Páginas

segunda-feira, 31 de março de 2014

O desafio de converter informações em conhecimento.


Nossa sociedade atual se caracteriza pela rapidez e abrangência de informações, a realidade do mundo na atualidade requer um novo perfil de profissional e de cidadão que coloca para a escola novos desafios. Encontramos no cotidiano situações que demandam o uso de novas tecnologias e que provocam transformações na nossa maneira de pensar e de nos relacionar com as pessoas com os objetos e com o mundo ao redor. Se realmente acreditamos que é possível um outro mundo, e temos de acretitar nisso para desejá-lo é preciso investir no conhecimento e seguramente na aprendizagem.
Graças a essa tecnologia da informação, a escola, em nossa sociedade, já não é a primeira fonte de conhecimento para os alunos e ás vezes nem mesmo a principal, em muitos âmbitos. As informativas reservadas à escola hoje são muito poucas, dado que a escola já não pode proporcionar toda a informação relevante, porque esta é muito mais volátil e flexível que a própria escola, oque se pode fazer é formar os alunos para terem acesso e darem sentido à informação, proporcionando-lhes capacidades de aprendizagem que lhes permitam uma assimilação crítica da informação. Não cabe mais à educação proporcionar aos alunos conhecimentos como se fossem verades acabadas; ao contrário, ela deve ajudá-los a construir seu próprio ponto de vista, sua verdade particular a partir de tantas verdades parciais.Com tudo mudar as formas de aprender dos alunos requer também mudar as formas de ensinar de seus professores, este é o maior desafios a ser enfrentados por nossos sistemas educacionais nas próximas décadas.  




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário