PROJETO
INFORMÁTICA NA ESCOLA
JUSTIFICATIVA:
Com os avanços tecnológicos sente-se a necessidade de
trabalhar a informática com as crianças respeitando a faixa etária e as
condições de materiais e o espaço físico disponível para esse fim.
OBJETIVO GERAL:
-A elaboração de atividades respeitando a faixa etária de cada
turma e a evolução de cada criança utilizando a informática.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
-Disponibilizar o acesso as tecnologias as crianças.
-Pesquisar atividades diversas que poderão ser utilizadas
nas turmas.
-Utilizar equipamentos tecnológicos necessários para
viabilizar a prática pedagógica.
DESENVOLVIMENTO:
Estamos vivendo em um mundo de diversos caminhos têm sido trilhados na
busca de uma definição do seu lugar e sua função na sociedade atual. Nos últimos
anos a expansão da Educação Infantil tem ocorrido de forma crescente, revelando
que a sociedade está cada vez mais consciente da importância da educação
voltada às crianças menores de seis anos.
Na perspectiva de um novo olhar sobre as especificidades
da infância, esta pesquisa pretende apresentar aspectos norteadores da ação
pedagógica relevando em consideração a informática na educação infantil.
É importante também essa reflexão sobre a tecnologia
digital e as possibilidades de mudanças que as mesmas possam provocar em sua
trajetória pessoal e profissional. A chegada das tecnologias de informação e
comunicação, na escola provoca desafios e problemas, cujas soluções vão
depender das potencialidades de cada escola, do trabalho pedagógico que nela se
realiza, de seu corpo docente e discente, de sua comunidade interna e externa,
dos propósitos educacionais e das estratégias que propiciam aprendizagem.
Precisamos compreender a realidade em que atuamos e
planejar a construção de novos cenários, de novos saberes, com as novas
tecnologias e aprender a lidar com a diversidade, a abrangência e a rapidez de
acesso às informações, com novas possibilidades de comunicação e interação,
novas formas de aprender, ensinar e produzir conhecimento. Não há só um
caminho, nem só uma solução.
Os filhos de hoje são chamados “geração net”,
interagem com uma nova paisagem social, cultural e econômica, regrada pelos
meios tecnológicos. Seja no lar, na escola, no comércio, na cultura ou no
lazer, independente do campo de atuação, a tecnologia nos trouxe uma nova
linguagem, um novo conhecimento, um novo pensamento, uma nova forma de
expressão.
A grande expansão dos recursos tecnológicos e sua
crescente acessibilidade fizeram com que os computadores rapidamente chegassem
às salas de aula, marcando presença também na Educação Infantil.
O uso dessas tecnologias vem ganhando cada vez mais
espaço na Educação Infantil.
As novas tecnologias da informação e comunicação devem
ser compreendidas, como processos a serem desenvolvidos, assimilados e tornados
acessíveis a todos em sua estrutura e processo, não apenas em sua forma final.
Somente a partir disto, a tecnologia da informação e comunicação pode tornar-se
instrumento e meio a serviço da educação, do crescimento do homem, da construção
de sua autonomia e não como nova forma de controle.
De uma maneira geral, verifica-se uma concentração de
recursos para as faixas etárias mais avançadas, no que diz respeito ao uso das
Novas Tecnologias. Porém, no que se refere às políticas públicas e ao governo,
é preciso ressaltar que há alguns sinais de incentivo ao uso/contato da
tecnologia também na Educação Infantil.
ATIVIDADES
1-mostrar o
laboratório de informática para as crianças;
2-Deixar a criança ter contato livre e direto com a
máquina;
3-deixar a criança manusear a máquina
4-Visualizar vídeos de histórias no computador;
AVALIAÇÃO:
A avaliação dar-se-á mediante a observação do processo de
desenvolvimento e envolvimento dos alunos analisando os resultados.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ASSIS, Orly Zucatto Mantovani de. Uma nova metodologia de
educação pré-escolar. 5ª ed. São Paulo: Pioneira, 1987.
BRASIL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria da Educação
Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil.
Brasília, 1998.
de Educação Infantil, Pátio: Educação Infantil, Ano I, nº
2, ago/nov 2003, p.14.
Alunas= Ana Paula Dervanoski
Elisangela Zappani
Nenhum comentário:
Postar um comentário