Páginas

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Musicalização na educação Infantil

INTRODUÇÃO:
Este projeto tem por objetivo apresentar a música e a musicalização como elementos contribuintes para o desenvolvimento da inteligência e a integração do ser. Explica como a musicalização pode contribuir com a aprendizagem, traz algumas sugestões de atividades e analisa o papel da música na educação.
Justificativa: 
Não dá pra imaginar um mundo sem sons. Se pararmos para analisar, quase todos os sons que ouvimos durante o nosso dia, são como instrumentos musicais tocando alguma melodia: os pingos de uma torneira, os trovões, a chuva, os pássaros e as cigarras cantando lá fora, o arrastar de um chinelo ao andar, as ondas do mar explodindo na praia, galo cantando no galinheiro, boi berrando no pasto e tantos outros.
Uma bela forma de ensinar músicas para as crianças a partir de elementos e situações já vivenciadas por elas podemos colocá-las em contato com todos os tipos de sons e mostrar a elas como o mundo seria esquisito se não tivesse o despertador e o telefone tocando, a música para cantar e até a fala que não teria razão de ser. Fazer as crianças imitar com a boca, os sons dos objetos e do que estão ao seu redor, faz com que ela tenha maior observação sobre o mundo em que vive e a desenvolver desde cedo a sensibilidade para a música.
Este é o princípio de tudo.
Publico Alvo: Crianças.

ATIVIDADES:
2ª feira: Percepção auditiva (sons/ruídos).

Escurecer a sala apagar as luzes e fechar as cortinas.
Deitar no chão (utilizando colchonetes ou tapete) e ouvir diferentes sons/ruídos (Cd para relaxamento).

·         Barulho de água/cachoeira
·         Canto dos pássaros
·         Assovios...

Após essa atividade, conversar na rodinha a sobre os diversos sons que podemos ouvir no ambiente.

·         Pessoas conversando
·         Barulhinhos de vasilhas na cozinha
·         Galo cantando no quintal do vizinho
·         Cachorro latindo
·         Telefone tocando.
·         Criança gritando...

O ambiente possui vários tipos de ruídos, alguns são agradáveis e outros desagradáveis ao nosso ouvido.
Brincadeiras de roda. Brincar de corre cutia.


3ª Feira
 Ler o livro “A Banda dos Filhotes”.
Ouvir  a história e os sons dos instrumentos musicais, no livro.
 Observar o cenário.
·        Ursinho tocando tambor
·        Guaxinim tocando flauta
·        Gatinho tocando piano/teclado
·        Cachorrinho tocando trompete
·        Cavalinho, cachorrinho e gatinho tocando triângulo.
·        Hipopótamo tocando a tuba.

Pedir par fechar os olhinho e identificar os sons... tambor, flauta, piano...
Brincar de bandinha com alguns  dos instrumentos citados na história.

Brincadeiras de roda. Cantar onde está a margarida.

4ª Feira:
Conhecendo o teclado
Cantar: Os instrumentos musicais. 
  
 (ritmo de ciranda cirandinha)
São tantos e diferentes
Os instrumentos musicais.
Cada um toca o que sente
Mas são todos especiais.
Refrão Tum, Tum, Tum faz o tambor
Dó, Ré, Mi o xilofone
 
Plim, plim, plim toca o piano    
 
Pó, pó, pó grita o trombone.  (Bis)
Todos juntos, é uma festa
Sem nenhum desafinar
Cada nota sempre certa
Ao compasso sem parar.
A flauta chora baixinho
Ri contente o trompete
Brinca feliz a viola
Cantarola o clarinete.
Cantar várias vezes, junto aos alunos.

Observação: A música faz parte da vida da criança diariamente, então nós vamos observar e se possível, filmar as manifestações musicais naturais dos alunos. (cantando  pintinho amarelinho,atirei o pau no gato, brincando de roda,serra serra serrador...)
5ª Feira: Foi na loja do mestre André.
"Foi na loja do mestre André
Que eu comprei minha sanfona.
Fon-fon-fon minha sanfona!
Fon-fon-fon minha sanfona!
Ai olé!
Ai olé!
Foi na loja do mestre André...

Foi na loja do mestre André
Que eu comprei meu violão.
Blem-blem-blem meu violão!
Blem-blem-blem meu violão!
Ai olé!
Ai olé!
Foi na loja do mestre André...

Foi na loja do mestre André
Que eu comprei o meu piano.
Plim-plim-plim o meu piano!
Plim-plim-plim o meu piano!
Ai olé!
Ai olé!

Foi na loja do mestre André... "
Que eu comprei meu tamborzinho
Tum...tum...tum meu tamborzinho
Tum...tum...tum meu tamborzinho
Ai olé!
Ai olé!

Cantar fazendo gestos.

Brincadeiras de roda. Cantar foi à Bahia buscar meu chapéu.

6ª Feira:
Auditório.

Comemoração “abertura Oficial do projeto”
“Cantando a gente brinca
“Brincando a gente aprende”
Ü Apresentação dos instrumentos musicais realizada pela professora
AVALIAÇÃO:
As atividades musicais realizadas na escola não visam à formação de músicos, e sim, através da vivência e compreensão da linguagem musical, propiciar a abertura de canais sensoriais, facilitando a expressão de emoções, ampliando a cultura geral e contribuindo para a formação integral do ser.
CONCLUSAO
A presença da música na educação auxilia a percepção, estimula a memória e a inteligência, relacionando-se ainda com habilidades lingüísticas e lógico-matemáticas ao desenvolver procedimentos que ajudam o educando a se reconhecer e a se orientar melhor no mundo. Além disso, a música também vem sendo utilizada como fator de bem estar no trabalho e em diversas atividades terapêuticas, como elemento auxiliar na manutenção e recuperação da saúde.
REFERÊNCIAS
BARRETO, Sidirley de Jesus. Psicomotricidade: educação e reeducação. 2. Ed. Blumenau: Acadêmica, 2000.

BARRETO, Sidirley de Jesus; SILVA, Carlos Alberto Da. Contato: Sentir os sentidos e a alma: saúde e lazer para o dia-a-dia. Blumenau: Acadêmica, 2004.
Alunas Ana Paula Domingos e Micheli Concolatto

Nenhum comentário:

Postar um comentário