INTRODUÇÃO
A IMPORTÂNCIA DOS CONTOS INFANTIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Este presente artigo tem como objetivo principal mostrar a importância
da contação de histórias no centro de Educação Infantil. A contação de
histórias é uma arte, e muito importante no processo educativo. Ela favorece
situações ocorridas no dia a dia das crianças. No momento em que é contada uma
história é preciso respeitar as necessidades das crianças, onde se é possível dar
boas gargalhadas, como também sentir tristeza, insegurança, medo, onde o
professor deve saber respeitar esses momentos vividos pelas crianças no ato em
que é contada a história.
O
professor precisa despertar em suas crianças a fantasia e a imaginação, onde a
criança possa viajar num mundo encantador de contos de fadas, princesas, reis e
rainhas um mundo aonde cada mente infantil imagina de uma forma diferente.
TEMA
Pode-se perceber quanto é grande
a importância dos contos em nossos Centros de Educação Infantil. Sabendo que
contar histórias é uma das artes mais antigas, que de geração em geração ela é repassada através da voz materna e
pedagogos. Levando-nos a pensar os benefícios em que as histórias podem
auxiliar as nossas crianças.
O que provocará nas crianças reações
de amor e a beleza das histórias, imaginação no mundo da fantasia comparando
com a realidade, e ainda, as crianças fazem os seus comentários dando uma
sequencia aos fatos da história, e aprendem a ouvir o outro falar,
respeitando-o
O bom contador de histórias é
aquele que se prepara para contar a história, tê-la lido várias vezes antes de
conhece-las, mostrando o interesse e o gosto pela história, e a cada página o
contador vai variando o tom de voz de personagens, animais, e fazendo certo
Suspense para atrair os olhares e
a atenção das crianças.
Pretende-se,
contudo, verificar se os Centros de Educação Infantil adotam a literatura
infantil cada vez mais para sua melhor educação, e assim, na busca de um mundo
mais humanizado formem pessoas responsáveis e competentes pelos seus atos.
PROBLEMA
Quais os problemas
enfrentados pelos professores nos momentos em que são contadas as histórias infantis
no Cento de Educação Infantil Virginia Ribolli de Xaxim?
JUSTIFICATIVA
O PROFESSOR CONTADOR
O
contar histórias é uma arte, muito presente no processo educativo. Uma das
exigências para se contar histórias é primeiramente gostar de ler.
De acordo com (KRAEMER, 2008), ‘‘
O professor precisa procurar despertar a fantasia e a imaginação, criando um
espaço de encantamento que auxilie o desenvolvimento da criatividade e da
expressão. Deve ser dada a criança a oportunidade de sorrir, chorar,
divertir-se, admirar-se e espantar-se’’
Segundo (KRAEMER, 2008), “No ato
em que está sendo contada a história o professor deve transformar num momento
mágico, onde os personagens dos contos tornam-se reias para as mentes
infantis”.
Além de contar história se é
possível também criar um cenário para que está historia seja contada. Conforme
ROMÃO, (2013), vale a criatividade. Pratos de papel, papel alumínio,
cartolinas, latas, copos plásticos, embalagens diversas: qualquer objeto pode
ser transformado em cenário, compondo a paisagem e o cenário.
BOM LEITOR, BOM CONTADOR.
De acordo com MEGO(2013, p.37), ‘‘Um bom
leitor ´potencialmente um bom contador”. Ainda segundo MEGO (2013), a maneira
com que o professor contador se relaciona com o livro é transmitida para a
criança, seja ela de maneira positiva ou negativa.
Um dos fatores importantes é
também, poder a criança ter o contato com os livros, isso traz para elas o
prazer e a intimidade com o mundo literário e imaginário, e não adianta ter uma
linda biblioteca e nem sequer as crianças chegarem perto ´para observarem as
obras. MEGO (2013).
OBJETIVOS
·
Analisar a importância e a contribuição das
histórias infantis para o desenvolvimento de crianças que frequentam os centros
de Educação Infantil.
·
Descrever a relevância das histórias infantis
para aluno que frequentam a Educação Infantil.
·
Analisar as facilidades e dificuldades enfrentadas
pelos professores na hora da contação de histórias em sala de aula.
·
Verificar as estratégias e o procedimento metodológicos
utilizados para a contação de histórias infantis no Centro de Educação Infantil
Virginia Ribolli de Xaxim
O público alvo será os professores do
Centro de Educação Infantil Virginia Ribolli, da cidade de Xaxim-SC, onde será
observada a rotina e a realidade da contação de historia.
Atividades
1.
Em sua opinião qual é a importância da contação
de historia na educação infantil?
2.
O que a historia desperta na criança?
3.
Em sua opinião é necessário montar um cenário
diferente para atrai a atenção das crianças
Alunas : Gisele Aparecida Lucas e Bianca Aparecida Piana .
Nenhum comentário:
Postar um comentário