Crescente que conduz a um paradoxo cada vez se aprende mais
e cada vez se fracassa mais na tentativa de prendê-la. Que professor, aluno ou simplesmente pai ou
mãe nunca disse ou ouviu dizer Vivemos em uma sociedade da aprendizagem, na
qual aprender constituir uma exigência social que os alunos sabem cada vez menos , que estão menos preparados ? Quem
nunca se deparou com estatísticas
preocupantes sobre os baixos índices de
leitura e de aprendizagem dos alunos contudo, ao mesmo tempo em que esse
fracasso escolar cresce assustadoramente , também podemos afirmar que o tempo
dedicado a aprender estende-se e prolonga-se cada vez mais na historia pessoal
e social ,ampliando a educação obrigatória ,impondo uma aprendizagem ao longo
de toda a vida , inclusive , levando a que muitos espaços de ócio sejam
dedicados a organizar sistemas de aprendizagem informal .
Uma sociedade na qual aprender constitui não apenas uma exigência
social crescente que conduz ao seguinte paradoxo; cada vez se aprende mais e
cada vez se fracassa mais na tentativa
de aprender ,como também uma via indispensável para o desenvolvimento pessoal ,
cultural e mesmo econômico dos cidadãos .Demandas crescentes de aprendizagem
produzem no contexto de uma suposta sociedade do conhecimento , que não apenas exige que mais pessoas
aprendam cada vez mais coisas , mas que as prendam de outra maneira ,no âmbito
de uma nova cultura de aprendizagem ,as tecnologia da informação estão criando
novas formas de distribuir socialmente o conhecimento , que estamos apenas
começando a vislumbrar, mas que seguramente, tornam necessárias novas formas de
alfabetização(literária ,gráfica ,informática ,cientifica. ) Elas estão criando uma nova cultura da
aprendizagem ,que a escola não pode –ou pelo menos não deve ignorar .
Hoje, qualquer pessoa informaticamente alfabetizada pode
criar sua própria pagina web e divulgar
suas ideias ou acessar as de outros .Graças
a essas tecnologia da informação , a escola em nossa sociedade , já não
é a primeira fonte de conhecimento para
os alunos e, as vezes , nem mesmo a
principal , em muitos âmbitos .formar cidadãos para uma sociedade aberta e
democracia , para aquilo que Morin (2001) chama de democracia cognitiva e,
mais ainda ,forma-los para abrir e democratizar a sociedade requer dota-los de
capacidades de aprendizagem . Vivemos em uma sociedade da informação que só se
converte em uma verdadeira sociedade do conhecimento para alguns, aqueles que
puderem ter acesso as capacidades que permitem desentranhar e ordenar essa
informação (pozo,2003) .Vivemos na era da incerteza na qual mais do que
aprender verdades estabelecida e indiscutíveis e necessário aprender a conviver
com a diversidades de perspectivas.
Não cabe mais educação proporcionar aos alunos conhecimentos
como se fossem verdades acabadas; ao contrario, ela deve ajudá-los a construir
seu próprio ponto de vista ,os cidadãos precisarão dominar dentro de 10 ou 15 anos para poder enfrentar
as demandas sociais que lhe sejam colocadas .Sistema educacional não pode
formar especificamente para cada uma
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