Páginas

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

A IMPORTÂNCIA DOS CONTOS INFANTIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

INTRODUÇÃO
A IMPORTÂNCIA DOS CONTOS INFANTIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Este presente artigo tem  como objetivo principal mostrar a importância da contação de histórias no centro de Educação Infantil. A contação de histórias é uma arte, e muito importante no processo educativo. Ela favorece situações ocorridas no dia a dia das crianças. No momento em que é contada uma história é preciso respeitar as necessidades das crianças, onde se é possível dar boas gargalhadas, como também sentir tristeza, insegurança, medo, onde o professor deve saber respeitar esses momentos vividos pelas crianças no ato em que é contada a história.
                O professor precisa despertar em suas crianças a fantasia e a imaginação, onde a criança possa viajar num mundo encantador de contos de fadas, princesas, reis e rainhas um mundo aonde cada mente infantil imagina de uma forma diferente.


TEMA
Pode-se perceber quanto é grande a importância dos contos em nossos Centros de Educação Infantil. Sabendo que contar histórias é uma das artes mais antigas, que de geração em geração  ela é repassada através da voz materna e pedagogos. Levando-nos a pensar os benefícios em que as histórias podem auxiliar as nossas crianças.
O que provocará nas crianças reações de amor e a beleza das histórias, imaginação no mundo da fantasia comparando com a realidade, e ainda, as crianças fazem os seus comentários dando uma sequencia aos fatos da história, e aprendem a ouvir o outro falar, respeitando-o
O bom contador de histórias é aquele que se prepara para contar a história, tê-la lido várias vezes antes de conhece-las, mostrando o interesse e o gosto pela história, e a cada página o contador vai variando o tom de voz de personagens, animais, e fazendo certo
Suspense para atrair os olhares e a atenção das crianças.
                Pretende-se, contudo, verificar se os Centros de Educação Infantil adotam a literatura infantil cada vez mais para sua melhor educação, e assim, na busca de um mundo mais humanizado formem pessoas responsáveis e competentes pelos seus atos.


PROBLEMA
                Quais os problemas enfrentados pelos professores nos momentos em que são contadas as histórias infantis no Cento de Educação Infantil Virginia Ribolli de Xaxim?


JUSTIFICATIVA
O PROFESSOR CONTADOR
                O contar histórias é uma arte, muito presente no processo educativo. Uma das exigências para se contar histórias é primeiramente gostar de ler.
De acordo com (KRAEMER, 2008), ‘‘ O professor precisa procurar despertar a fantasia e a imaginação, criando um espaço de encantamento que auxilie o desenvolvimento da criatividade e da expressão. Deve ser dada a criança a oportunidade de sorrir, chorar, divertir-se, admirar-se e espantar-se’’
Segundo (KRAEMER, 2008), “No ato em que está sendo contada a história o professor deve transformar num momento mágico, onde os personagens dos contos tornam-se reias para as mentes infantis”.
Além de contar história se é possível também criar um cenário para que está historia seja contada. Conforme ROMÃO, (2013), vale a criatividade. Pratos de papel, papel alumínio, cartolinas, latas, copos plásticos, embalagens diversas: qualquer objeto pode ser transformado em cenário, compondo a paisagem e o cenário.
BOM LEITOR, BOM CONTADOR.
 De acordo com MEGO(2013, p.37), ‘‘Um bom leitor ´potencialmente um bom contador”. Ainda segundo MEGO (2013), a maneira com que o professor contador se relaciona com o livro é transmitida para a criança, seja ela de maneira positiva ou negativa.
Um dos fatores importantes é também, poder a criança ter o contato com os livros, isso traz para elas o prazer e a intimidade com o mundo literário e imaginário, e não adianta ter uma linda biblioteca e nem sequer as crianças chegarem perto ´para observarem as obras. MEGO (2013).


OBJETIVOS
·         Analisar a importância e a contribuição das histórias infantis para o desenvolvimento de crianças que frequentam os centros de Educação Infantil.
·         Descrever a relevância das histórias infantis para aluno que frequentam a Educação Infantil.
·         Analisar as facilidades e dificuldades enfrentadas pelos professores na hora da contação de histórias em sala de aula.
·         Verificar as estratégias e o procedimento metodológicos utilizados para a contação de histórias infantis no Centro de Educação Infantil Virginia Ribolli de Xaxim

O público alvo será os professores do Centro de Educação Infantil Virginia Ribolli, da cidade de Xaxim-SC, onde será observada a rotina e a realidade da contação de historia.


Atividades
1.       Em sua opinião qual é a importância da contação de historia na educação infantil?
2.       O que a historia desperta na criança?
3.       Em sua opinião é necessário montar um cenário diferente para atrai a atenção das crianças




Alunas : Gisele Aparecida  Lucas  e  Bianca Aparecida  Piana .



Nenhum comentário:

Postar um comentário