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quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Projeto Sacola Literária

Alunas: Simone Alves de Lima e Maikieli Carla Pagani
            1. Definição do tema:
-Formação Cultural.       
2. Definição dos objetivos gerais:
    -Provocar o desenvolvimento de habilidades como: ouvir, falar, despertar a imaginação e criar o hábito de leitura.
3. Definições dos objetivos específicos:
- Despertar a oralidade;
- A expressão corporal;
- Conhecer diversas histórias;
- Proporcionar situações de leitura compartilhada;
- Enriquecer e ampliar o vocabulário;
- Incentivar a leitura na escola e também em casa, interagindo juntamente com professores, pais e alunos;
- Despertar a interação com o ambiente e com a turma;
- Desenvolver a facilidade de se expressar em público, inicialmente perante aos colegas de sala;
- Permitir a livre expressão.
5. Justificativas:
Sabe-se que a leitura e a escrita tem na educação uma função social enfatizada na comunicação entre as pessoas.
O projeto procura despertar a imaginação de habilidades como ouvir e falar, sendo assim é importante que a criança tenha acesso a diferentes tipos de textos, onde ela construirá sua aprendizagem. Pensando nisso, este projeto intitulado contando histórias é um grande instrumento para despertar o senso crítico e reflexivo nas crianças, afinal um mesmo texto pode ser interpretado de diferentes formas.
A contação de histórias transporta a criança para outro mundo e dá vida aos seus sonhos através da leitura, além de contribuir para o desenvolvimento infantil, despertar emoções e valoriza os sentimentos através da magia e da atração das histórias.
Ao ouvir histórias as crianças entram nelas e fazem uma ponte entre a imaginação e o real, sentem-se os próprios personagens.
È possível combinar a história com outros saberes, ajuda na formação de valores e mudanças de hábitos.
7- Atividades:
- Contação de histórias no avental: Camilo, o comilão;
- Contação de histórias na televisão: Os Três porquinhos;
-Orientação da importância da leitura;
-Produção de um desenho referente a uma história infantil.( Confecção de um cartaz).
- Participação das crianças na contação de história.
9- Idade a ser trabalhada: Infantil  IV,  4 anos;
10-Conclusão:
  Ao finalizar o projeto percebemos que a leitura pode se tornar um hábito se incentivarmos desde os primeiros contatos com o mundo imaginário. Para formar alunos reflexivos é importante o uso da leitura como instrumento na melhora da condição social e humana.
  È importante fazer da leitura não apenas a decodificação de códigos, mas um mecanismo de transformações da realidade, onde ler torna-se um ato de conhecimento e de descobertas de “novos mundos”, novas possibilidades e opções de escolhas. È um trabalho de conscientização de resgate dos valores em todas as dimensões da vida. Por isso, a leitura é a interpretação do que se leem, tem o poder de alcançar à transformação pessoal dos alunos, e uma vez conseguindo isso, fica mais acessível chegar à formação da criticidade frente a si mesmo e ao mundo que rodeia.
   


      



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