INTRODUÇÃO:
Este trabalho vem abordar
a importância de se trabalhar a leitura na educação infantil. As crianças sentem e imaginam o mundo, de um jeito
muito próprio, assim a educação infantil deve cumprir um papel socializado,
compreendendo a leitura no desenvolvimento da coordenação motora, através de
atividades elaboradas e adaptadas a faixa etária das crianças, Compreendendo a
importância da leitura na aprendizagem escolar, como meio fundamental na
construção do conhecimento..
O resgate da leitura, não
será a solução dos problemas mundiais, no entanto como eles atuam também no
inconsciente, podem ajudar muito a criança, a eliminar e entender os conflitos
pelo qual está passando no momento em que entra em contato com a educação
infantil.
PROJETO E PLANO DE ENSINO
Este projeto aborda o tema
literatura infantil e foi escolhido pois, podemos perceber que a literatura
infantil e contos vêm se percebendo e
que ao passar dos anos, na
pré-escola, as crianças e professoras possuem série e a tendência da magia dos
contos é se perder gradativamente no caminho, passando a ser vistas como coisa
de crianças.
Os trabalhos serão realizados com a participação dos alunos.
Todas as atividades foram divididas em etapas, explorando sempre o máximo da
criatividade dos mesmos. Primeiramente um embasamento teórico esclarecendo dúvidas e
traçando metas, não fugindo da realidade vivenciada pelos alunos, sendo assim trabalhar
textos, histórias, fabulas criação de personagens e histórias de diversas
formas, além de todo o conteúdo iniciado pela professora regente.
Buscar com este trabalho
resgatar conhecimentos, motivando as crianças, e resgatando valores que irão
contribuir, através da literatura infantil.
RECURSOS
Livros infantis
Fantoches
AVALIACAO
Avaliar o desempenho de
cada aluno durante a aula
CONCLUSÃO
.
Analisando concepções de vários
autores, podemos observar que a literatura infantil desde cedo, está presente
nas atividades da criança. A leitura é para a criança uma maneira ilusória,
imaginária de realizar desejos impossíveis, de serem concretizados na prática e
tanto se apresenta como uma atividade que satisfaz as necessidades referentes
àquilo que motiva para agir, como uma atividade que lhe proporciona prazer.
E de
fundamental importância que, nós enquanto educadores não esqueçam a leitura,
pondo no lugar apenas lápis e papel, pois o mundo infantil vai além disso, até
mesmo do que pensamos. As crianças nos surpreendem através de pequenas
atitudes, as quais aprendem no convívio e socialização com os outros e isto se
dá na maioria das vezes por meio da leitura.
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
COELHO, Nely Novaes. Literatura infantil: teoria analise
didática. São Paulo: Moderna, 2000
VYGOTSKY, Lev Seminovich. Estudo
sobre a história do comportamento: O macaco, o primitivo e a criança. Porto
Alegre: Artes medicas, 1996.
Nenhum comentário:
Postar um comentário