Páginas

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Rotina na Educação Infantil

Esta experiência foi desenvolvida com crianças de Educação Infantil no ano de 2012 e que deu certo no decorrer do ano. Aqui estão partes do projetinho desenvolvido.

A rotina escolar é uma seqüência de atividades que visam a organização do tempo que a criança permanece na escola. Apóia-se na reprodução diária de momentos e nos indícios e sinais que remetem às situações do cotidiano.

 Numa canção na entrada à bandeja do lanche, os alunos prevêem as atividades que se seguirão: “Depois do lanche tem brinquedo no parque”, “Depois da roda a gente desenha, pinta, faz trabalho com massinha”. Entretanto, outros momentos se interpõe, levando em conta o ritmo do grupo, que é dinâmico. Assim, constantemente surgem novas experiências e alterações, mas o professor se manterá em seu papel de “porto seguro”.

Educação Infantil:

• Acolhida: saudação, oração, guarda de material, músicas, etc.

• Quadro de rotina

• Rodinha (conversa sobre como eles estão, hora da novidade, etc.)

• Calendário (dia, mês, ano, aniversariantes, etc.) e tempo;

• Chamada interativa ou “Quantos somos?”

• Escolha do ajudante do dia;

• Retomar o dever de casa do dia anterior (cada um deverá mostrar o que fez, o que mais gostaram de fazer, etc. Caso algum aluno tenha feito de forma incorreta, retomar com ele num momento oportuno para que ele corrija ou refaça caso seja necessário)

• Atividade de sala (individual, grupo, desenho, informática, vídeo, jogos, brincadeiras, pintura, modelagem, etc.)

• Parquinho

• Lanche

• Escovação

• Atividades de sala

• Dever de casa (passando dever de casa)

• História

• Relaxamento com música.


Acho que a opinião do Silvio da Costa Pereira seria desta forma:

Uma rotina compreensível e claramente definida é, também, um fator de segurança. Serve para orientar as ações das crianças e dos professores e favorece a previsão de situações que possam vir a acontecer. As atividades de rotina são aquelas que devem ser realizadas diariamente, oportunizando as crianças o desenvolvimento e a manutenção de hábitos indispensáveis à preservação da saúde física e mental como, por exemplo, a organização, a higiene, o repouso, a alimentação correta, o tempo e os espaços adequados, as atitudes, as atividades do dia, etc. A rotina diária é uma facilitadora na aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário