POPULAÇÃO A SER TRABALHADA:
Toda a comunidade escolar e a sociedade municipal de modo
geral.
INTRODUÇÃO:
O uso de drogas é um fenômeno sociocultural complexo, o que
significa dizer que sua presença em nossa sociedade não é simples.
Não só existem variados tipos de drogas, mas também são diferentes os efeitos por elas produzidos e a adolescência - período marcado por mudanças e curiosidades sobre um mundo que existe além da família - representa um momento especial no qual a droga exerce forte atrativo.
Faz-se necessário, portanto, uma educação preventiva e a conscientização de todos: alunos, pais professores, enfim, toda a comunidade sobre os efeitos e conseqüências maléficas causadas por essas substâncias à vida humana em todos os seus aspectos físico, psíquico e social.
O desafio deste projeto é a luta pela valorização da vida como um bem social a serviço da construção de uma sociedade mais digna e fraterna.
Não só existem variados tipos de drogas, mas também são diferentes os efeitos por elas produzidos e a adolescência - período marcado por mudanças e curiosidades sobre um mundo que existe além da família - representa um momento especial no qual a droga exerce forte atrativo.
Faz-se necessário, portanto, uma educação preventiva e a conscientização de todos: alunos, pais professores, enfim, toda a comunidade sobre os efeitos e conseqüências maléficas causadas por essas substâncias à vida humana em todos os seus aspectos físico, psíquico e social.
O desafio deste projeto é a luta pela valorização da vida como um bem social a serviço da construção de uma sociedade mais digna e fraterna.
JUSTIFICATIVA:
O projeto surgiu da necessidade de se falar abertamente sobre
as drogas e de trocar e adquirir informações sobre o assunto.
Engana-se quem acha que adolescentes aparentemente sem problemas nunca experimentaram drogas. Por isso é importante informar o aluno sobre os malefícios do vício. Essa noção foi a matriz do Projeto "Diga Sim à vida", que está sendo desenvolvido pelo Colégio. Para a psicóloga Roberta Domingues - que respondeu às questões dos estudantes por meio de bate-papo na internet -, é muito comum o jovem ter contato com algum tipo de droga. "Mas há uma grande diferença entre o ato de experimentar e a necessidade de continuar", diz a especialista em adolescentes. Ela atribui a curiosidade dos jovens às próprias características dessa fase da vida. "A adolescência é um momento em que a pessoa enfrenta limitações e frustrações. A droga funciona como uma fuga de tudo isso." Falar sobre drogas, porém, não basta. Segundo Roberta, dependendo da forma como o assunto é tratado, pode até estimular a curiosidade pelo uso. "É preciso mostrar que a droga é algo que vai estragar o corpo."
A ação preventiva tem também como justificativa o diagnóstico da situação de risco da comunidade, que mostra um percentual elevado de pessoas envolvidas com o uso do álcool, tabaco, bem como diversas drogas ilícitas como maconha, cocaína e outras mais.
Engana-se quem acha que adolescentes aparentemente sem problemas nunca experimentaram drogas. Por isso é importante informar o aluno sobre os malefícios do vício. Essa noção foi a matriz do Projeto "Diga Sim à vida", que está sendo desenvolvido pelo Colégio. Para a psicóloga Roberta Domingues - que respondeu às questões dos estudantes por meio de bate-papo na internet -, é muito comum o jovem ter contato com algum tipo de droga. "Mas há uma grande diferença entre o ato de experimentar e a necessidade de continuar", diz a especialista em adolescentes. Ela atribui a curiosidade dos jovens às próprias características dessa fase da vida. "A adolescência é um momento em que a pessoa enfrenta limitações e frustrações. A droga funciona como uma fuga de tudo isso." Falar sobre drogas, porém, não basta. Segundo Roberta, dependendo da forma como o assunto é tratado, pode até estimular a curiosidade pelo uso. "É preciso mostrar que a droga é algo que vai estragar o corpo."
A ação preventiva tem também como justificativa o diagnóstico da situação de risco da comunidade, que mostra um percentual elevado de pessoas envolvidas com o uso do álcool, tabaco, bem como diversas drogas ilícitas como maconha, cocaína e outras mais.
OBJETIVOS:
Sensibilizar os professores para a abordagem da questão.
Facilitar às famílias a conversação com as crianças e com os jovens.
Desenvolver a espontaneidade e a auto-estima dos alunos para facilitar a comunicação com os pais, não só de modo geral, mas em especial sobre a questão das drogas.
Mobilização da opinião pública escolar, mediante campanhas de alerta.
Tratar a difusão dos conhecimentos sobre drogas.
ATITUDES POSITIVAS NA PREVENÇÃO AO USO INDEVIDO DE DROGAS:
Facilitar às famílias a conversação com as crianças e com os jovens.
Desenvolver a espontaneidade e a auto-estima dos alunos para facilitar a comunicação com os pais, não só de modo geral, mas em especial sobre a questão das drogas.
Mobilização da opinião pública escolar, mediante campanhas de alerta.
Tratar a difusão dos conhecimentos sobre drogas.
ATITUDES POSITIVAS NA PREVENÇÃO AO USO INDEVIDO DE DROGAS:
Observar como a educação, no tocante ao uso de drogas, pode
acompanhar a vida toda, pois até entre os idosos estão crescendo os problemas a
ele associados, notadamente, em relação ao álcool e a certos medicamentos.
INTERVENÇÃO JUNTO AOS PROFESSORES E DEMAIS INTEGRANTES DA
COMUNIDADE ESCOLAR:
Sensibilizar o grupo sobre a questão das drogas em sua vida,
na sala de aula, na escola e arredores.
Ajudar o grupo a repensar sua atitude diante da questão das drogas.
Conscientizá-los de que o fumo e a bebida alcoólica constituem drogas perigosas e o professor é sempre um exemplo para os alunos.
Facilitar a percepção do grupo acerca de mitos e preconceitos na questão das drogas.
Sensibilizá-los para a participação direta nas atividades de prevenção ao uso indevido de drogas.
Ajudar o grupo a repensar sua atitude diante da questão das drogas.
Conscientizá-los de que o fumo e a bebida alcoólica constituem drogas perigosas e o professor é sempre um exemplo para os alunos.
Facilitar a percepção do grupo acerca de mitos e preconceitos na questão das drogas.
Sensibilizá-los para a participação direta nas atividades de prevenção ao uso indevido de drogas.
PARTICIPAÇÃO:
Professora Valéria Pinto Martins - Português, Inglês e
Informática
Professora Regina Lúcia Teixeira - Ciências e Biologia
Professora Nilza Moraes Nogueira - Matemática
Pessoas da comunidade interessadas em atuar e professores de outras áreas que desejarem participar .
Professora Regina Lúcia Teixeira - Ciências e Biologia
Professora Nilza Moraes Nogueira - Matemática
Pessoas da comunidade interessadas em atuar e professores de outras áreas que desejarem participar .
ÁREAS ENVOLVIDAS:
Língua Portuguesa, Ciências Biológicas, Geografia, História,
Química, Educação Artística e Informática.
ESTRATÉGIAS:
As classes envolvidas trabalharão individualmente e em grupos
para pesquisas e debates.
Utilização intensiva do Laboratório de Informática para a execução de cartazes, murais e pesquisas.
Utilização de filmes, vídeos e outros recursos tecnológicos como a Internet para promover através de pesquisa, a orientação, a prevenção e a conscientização contra o uso abusivo de drogas.
Os alunos usarão a Internet para comentar e conversar sobre suas descobertas com especialistas no assunto.
Utilização intensiva do Laboratório de Informática para a execução de cartazes, murais e pesquisas.
Utilização de filmes, vídeos e outros recursos tecnológicos como a Internet para promover através de pesquisa, a orientação, a prevenção e a conscientização contra o uso abusivo de drogas.
Os alunos usarão a Internet para comentar e conversar sobre suas descobertas com especialistas no assunto.
DESENVOLVIMENTO:
1ª ETAPA: Pesquisas de campo.
PERÍODO: 1º BIMESTRE
ATIVIDADES:
1. Entrevistas:
¨ Delegacia (Sargento da Polícia Militar)
¨ Membros do Conselho Tutelar de Paty do Alferes.
¨ Coordenação do Hospital Fundação Miguel Pereira.
¨ Membros do Conselho Tutelar de Paty do Alferes.
¨ Coordenação do Hospital Fundação Miguel Pereira.
2. Questionários
3. Observações
4. Conversas informais
5. Leitura de documentos já existentes
6. Debates em sala de aula.
7. Pesquisas
3. Observações
4. Conversas informais
5. Leitura de documentos já existentes
6. Debates em sala de aula.
7. Pesquisas
OBJETIVOS:
¨ Diagnosticar o índice de pessoas - jovens e adultos -
envolvidas com drogas.
¨ Conhecer a situação real, as dificuldades e os recursos disponíveis.
¨ Conhecer a situação real, as dificuldades e os recursos disponíveis.
PARTICIPANTES: Alunos e professores.
2ª ETAPA: Contato com pessoas diretamente ligadas à área a
ser trabalhada.
- médicos, psiquiatras, psicólogos, ex-viciados em drogas etc.
- médicos, psiquiatras, psicólogos, ex-viciados em drogas etc.
OBJETIVO:
¨ Convidar estes profissionais para discussões e palestras.
PARTICIPANTES: Alunos, professores e familiares dos alunos.
PARTICIPANTES: Alunos, professores e familiares dos alunos.
PERÍODO: do 2º ao 4º bimestre
ATIVIDADES:
1. Pesquisas
2. Relatórios
3. Confecção de murais com base nas pesquisas feitas, contendo informações sobre os diversos tipos de drogas, seus efeitos e conseqüências maléficas à vida.
4. Palestras com questionamentos com profissionais e ex-viciados.
5. Criação e apresentação de peças teatrais.
6. Cinema - Filmes que abordem o narcotráfico - O tráfico de drogas
7. Vídeos
8. Entrevistas com ex-viciados.
9. Depoimentos de ex-viciados.
2. Relatórios
3. Confecção de murais com base nas pesquisas feitas, contendo informações sobre os diversos tipos de drogas, seus efeitos e conseqüências maléficas à vida.
4. Palestras com questionamentos com profissionais e ex-viciados.
5. Criação e apresentação de peças teatrais.
6. Cinema - Filmes que abordem o narcotráfico - O tráfico de drogas
7. Vídeos
8. Entrevistas com ex-viciados.
9. Depoimentos de ex-viciados.
OBJETIVO:
A prevenção e a conscientização.
MATERIAIS NECESSÁRIOS:
¨ Filmes para máquinas fotográficas.
¨ Microfone.
¨ Videocassete.
¨ Tinta para impressora.
¨ Papel, cartolina, tesoura, fita crepe cola, hidrocor
¨ Gravador
¨ Disquetes
¨ Retroprojetor
¨ Microfone.
¨ Videocassete.
¨ Tinta para impressora.
¨ Papel, cartolina, tesoura, fita crepe cola, hidrocor
¨ Gravador
¨ Disquetes
¨ Retroprojetor
RECURSOS HUMANOS:
¨ Psicólogos
¨ Médicos
¨ Membros da PM e do Conselho Tutelar.
¨ Psiquiatras.
¨ Ex-viciados
¨ Familiares dos alunos
¨ Professores
¨ Médicos
¨ Membros da PM e do Conselho Tutelar.
¨ Psiquiatras.
¨ Ex-viciados
¨ Familiares dos alunos
¨ Professores
APOIO E ORIENTAÇÃO:
Secretaria Nacional Antidrogas - SENAD
Universidade de Brasília (Curso de capacitação à distância)
Universidade de Brasília (Curso de capacitação à distância)
CRONOGRAMA:
¨ Fevereiro e março: Início do Projeto
¨ Primeira apresentação de atividades: no Dia Nacional da Família na Escola.
¨ As ações serão contínuas durante todo o ano letivo e deverão ser repetidas a cada ano.
¨ Primeira apresentação de atividades: no Dia Nacional da Família na Escola.
¨ As ações serão contínuas durante todo o ano letivo e deverão ser repetidas a cada ano.
TRABALHOS EM GRUPO:
Após cada atividade, acontecerão trabalhos em grupos como
discussões e elaboração de relatório sobre o tema específico.
CULMINÂNCIA:
Diversos trabalhos podem encerrar cada atividade, como
teatros (fundamentados nas pesquisas feitas); músicas, confecção de murais...
Esta escolha ficará a critério de cada grupo e realizadas na própria escola
(refeitório, pátio) ou no Centro Cultural do município de Paty do Alferes.
AVALIAÇÃO:
A avaliação deverá acontecer durante todo o processo de
realização do projeto, através da observação dos professores baseada em
critérios pré-estabelecidos.
Durante o desenvolvimento dos trabalhos é importante que o professor esteja presente para interagir com o processo de trabalho dos alunos, diagnosticando diferenças e conquistas, proporcionando uma análise das etapas do projeto.
Os professores deverão encorajar os participantes do projeto a dizerem "NÃO" a qualquer espécie de droga.
Na conclusão final o professor deverá propor uma avaliação geral de todo o processo.
Durante o desenvolvimento dos trabalhos é importante que o professor esteja presente para interagir com o processo de trabalho dos alunos, diagnosticando diferenças e conquistas, proporcionando uma análise das etapas do projeto.
Os professores deverão encorajar os participantes do projeto a dizerem "NÃO" a qualquer espécie de droga.
Na conclusão final o professor deverá propor uma avaliação geral de todo o processo.
RESULTADOS ESPERADOS:
Com este projeto, esperamos que as pessoas se tornem mais
conscientes sobre os malefícios causados pelo abuso de drogas à vida humana e
que devem sim, buscar sempre formas de melhorar a sua qualidade de vida, agindo
com responsabilidade, preservando a nossa maior fonte de felicidade e
realização: a saúde.
"Dizer SIM à vida significa
estar receptivo a tudo o que o mundo nos proporciona de bom e prazeroso, ser
capaz de vencer as pressões negativas da massificação, do consumismo, da
corrupção e da violência."
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Bibliografia
Aguilar.Avaliação de serviços e programas sociais
Moura M.L de, Ferreira M C. Paine P.A(1998) manual de
elaboração de projetos de pesquisa
Unifesp. Centro de informações sobre drogas psicotrópicas
(CEBRID) Livreto Informativo sobre drogas psicotrópicos São Paulo.
ALUNAS; RENATA FORTUNATTI , JUSSARA MENDO
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