Ensinar é organizar situações de aprendizagem,
favorecer o levantamento e a identificação de temas ou problemas de
investigação, discutir sua importância, possibilitar a articulação entre
diferentes pontos de vista, reconhecer distintos caminhos a seguir na busca de
sua compreensão ou solução, negociar redefinições, incentivar a busca de
distintas fontes de informações ou fornecer informações relevantes, favorecer a
elaboração de conteúdos e a formalização de conceitos que propiciem a
aprendizagem significativa.
Nesta perspectiva, a criação de ambientes de
aprendizagem, com a presença das tecnologias, significa utilizá-las para a
representação, a articulação entre pensamentos e a realização de ações que
podem ser depuradas e reformuladas com vistas a novos patamares de compreensão. Para isso, as interações entre os
alunos e entre os alunos e o professor são fundamentais para o processo de
ensino e de aprendizagem.
Na interação com os colegas, na troca de ideias,
experiências e reflexões viabilizadas presencialmente ou nos espaços virtuais
de comunicação permitem ao aluno fazer comparações, diferenciações,
estabelecendo novas relações e compreensões.
Na interação com o professor, o aluno sente que pode ser ouvido, questionado e também orientado para que o foco de suas vivências e análises possa potencializar a construção de conhecimento.
Na interação com o professor, o aluno sente que pode ser ouvido, questionado e também orientado para que o foco de suas vivências e análises possa potencializar a construção de conhecimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário