Páginas

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Projeto literatura infantil

    INTRODUÇÃO:

Este trabalho vem abordar a importância de se trabalhar a leitura na educação infantil. As crianças sentem e imaginam o mundo, de um jeito muito próprio, assim a educação infantil deve cumprir um papel socializado, compreendendo a leitura no desenvolvimento da coordenação motora, através de atividades elaboradas e adaptadas a faixa etária das crianças, Compreendendo a importância da leitura na aprendizagem escolar, como meio fundamental na construção do conhecimento..
O resgate da leitura, não será a solução dos problemas mundiais, no entanto como eles atuam também no inconsciente, podem ajudar muito a criança, a eliminar e entender os conflitos pelo qual está passando no momento em que entra em contato com a educação infantil.

PROJETO E PLANO DE ENSINO

Este projeto aborda o tema literatura infantil e foi escolhido pois, podemos perceber que a literatura infantil e contos vêm se percebendo e  que  ao passar dos anos, na pré-escola, as crianças e professoras possuem série e a tendência da magia dos contos é se perder gradativamente no caminho, passando a ser vistas como coisa de crianças.
Os trabalhos serão  realizados com a participação dos alunos. Todas as atividades foram divididas em etapas, explorando sempre o máximo da criatividade dos mesmos. Primeiramente  um embasamento teórico esclarecendo dúvidas e traçando metas, não fugindo da realidade vivenciada pelos alunos, sendo assim trabalhar textos, histórias, fabulas criação de personagens e histórias de diversas formas, além de todo o conteúdo iniciado pela professora regente.
Buscar com este trabalho resgatar conhecimentos, motivando as crianças, e resgatando valores que irão contribuir, através da literatura infantil.


RECURSOS
Livros infantis
Fantoches

AVALIACAO
Avaliar o desempenho de cada aluno durante a aula

CONCLUSÃO

           .
             Analisando concepções de vários autores, podemos observar que a literatura infantil desde cedo, está presente nas atividades da criança. A leitura é para a criança uma maneira ilusória, imaginária de realizar desejos impossíveis, de serem concretizados na prática e tanto se apresenta como uma atividade que satisfaz as necessidades referentes àquilo que motiva para agir, como uma atividade que lhe proporciona prazer.           
E de fundamental importância que, nós enquanto educadores não esqueçam a leitura, pondo no lugar apenas lápis e papel, pois o mundo infantil vai além disso, até mesmo do que pensamos. As crianças nos surpreendem através de pequenas atitudes, as quais aprendem no convívio e socialização com os outros e isto se dá na maioria das vezes por meio da leitura.                   
     
    REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


COELHO, Nely Novaes. Literatura infantil: teoria analise didática. São Paulo: Moderna, 2000

            VYGOTSKY, Lev Seminovich. Estudo sobre a história do comportamento: O macaco, o primitivo e a criança. Porto Alegre: Artes medicas, 1996.


Nenhum comentário:

Postar um comentário