Atividade 1.2 Diálogo teórico
Maria Montessori (1870-1952)
O método montessoriano tem por objetivo a educação da vontade e da atenção, com qual a criança tem liberdade de escolher o material a ser utilizado, alem de proporcionar a cooperação.
O sistema Montessori baseia-se nos seguintes princípios: a atividade, a individualidade e a liberdade, enfatizando os aspectos biológicos, pois, considerando que a vida é desenvolvimento, achava que era função da educação favorecer esse desenvolvimento. Os estímulos externos formariam o espírito da criança, precisando, portanto, a ser determinados.
A pedagogia de Montessori insere-se no movimento das Escolas Novas, uma oposição aos métodos tradicionais que nãoi respeitavam as necessidades e os mecanismos evolutivos do desenvolvimento da criança. Ocupa um papel de destaque neste movimento pelas novas técnicas que apresentou para os jardins-de-infancia e para as primeiras séries do ensino formal. O material criado por Montessori tem papel preponderante no seu trabalho educativo pois pressupõe a compreensão das coisas a partir delas mesmas, tendo como função estimular e desenvolver na criança um impulso interior que se manifesta no trabalho espontâneo do intelecto.
Montessori produz uma série de cinco grupos materiais didáticos:
· Exercícios para a vida cotidiana
· Material sensorial
· Material de linguagem
· Material de matemática
· Material de ciências
O Material Dourado foi criado por Maria de Montessori, ele se baseia nas regras de numeração para o trabalho de múltiplos, sendo confeccionado de madeira, são compostos por cubos, placas, barras e cubinhos.
Esse material é de grande importância na numeração, facilitando a aprendizagem dos algoritmos da adição, subtração, da multiplicação e da divisão.
Dentre os doze pontos do Método Montessori destacamos um: ele propõe a desenvolver a totalidade da personalidade da criança e não somente suas capacidades intelectuais. Preocupa-se também com as capacidades de iniciativa, de deliberação e de escolhas independentes e os componentes emocionais.
Texto elaborado por Claudir Carini e Claudemir Luiz Baggio/ março de 2013
o método do uso mterial dourado é importante desde a sua invençao a sua utilização nos dias atuais.
ResponderExcluir“O Material Dourado é um dos materiais criado por Maria Montessori. Este material desperto no aluno a concentração e o interesse, além de desenvolver sua inteligência e imaginação criadora, pois a criança está predisposta ao jogo.”Parabéns pelo resumo.
ResponderExcluirO "Material Dourado" desperta no aluno a concentração, o interesse, além de desenvolver sua inteligência e imaginação criadora, pois a criança está sempre predisposta ao jogo. Além disso, permite o estabelecimento de relações de graduação e de proporções, e finalmente, ajuda a contar e a calcular.
ResponderExcluir