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quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Projeto Informática na Escola


PROJETO  INFORMÁTICA NA ESCOLA
  

Introdução:
      Tal projeto tem como finalidade a interação e o aprendizado do que se refere o uso de diversas tecnologias. 

JUSTIFICATIVA:
       Com os avanços tecnológicos sente-se a necessidade de trabalhar a informática com as crianças respeitando a faixa etária e as condições de materiais e o espaço físico disponível para esse fim.


OBJETIVO GERAL:
-A elaboração de  atividades respeitando a faixa etária de cada turma e a evolução de cada criança utilizando a informática.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
-Disponibilizar o acesso as tecnologias as crianças.
-Pesquisar atividades diversas que poderão ser utilizadas nas turmas.
-Utilizar  equipamentos tecnológicos necessários para viabilizar a prática pedagógica.
  
Público Alvo:
- crianças(educação infantil).

DESENVOLVIMENTO:
     Estamos vivendo em um mundo  de diversos caminhos têm sido trilhados na busca de uma definição do seu lugar e sua função na sociedade atual. Nos últimos anos a expansão da Educação Infantil tem ocorrido de forma crescente, revelando que a sociedade está cada vez mais consciente da importância da educação voltada às crianças menores de seis anos.
Na perspectiva de um novo olhar sobre as especificidades da infância, esta pesquisa pretende apresentar aspectos norteadores da ação pedagógica relevando em consideração a informática na educação infantil.
     É importante também essa reflexão sobre a tecnologia digital e as possibilidades de mudanças que as mesmas possam provocar em sua trajetória pessoal e profissional. A chegada das tecnologias de informação e comunicação, na escola provoca desafios e problemas, cujas soluções vão depender das potencialidades de cada escola, do trabalho pedagógico que nela se realiza, de seu corpo docente e discente, de sua comunidade interna e externa, dos propósitos educacionais e das estratégias que propiciam aprendizagem.
Precisamos compreender a realidade em que atuamos e planejar a construção de novos cenários, de novos saberes, com as novas tecnologias e aprender a lidar com a diversidade, a abrangência e a rapidez de acesso às informações, com novas possibilidades de comunicação e interação, novas formas de aprender, ensinar e produzir conhecimento. Não há só um caminho, nem só uma solução.
   Os filhos de hoje são chamados “geração net”, interagem com uma nova paisagem social, cultural e econômica, regrada pelos meios tecnológicos. Seja no lar, na escola, no comércio, na cultura ou no lazer, independente do campo de atuação, a tecnologia nos trouxe uma nova linguagem, um novo conhecimento, um novo pensamento, uma nova forma de expressão.
     A grande expansão dos recursos tecnológicos e sua crescente acessibilidade fizeram com que os computadores rapidamente chegassem às salas de aula, marcando presença também na Educação Infantil.
       O uso dessas tecnologias vem ganhando cada vez mais espaço na Educação Infantil.
As novas tecnologias da informação e comunicação devem ser compreendidas, como processos a serem desenvolvidos, assimilados e tornados acessíveis a todos em sua estrutura e processo, não apenas em sua forma final. Somente a partir disto, a tecnologia da informação e comunicação pode tornar-se instrumento e meio a serviço da educação, do crescimento do homem, da construção de sua autonomia e não como nova forma de controle.
De uma maneira geral, verifica-se uma concentração de recursos para as faixas etárias mais avançadas, no que diz respeito ao uso das Novas Tecnologias. Porém, no que se refere às políticas públicas e ao governo, é preciso ressaltar que há alguns sinais de incentivo ao uso/contato da tecnologia também na Educação Infantil.




ATIVIDADES

1-mostrar  o laboratório de informática para as crianças;

2-Deixar a criança ter contato livre e direto com a máquina;

3-deixar a criança manusear a máquina

4-Visualizar vídeos de histórias no computador;




AVALIAÇÃO:
A avaliação dar-se-á mediante a observação do processo de desenvolvimento e envolvimento dos alunos analisando os resultados.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS




ASSIS, Orly Zucatto Mantovani de. Uma nova metodologia de educação pré-escolar. 5ª ed. São Paulo: Pioneira, 1987.


BRASIL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria da Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília, 1998.

de Educação Infantil, Pátio: Educação Infantil, Ano I, nº 2, ago/nov 2003, p.14.




Alunas= Ana Paula Dervanoski
              Elisangela Zappani


















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