INTRODUÇÃO:
Este projeto tem por objetivo apresentar a música e a musicalização
como elementos contribuintes para o desenvolvimento da inteligência e a
integração do ser. Explica como a musicalização pode contribuir com a
aprendizagem, traz algumas sugestões de atividades e analisa o papel da música
na educação.
Justificativa:
Não dá pra imaginar um mundo sem sons.
Se pararmos para analisar, quase todos os sons que ouvimos durante o nosso dia,
são como instrumentos musicais tocando alguma melodia: os pingos de uma
torneira, os trovões, a chuva, os pássaros e as cigarras cantando lá fora, o
arrastar de um chinelo ao andar, as ondas do mar explodindo na praia, galo
cantando no galinheiro, boi berrando no pasto e tantos outros.
Uma bela forma de
ensinar músicas para as crianças a partir de elementos e situações já
vivenciadas por elas podemos colocá-las em contato com todos os tipos de sons e
mostrar a elas como o mundo seria esquisito se não tivesse o despertador e o
telefone tocando, a música para cantar e até a fala que não teria razão de ser.
Fazer as crianças imitar com a boca, os sons dos objetos e do que estão ao seu
redor, faz com que ela tenha maior observação sobre o mundo em que vive e a
desenvolver desde cedo a sensibilidade para a música.
Este é o princípio de
tudo.
Publico
Alvo: Crianças.
ATIVIDADES:
2ª feira: Percepção auditiva (sons/ruídos).
Escurecer a sala apagar as luzes e
fechar as cortinas.
Deitar no chão (utilizando colchonetes
ou tapete) e ouvir diferentes sons/ruídos (Cd para relaxamento).
·
Barulho
de água/cachoeira
·
Canto
dos pássaros
·
Assovios...
Após essa atividade, conversar na
rodinha a sobre os diversos sons que podemos ouvir no ambiente.
·
Pessoas
conversando
·
Barulhinhos
de vasilhas na cozinha
·
Galo
cantando no quintal do vizinho
·
Cachorro
latindo
·
Telefone
tocando.
·
Criança
gritando...
O
ambiente possui vários tipos de ruídos, alguns são agradáveis e outros
desagradáveis ao nosso ouvido.
Brincadeiras
de roda. Brincar
de corre cutia.
3ª Feira:
Ler o livro “A
Banda dos Filhotes”.
Ouvir a história e os sons dos
instrumentos musicais, no livro.
Observar o cenário.
· Ursinho tocando tambor
· Guaxinim tocando flauta
· Gatinho tocando piano/teclado
· Cachorrinho tocando trompete
· Cavalinho, cachorrinho e gatinho
tocando triângulo.
· Hipopótamo tocando a tuba.
Pedir
par fechar os olhinho e identificar os sons... tambor, flauta, piano...
Brincar
de bandinha com alguns dos instrumentos citados na história.
Brincadeiras de roda. Cantar onde está a margarida.
Brincadeiras de roda. Cantar onde está a margarida.
4ª Feira:
Conhecendo o teclado
Cantar:
Os instrumentos musicais.
(ritmo de ciranda cirandinha)
(ritmo de ciranda cirandinha)
São tantos e diferentes
Os instrumentos musicais.
Cada um toca o que sente
Mas são todos especiais.
Os instrumentos musicais.
Cada um toca o que sente
Mas são todos especiais.
Refrão Tum, Tum, Tum faz o tambor
Dó, Ré, Mi o xilofone
Plim, plim, plim toca o piano
Pó, pó, pó grita o trombone. (Bis)
Dó, Ré, Mi o xilofone
Plim, plim, plim toca o piano
Pó, pó, pó grita o trombone. (Bis)
Todos juntos, é uma festa
Sem nenhum desafinar
Cada nota sempre certa
Ao compasso sem parar.
Sem nenhum desafinar
Cada nota sempre certa
Ao compasso sem parar.
A flauta chora baixinho
Ri contente o trompete
Brinca feliz a viola
Cantarola o clarinete.
Ri contente o trompete
Brinca feliz a viola
Cantarola o clarinete.
Cantar
várias vezes, junto aos alunos.
Observação: A música faz parte da vida da criança diariamente, então nós vamos observar e se possível, filmar as manifestações musicais naturais dos alunos. (cantando pintinho amarelinho,atirei o pau no gato, brincando de roda,serra serra serrador...)
Observação: A música faz parte da vida da criança diariamente, então nós vamos observar e se possível, filmar as manifestações musicais naturais dos alunos. (cantando pintinho amarelinho,atirei o pau no gato, brincando de roda,serra serra serrador...)
5ª
Feira: Foi
na loja do mestre André.
"Foi na loja do mestre André
Que eu comprei minha sanfona.
Fon-fon-fon minha sanfona!
Fon-fon-fon minha sanfona!
Ai olé!
Ai olé!
Foi na loja do mestre André...
Foi na loja do mestre André
Que eu comprei meu violão.
Blem-blem-blem meu violão!
Blem-blem-blem meu violão!
Ai olé!
Ai olé!
Foi na loja do mestre André...
Foi na loja do mestre André
Que eu comprei o meu piano.
Plim-plim-plim o meu piano!
Plim-plim-plim o meu piano!
Ai olé!
Ai olé!
Que eu comprei minha sanfona.
Fon-fon-fon minha sanfona!
Fon-fon-fon minha sanfona!
Ai olé!
Ai olé!
Foi na loja do mestre André...
Foi na loja do mestre André
Que eu comprei meu violão.
Blem-blem-blem meu violão!
Blem-blem-blem meu violão!
Ai olé!
Ai olé!
Foi na loja do mestre André...
Foi na loja do mestre André
Que eu comprei o meu piano.
Plim-plim-plim o meu piano!
Plim-plim-plim o meu piano!
Ai olé!
Ai olé!
Foi na loja do mestre André... "
Que eu comprei meu tamborzinho
Tum...tum...tum meu tamborzinho
Tum...tum...tum meu tamborzinho
Ai olé!
Ai olé!
Cantar
fazendo gestos.
Brincadeiras de roda. Cantar foi à Bahia buscar meu chapéu.
Brincadeiras de roda. Cantar foi à Bahia buscar meu chapéu.
6ª
Feira:
Auditório.
Comemoração “abertura Oficial do
projeto”
“Cantando a gente brinca
“Brincando a gente aprende”
Ü Apresentação
dos instrumentos musicais realizada pela professora
AVALIAÇÃO:
As atividades musicais realizadas na
escola não visam à formação de músicos, e sim, através da vivência e
compreensão da linguagem musical, propiciar a abertura de canais sensoriais,
facilitando a expressão de emoções, ampliando a cultura geral e contribuindo
para a formação integral do ser.
CONCLUSAO
A presença da música na educação
auxilia a percepção, estimula a memória e a inteligência, relacionando-se ainda
com habilidades lingüísticas e lógico-matemáticas ao desenvolver procedimentos
que ajudam o educando a se reconhecer e a se orientar melhor no mundo. Além
disso, a música também vem sendo utilizada como fator de bem estar no trabalho
e em diversas atividades terapêuticas, como elemento auxiliar na manutenção e
recuperação da saúde.
REFERÊNCIAS
BARRETO, Sidirley de Jesus. Psicomotricidade: educação
e reeducação. 2. Ed. Blumenau: Acadêmica, 2000.
BARRETO, Sidirley de Jesus; SILVA,
Carlos Alberto Da. Contato: Sentir
os sentidos e a alma: saúde e lazer para o dia-a-dia. Blumenau: Acadêmica,
2004.
Alunas Ana Paula Domingos e Micheli Concolatto
Alunas Ana Paula Domingos e Micheli Concolatto
Nenhum comentário:
Postar um comentário