1.4 PROJETOS COM USO DAS TECNOLGIAS
ESCOLA MUNICIPAL DIRCE SALETE DALL ÀGNOL
Professora: Lorivalda Grando Bianchi
Professora:Marinês Baggio( Artes Visuais)
Professor:Marcelo Volpato (EducaçãoFísica)
Turma:Infantil V
Números de alunos:25
Ano:2012
Projeto sobre a Páscoa
Justificativa:
A Páscoa é uma data adorada pelas crianças, que esperam ansiosas pelo coelho e os ovos de chocolate.
Para que tudo tenha um sentido, realizo o projeto de uma páscoa cheia de símbolos, histórias, brincadeiras, arte e culinária.
Objetivo geral: Contribuir para que os alunos possam ampliar os conhecimentos acerca do significado da “Páscoa”.
Objetivos específicos:
· Conhecer o significado de “Páscoa”;
· Destacar os símbolos da Páscoa e o conceito de cada um;
· Vivenciar, valorizar e respeitar o verdadeiro sentido da Páscoa em sua vida;
· Estimular a imaginação e a dramatização das crianças;
· Promover e estimular a linguagem oral;
· Desenvolver atenção e coordenação motora fina e ampla;
· Recordar as cores através de jogos e brincadeiras;
· Relacionar os números com a quantidade.
Conteúdos:
Data comemorativa: Páscoa;
Afetividade e solidariedade;
MOVIMENTO:
· Motricidade fina e ampla;
· Expressão corporal;
-Música;-Dramatização
LINGUAGEM:
· Expressões gráficas: desenho, pintura, alinhavo, montagem;
-Historias;
MATEMATICA:
· Noções de cores – azul, amarelo e vermelho;
· Noção e visualização de quantidades - do número 1 ao número 3;
· Seriação;
<!--[if !supportLineBreakNewLine]-->
<!--[endif]-->
Metodologia:
- Conversa informal diálogo e questionamento oral através de cartaz, figuras, DVDs e relatos sobre o assunto;
- Visualização dos símbolos da Páscoa através de ficha,DVDs, Internet e livros didáticos;
- Ouvir músicas no Cd e DVDS e dramatizar as músicas relacionada à Páscoa como: Coelhinho da Páscoa, O coelhinho, A história da cabana, Coelhinho bossa nova usando também o microfone;
-Confecções de máscaras, cestinha, dedoches;
-Confecção de um mural sobre a Páscoa;
· Grafismo – levar o coelho a sua toca, levar o coelho a sua cenoura;
· Alinhavo, colagem, pintura com tintas;
· História em seqüência;
· Quebra cabeça do coelho;
Historinhas: “O coelho que não era da Páscoa”,
-Jogos com figuras e da memória;
· Atividades de rua: corrida do nariz, caça aos ovos, Hop... Hop... Coelhinho, coelho sai da toca, onde estão os ovinhos, O coelho da Páscoa disse... , Ovo choco;
· Pintura facial;
· A procura do ninho.
Culminância: Todas as atividades foi feita pintura facial nas crianças e eles iam a procura dos ninhos, que estavam espalhados pelo pátio.
Tecnologias utilizadas:
-DVDs;
-Cds;
-Internet;
_Microfone;
-Máquina digital.
Avaliação:
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora. O Registro das atividades serão feitas também com a máquina fotográfica digital para melhor visualização das atividades.
Comentários
Foi bem gratificante realizar este projeto, pois ele é interdisciplinar ,conseguindo assim interligar várias áreas do conhecimento, fazendo com que a criança seja um sujeito critico,ativo e participante neste processo educativo,e os educadores se envolveram neste projeto juntamente com as crianças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário