Esta experiência foi desenvolvida com crianças de Educação Infantil no ano de 2012 e que deu certo no decorrer do ano. Aqui estão partes do projetinho desenvolvido.
A rotina escolar é uma seqüência de atividades que visam a organização do tempo que a criança permanece na escola. Apóia-se na reprodução diária de momentos e nos indícios e sinais que remetem às situações do cotidiano.
Numa canção na entrada à bandeja do lanche, os alunos prevêem as atividades que se seguirão: “Depois do lanche tem brinquedo no parque”, “Depois da roda a gente desenha, pinta, faz trabalho com massinha”. Entretanto, outros momentos se interpõe, levando em conta o ritmo do grupo, que é dinâmico. Assim, constantemente surgem novas experiências e alterações, mas o professor se manterá em seu papel de “porto seguro”.
Educação Infantil:
• Acolhida: saudação, oração, guarda de material, músicas, etc.
• Quadro de rotina
• Rodinha (conversa sobre como eles estão, hora da novidade, etc.)
• Calendário (dia, mês, ano, aniversariantes, etc.) e tempo;
• Chamada interativa ou “Quantos somos?”
• Escolha do ajudante do dia;
• Retomar o dever de casa do dia anterior (cada um deverá mostrar o que fez, o que mais gostaram de fazer, etc. Caso algum aluno tenha feito de forma incorreta, retomar com ele num momento oportuno para que ele corrija ou refaça caso seja necessário)
• Atividade de sala (individual, grupo, desenho, informática, vídeo, jogos, brincadeiras, pintura, modelagem, etc.)
• Parquinho
• Lanche
• Escovação
• Atividades de sala
• Dever de casa (passando dever de casa)
• História
• Relaxamento com música.
Acho que a opinião do Silvio da Costa Pereira seria desta forma:
Uma rotina compreensível e claramente definida é, também, um fator de segurança. Serve para orientar as ações das crianças e dos professores e favorece a previsão de situações que possam vir a acontecer. As atividades de rotina são aquelas que devem ser realizadas diariamente, oportunizando as crianças o desenvolvimento e a manutenção de hábitos indispensáveis à preservação da saúde física e mental como, por exemplo, a organização, a higiene, o repouso, a alimentação correta, o tempo e os espaços adequados, as atitudes, as atividades do dia, etc. A rotina diária é uma facilitadora na aprendizagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário