2.Identificação do local: “ Escola Básica Municipal " Dom Bosco”,
Xaxim-
SC.
Turna:
Educação Infantil V, (20) Vinte alunos,
(3 ) três professores, foi
trabalhado com as áreas humanas e exatas como: Linguagem, História, Geografia, Artes,
Ciência, Matemática.Com auxílio da Coordenadora Pedagógica e Bibliotecaria.
3. Título do projeto: Água é Vida
4.Características do Projeto: Interdisciplinar
Disciplinas envolvidas: Linguagem, Matemática, Sociedade e Naturesa,
Movimento, Geografia e Artes.
Conteúdos:
Leitura de imagens e textos de histórias da Literatura infantil, imagens do
Globo, Mapas, produção de textos coletivos, conjuntos, números, quantidades,
linguagem oral e escrita, produção de desenhos e cartazes.
5. Descrição geral: A elaboração deste projeto “ Água é Vida” visa incentivar as crianças a perceberem a necessidade de não desperdiçar água e da preservação do meio ambiente, mostrando a eles a importância de economizar água e da preservação da natureza e trocar experiências. Que se propõe aqui apresentar para as crianças uma visão ampla que envolve inúmeros problemas o mundo atual vem enfrentando com a relação à falta de água. O projeto deve ser desenvolvido visando proporcionar aos alunos uma grande diversidade de experiências, com participação ativa, para que possam ampliar a consciência sobre as questões relativas à água no meio ambiente, e assumir de forma independente e autônoma de atitudes e valores voltados à sua proteção e conservação.
6.Tecnologias utilizadas: São todos os materiais, atividades e soluções utilizadas durante a realização do projeto, como computador e Internet como fonte de pesquisa, aparelho de som, máquina digital, revistas, jornais, livros, entrevista com pessoas da família e da sociedade, cola, tesoura, papéis, quadro, gravuras, recorte e colagem, pintura, exposição de fotos e cartazes etc.
7. Comentários: Espera-se ao
termino do projeto que todos as crianças estejam sendo multiplicadores das
informações adquiridas. Fica eminente que ajudou as criançass a descobrirem os
sintomas e as causas reais dos problemas que o Brasil vem enfrentando com a
falta de água, como também que eles percebam as interferências negativas e
positivas que o homem vem fazendo na natureza, a partir de sua realidade
social. A qualidade de vida esta ligada às condições de higiene e saneamento
básico e também a qualidade do ar e do espaço em que vive; assim procuramos
incentivar as crianças que o equilíbrio e o futuro do planeta dependem da
preservação da água e de seus ciclos. Sendo o nosso papel de educador de
Conscientizar os alunos que água não deve ser desperdiçada e nem poluída.
Os alunos
participaram deste projeto, podemos notar que despertou a conscientização de
não desperdiçar água e também da
importância da preservação do meio ambiente.
Que bom colega Vandi! Com certeza nossas crianças estão se conscientizando que ao cuidar e preservar da água, um bem precioso para nossas vidas , vamos garantir a sobrevivência da vida humana,o ciclo da mesma,além da sua importância para o meio em que vivemos.
ResponderExcluirClaudir Carini, março de 2013.
As nossas crianças com certeza vão levar muito a sério a conscientização e preservação da água um bem precioso para o futuro das mesmas.
ResponderExcluirCom certeza um trabalho que é realizado interdisciplinar,ligando várias areas do conhecimento vai fazer com que as crianças tenham ,mais interesse e aprendam mais
ResponderExcluir