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segunda-feira, 31 de março de 2014

A sociedade da aprendizagem e o conhecimento desafio de converter informação em conhecimento

Crescente que conduz a um paradoxo cada vez se aprende mais e cada vez se fracassa mais na tentativa de prendê-la.   Que professor, aluno ou simplesmente pai ou mãe nunca disse ou ouviu dizer Vivemos em uma sociedade da aprendizagem, na qual aprender constituir uma exigência social que os alunos sabem cada vez  menos , que estão menos preparados ? Quem nunca  se deparou com estatísticas preocupantes sobre os baixos índices  de leitura e de aprendizagem dos alunos contudo, ao mesmo tempo em que esse fracasso escolar cresce assustadoramente , também podemos afirmar que o tempo dedicado a aprender estende-se e prolonga-se cada vez mais na historia pessoal e social ,ampliando a educação obrigatória ,impondo uma aprendizagem ao longo de toda a vida , inclusive , levando a que muitos espaços de ócio sejam dedicados a organizar sistemas de aprendizagem informal .
Uma sociedade na qual aprender constitui não apenas uma exigência social crescente que conduz ao seguinte paradoxo; cada vez se aprende mais e cada vez se fracassa  mais na tentativa de aprender ,como também uma via indispensável para o desenvolvimento pessoal , cultural e mesmo econômico dos cidadãos .Demandas crescentes de aprendizagem produzem no contexto de uma suposta sociedade do conhecimento ,  que não apenas exige que mais pessoas aprendam cada vez mais coisas , mas que as prendam de outra maneira ,no âmbito de uma nova cultura de aprendizagem ,as tecnologia da informação estão criando novas formas de distribuir socialmente o conhecimento , que estamos apenas começando a vislumbrar, mas que seguramente, tornam necessárias novas formas de alfabetização(literária ,gráfica ,informática ,cientifica. )  Elas estão criando uma nova cultura da aprendizagem ,que a escola não pode –ou pelo menos não deve ignorar .
Hoje, qualquer pessoa informaticamente alfabetizada pode criar sua própria pagina web  e divulgar suas ideias ou acessar as de outros .Graças  a essas tecnologia da informação , a escola em nossa sociedade , já não é a primeira fonte de conhecimento  para os alunos e, as vezes , nem  mesmo a principal , em muitos âmbitos .formar cidadãos para uma sociedade aberta e democracia  , para aquilo que  Morin (2001) chama de democracia cognitiva e, mais ainda ,forma-los para abrir e democratizar a sociedade requer dota-los de capacidades de aprendizagem . Vivemos em uma sociedade da informação que só se converte em uma verdadeira sociedade do conhecimento para alguns, aqueles que puderem ter acesso as capacidades que permitem desentranhar e ordenar essa informação (pozo,2003) .Vivemos na era da incerteza na qual mais do que aprender verdades estabelecida e indiscutíveis e necessário aprender a conviver com a diversidades de perspectivas.

Não cabe mais educação proporcionar aos alunos conhecimentos como se fossem verdades acabadas; ao contrario, ela deve ajudá-los a construir seu próprio ponto de vista ,os cidadãos precisarão dominar  dentro de 10 ou 15 anos para poder enfrentar as demandas sociais que lhe sejam colocadas .Sistema educacional não pode formar especificamente para cada uma 

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