazer como consegue e receber ajuda de quem já sabe escrever. (PCN, 1997, p. 66-67).

Podemos conhecer a história dos antepassados e deixar a nossa história para os nossos descendentes, viver experiências, construir conhecimentos. Segundo Geraldi (1995), o começo para o exercício da escrita se dará pela leitura, interpretação e discussão de textos.

3.      JUSTIFICATIVA

            Justifica-se este projeto com o intuito de propiciar para os educandos o despertar para a leitura, o amor aos livros, à importância do hábito de ler. O estudante deve perceber que através da leitura dependem os demais atos da educação: pesquisar, analisar, criticar, posicionar-se e escrever com qualidade. Por isso, a importância de se trabalhar o projeto de leitura de forma interdisciplinar.           


4.      OBJETIVO GERAL

            Promover o envolvimento da comunidade escolar para a construção e desenvolvimento de ações que proporcionem o resgate da leitura pelo prazer de ler, incentivando o desenvolvimento dos processos da comunicação, da criatividade e da imaginação através do debate sobre o lido, da contação de história, dramatizações e da produção literária.


4.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS







  • Estimular a leitura;
  • Proporcionar atividades lúdicas através da leitura;
  • Propiciar produtores de textos, teatros e dramatizações através da leitura começando pela Educação Infantil;
  • Estimular o gosto pela leitura vivenciando emoções, fantasias e imaginações, compreendendo que escreve-se para que alguém leia;
  • Desenvolver as capacidades das habilidades linguísticas: falar, ouvir, ler e escrever;
  • Permitir que a linguagem seja um fator interativo, ampliando o repertório dos que leem;
  • Propor situações de práticas leitoras com os diferentes tipos e gêneros textuais;
  • Aproximar os alunos do universo escrito e dos portadores de escrita (livros, revistas, jornais...)
  • Aguçar a criatividade do educando;
  • Desenvolver o vocabulário;
  • Estimular o desejo de novas leituras;
  • Possibilitar produções orais, escritas e em outras linguagens:
  • Proporcionar ao indivíduo através da leitura, a oportunidade de alargamento dos horizontes pessoais e culturais, garantindo a sua formação crítica e emancipadora.
  • Ampliar situações de leitura, de pequenas histórias infantis, despertando assim o gosto pela mesma;
  • Valorizar a leitura como fonte de prazer e entretenimento.
5.      DISCIPLINAS ENVOLVIDAS


Ø  Artes;
Ø  Educação Física;
Ø  Ensino Religioso;
Ø  Geografia;
Ø  História,
Ø  Inglês;
Ø  Língua Portuguesa;
Ø  Matemática;

§  Educação Infantil;
§  Maternal;

6.      METODOLOGIA: PLANO DE AÇÃO
           
            Encontro com os educadores para tomada de decisões sobre o projeto e incluindo sugestões. Iniciou o dia da leitura na escola no dia 18 de abril (dia do livro), através de algumas ações de motivação sobre a importância da leitura. Os estudantes foram incentivados a trazerem material do seu interesse para leitura neste dia. Ao mesmo tempo, os professores  oferecereram aos alunos, gêneros de leituras variados: poesia, piada, contos, literatura infanto-juvenil, histórias em quadrinhos, artigos informativos, etc e/ou dirigir a aula de leitura a um tema específico.
            Na disciplina de Língua Portuguesa, construiu-se produções de texto a respeito de debates realizados a partir da aula de leitura.  Os educandos do 6º e 7º anos ensaiaram e dramatizaram a história da “Margarida friorenta” e também a contação da “verdadeira história dos três porquinhos”, onde estas duas apresentações foram assistidas pelas demais turmas da escola, em forma de oficinas. Realizado pela Prof. Cláudia.
            Na disciplina de Educação Física, os estudantes de 3º e 4º anos realizaram a aula de leitura na quadra de esportes, ao final abriu-se um pequeno espaço para que os alunos falassem sobre o que foi lido.  Com as turmas de Educação Infantil, 1º e 2º anos, realizou-se a contação da história dos “Três Porquinhos”. Na aula seguinte finalizou-se a construção das casinhas e posteriormente a dramatização da mesma pelos educandos.
            Na disciplina de Inglês os alunos da 8° 82 leram várias histórias do escritor Monteiro Lobato, para posteriormente ser eleita uma, a qual seria apresentada para o restante dos alunos da escola em forma de teatro. A história escolhida pelos educando foi: “A Pílula Falante do DR. Caramujo”. Após algumas adaptações e personagens escolhidos iniciou o processo de ensaios. No dia 30 do mês de abril, os alunos da oitava série então, apresentaram o teatro as demais turmas da Escola Dom Bosco no período matutino, os alunos adoraram a apresentação, principalmente os menores.
            Para dar ênfase a contação de histórias na Educação Infantil, a Professora Cleusa convidou os alunos da Professora Silvana para participarem, atividade essa a qual todos os educandos se envolveram com alegria e satisfação.
            No CEIM Emília Ferazzo também aconteceram contações de histórias as quais foram envolvidas as crianças do Berçário e da Educação Infantil I, juntamente com as Professoras Francieli, Cristiane e Marília.

7.      RECURSOS

            Recursos humanos: disponibilizamos para a realização do plano de ação a participação ativa dos alunos, da colaboração da direção e de toda a equipe pedagógica e educadores.  Recursos materiais: textos diversos, livros, revistas, jornais, periódicos, cartolina, papel sulfite, pincel atômico, cola, tesoura, palha, madeira, tinta, giz de cera, canetinhas, câmera digital, coleções Monteiro Lobato (acervo da escola), fantasias dos personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo, estas fornecidas pelo CEACA.

8.  CRONOGRAMA

            O Projeto de Leitura na Escola Básica municipal Dom Bosco iniciará no dia do livro onde durante toda a semana acontecerá atividades programadas nas mais diversas disciplinas e turmas.  O mesmo efetuar-se-á até novembro do corrente ano, sendo uma aula de leitura mensal, sempre intercalada para que não seja interferido nas disciplinas, bem como em seus conteúdos.

9.     AVALIAÇÃO E RESULTADOS

            As aulas de leitura deste mês de abril entraram para história da escola Dom Bosco, foram atividades relacionadas à leitura desenvolvidas por todos educadores e com todos os educandos, deste a educação infantil até as séries finais. Os educandos tiveram novas experiências com o tema proposto pela escola, e demonstram muito interesse, não somente lendo, mas ouvindo, encenando  e produzindo. Acreditamos que essas atividades não foram importantes somente para os alunos, mas para nós professores também, é um momento em que nos aproximamos mais dos nossos alunos, ouvimos suas histórias compartilhamos conhecimentos e nos conhecemos melhor. Foram dias de magia da escola, no qual vários personagens da literatura infantil e infanto junevil estavam a solta, trazendo alegria e diversão.
            Este projeto espera despertar o gosto pela leitura, e também o hábito de ler, não somente na escola, como também despertar o gosto por outros gêneros de leituras, não somente livros, que este bom hábito se estenda a leitura de jornais, revistas e quaisquer outras fontes de conhecimento.


10. REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

GERALDI, João Wanderley. Portos de passagem. São Paulo: Martins Fontes, 1995.

Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997.

ANEXOS:

Fotos do 4° ano e Educação Infantil I e II.


           
FOTOS 8° SÉRIE 82







FOTOS EDUCAÇÃO INFANTIL





            FOTOS BERÇÁRIO E EDUCAÇÃO INFANTIL I








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