Alunas:
Simone Alves de Lima e Maikieli Carla Pagani
1. Definição do tema:
-Formação
Cultural.
2. Definição dos objetivos gerais:
-Provocar o desenvolvimento
de habilidades como: ouvir, falar, despertar a imaginação e criar o hábito de
leitura.
3. Definições dos objetivos
específicos:
- Despertar a oralidade;
- A expressão corporal;
- Conhecer diversas histórias;
- Proporcionar situações de leitura
compartilhada;
- Enriquecer e ampliar o
vocabulário;
- Incentivar a leitura na escola e
também em casa, interagindo juntamente com professores, pais e alunos;
- Despertar a interação com o
ambiente e com a turma;
- Desenvolver a facilidade de se
expressar em público, inicialmente perante aos colegas de sala;
- Permitir a livre expressão.
5. Justificativas:
Sabe-se que a leitura e
a escrita tem na educação uma função social enfatizada na comunicação entre as
pessoas.
O projeto procura
despertar a imaginação de habilidades como ouvir e falar, sendo assim é importante
que a criança tenha acesso a diferentes tipos de textos, onde ela construirá
sua aprendizagem. Pensando nisso, este projeto intitulado contando histórias é
um grande instrumento para despertar o senso crítico e reflexivo nas crianças,
afinal um mesmo texto pode ser interpretado de diferentes formas.
A contação de histórias
transporta a criança para outro mundo e dá vida aos seus sonhos através da
leitura, além de contribuir para o desenvolvimento infantil, despertar emoções
e valoriza os sentimentos através da magia e da atração das histórias.
Ao ouvir histórias as
crianças entram nelas e fazem uma ponte entre a imaginação e o real, sentem-se
os próprios personagens.
È possível combinar a
história com outros saberes, ajuda na formação de valores e mudanças de
hábitos.
7-
Atividades:
-
Contação de histórias no avental: Camilo, o comilão;
-
Contação de histórias na televisão: Os Três porquinhos;
-Orientação
da importância da leitura;
-Produção
de um desenho referente a uma história infantil.( Confecção de um cartaz).
-
Participação das crianças na contação de história.
9-
Idade a ser trabalhada: Infantil IV, 4 anos;
10-Conclusão:
Ao finalizar
o projeto percebemos que a leitura pode se tornar um hábito se incentivarmos
desde os primeiros contatos com o mundo imaginário. Para formar alunos
reflexivos é importante o uso da leitura como instrumento na melhora da
condição social e humana.
È importante
fazer da leitura não apenas a decodificação de códigos, mas um mecanismo de
transformações da realidade, onde ler torna-se um ato de conhecimento e de
descobertas de “novos mundos”, novas
possibilidades e opções de escolhas. È um trabalho de conscientização de
resgate dos valores em todas as dimensões da vida. Por isso, a leitura é a
interpretação do que se leem, tem o poder de alcançar à transformação pessoal
dos alunos, e uma vez conseguindo isso, fica mais acessível chegar à formação
da criticidade frente a si mesmo e ao mundo que rodeia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário