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segunda-feira, 31 de março de 2014

A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento.


Cada vez mais ouvimos falar sobre os baixos índices de leitura dos alunos, o tempo que é dedicado a aprender estende-se, história pessoal e social, ampliando a educação obrigatória levando a muitos a organizar sistemas de aprendizado informal. Cada vez se aprende mais e cada vez se fracassa mais na tentativa de aprender, que as mesmas aprendam de outra maneira, uma nova cultura de gerir e capturar o conhecimento.
As tecnologias da informação estão criando novas formas de adquirir conhecimento, novas formas de alfabetização, literária, gráfica, informática, cientifica. Qualquer pessoa informaticamente alfabetizada pode criar sua própria pagina na web e divulgar suas ideias e acessar a de outras pessoas.
A escola já não proporciona toda a informação desejada, bom é formar alunos para terem acesso as informações para uma sociedade aberta e democrática. Mudar a forma de aprender dos alunos requer também mudar as formas de ensinar do professor. A nova cultura de aprendizagem exige um novo perfil novas funções que so tornarão possíveis se houver mudança de mentalidade, o acesso a esse conhecimento não é fácil como mostram as crises permanentes vividas nos sistemas educacionais de informatização.
Quem não pode ter acesso as múltiplas formas culturais de representação simbólica, numéricas, artísticas, cientificas, gráficas está socialmente e economicamente empobrecido. Para converter esse sistema culturais de aprendizado para sistemas de informatização, esse é um desafio a ser enfrentado por nossos sistemas educacionais nas próximas décadas.

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