Páginas

sábado, 30 de março de 2013

1.4 Banco de Projetos


Cursista: ADELAINE DE FÁTIMA ZANCAN.

                           A Internet auxiliando na Alfabetização.

Este projeto foi realizado na Unidade Escolar, E. E. B. Luiz Lunardi que localiza-se  na comunidade de Vila Tigre, Município de Xaxim SC. A turma trabalhada foi a do 1º Ano Do Ensino Fundamental Séries Iniciais, com quatorze educandos, com a professora regente da turma Adelaine De Fátima Zancan.
As características desse projeto são interdisciplinar incluindo, língua portuguesa, artes,  visualização, e  matemática.  O conteúdo envolvido foram as vogais,  o alfabeto,  as famílias silábicas, e a quantidade.

Descrição geral: No primeiro momento a professora fez  uso do retroprojetor para a ampliação das vogais e suas respectivas figuras, bem como as consoantes.
 Depois de explanado os sons das letras e suas famílias  silábicas  foi ouvido a música “O que que começa com A” do CD Eliana.  Os educandos conseguiram memorizar a música com facilidade, reproduzindo simultaneamente durante a realização  das atividades.
 Num outro  momento  os educandos foram para a sala de informática  onde a professora regente contou com o auxilio do professor Lurian.  Na ocasião os educandos  puderam manusear os computadores individualmente, de  forma lúdica e bem descontraída. Iniciou-se com a pesquisa dos jogos educativos no site -http://www.smartkids.com.br/    onde a regra era  encontrar as vogais iniciais dos objetos que apareciam na tela; concluindo a etapa seguia  encontrando   letras iniciais  correspondentes aos nomes das figuras,  novamente  vencendo a  etapa seguia para a procura da sílaba inicial dessa figura.  As imagens  são relacionadas a objetos do convívio dos educandos, que em geral foram  alegres engraçadas e de variadas  cores, onde chamou  muito atenção dos mesmos.  
As tecnologias utilizadas  foram: Retroprojetor, CD, computadores e internet.

As tecnologias são ferramentas que vem dar subsídios para os educadores  explorar as várias maneiras de aprender dos seus educandos. Pois na  contemporaneidade em que os educandos se encontram onde as tecnologias fazem parte do seu dia a dia desde muito cedo, se faz necessário introduzi-las para iniciação da alfabetização onde ele agrega o gosto pelas letras e números ao seu cotidiano que é  são as tecnologias, em geral a internet.

3 comentários:

  1. Parabéns pelo seu projeto Adelaine, achei muito interessante. Como você sitou em seu comentário, também penso devemos usar todos os meios, principalmente os tecnológicos, para auxiliar na aprendizagem de nossos alunos, pois a geração com a qual trabalhamos vive em meio a muitos estímulos e nosso missão é ensiná-los a tirar proveito de tais meios, tornando sua utilização mais significativa e estimulante.

    ResponderExcluir
  2. Felizmente a sociedade esta mais atenta sobre esta necessidade e tem buscado equipar as escolas. Assim é importante considerar que a escola é um lugar especialmente adequado para a inclusão digital uma vez que a maioria dos jovens a frequenta num tempo em que estão bastante abertos ao aprendizado;Parabéns pelo seu projeto.

    ResponderExcluir
  3. Adelaine gostei muito do seu projeto e considero desafiador, pois se trata de um novo jeito de aprender. Ser alfabetizado, saber ler, escrever e as quatro operações matemáticas, já se sabe há muito tempo, é requisito para a plena inserção do cidadão na sociedade. A internet possui ferramentas muito interessantes para trabalhar com nossos alunos e podemos sim, aliar a alfabetização, comunicação digital com redes para acessar, manipular, pesquisar, criar e avaliar. Muito bom!

    ResponderExcluir