Páginas

terça-feira, 26 de março de 2013

Atividades 1.4 Banco de Projetos

Atividade 1.4 Banco de projetos

1.    Claudir Carini
2.    Escola Básica Municipal Cecília Meireles
Rua Antonio Cordenunsi Filho, 1840 D
Bairro Primavera – Xaxim – SC
2.1        6ª a 9ª Séries do Ensino Fundamental – Anos Finais
2.2        Educandos (as) envolvidos: 132 educandos (as).
Áreas do Conhecimento: Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, História, Educação Física, Língua Estrangeira e Moderna (Inglês), Ensino Religioso e Artes.
Docentes: 12
Direção, Coordenação Pedagógica e Bibliotecários.
3.    Projeto Aprender com a Leitura
4.   O presente Projeto é interdisciplinar e envolve todas as áreas do conhecimento que compõe o currículo escolar, ou seja, as disciplinas básicas ofertadas nos anos finais do ensino fundamental.      
5.    Este projeto possibilita aos alunos o incentivo pelo hábito da leitura, o contato com diferentes livros de literatura. É desenvolvida na escola a troca de livros semanalmente, permitindo, dessa forma, que a família tenha acesso a todo acervo literário, e aulas de leituras quinzenalmente, onde toda comunidade escolar participa.
As atividades que estimulam o hábito da leitura, o conhecimento dos diferentes tipos de fontes informacionais (livros, revistas, dicionários, entre outras) e a utilização metódica para obtenção de material bibliográfico são fatores que influenciam o aprendizado nos seus diversos momentos da vida.         A biblioteca constitui parte integral do sistema educativo e participam de seus objetivos, metas e fins, permitindo o fomento da leitura e a formação de uma atividade científica; constitui um elemento que forma o indivíduo para a aprendizagem permanente, estimula a criatividade, a comunicação, facilita a recreação, apoia os docentes em sua capacitação e lhes oferece a informação necessária para a tomada de decisões em aula.

6.   As tecnologias utilizadas neste pressente projeto são: Laboratório de Informática, livros virtuais, acervo bibliográfico da escola, data show.
7.   Dar oportunidade para uma criança conhecer o mundo encantado dos livros é um dos papéis fundamentais da escola, seja através dos clássicos infantis, contos, lendas, anedotas, quadrinhos, dentre vários outros.
Para isso, é fundamental que os professores sejam os elementos de ligação entre os alunos e os livros, ao mundo do faz de conta, pois estes ampliam o potencial imaginativo da criança, tornando-a mais criativa.
          Existem várias formas de incentivar a criança a gostar de ler, bem como a criar o hábito de leitura. Ser um bom contador de histórias é uma dessas formas, pois as crianças se encantam com o professor, com a entonação de sua voz, os gestos que faz as caras e bocas, os risos ou choros, enfim, tudo aquilo que traz emoção para o momento. E mais tarde tentam imitá-lo agindo da mesma forma.
         Entretanto, a leitura não deve ser somente para o prazer, mas com o objetivo de promover a capacidade reflexiva e crítica, o que acontece quando o professor abre espaço para discussões após a mesma, dando oportunidade dos alunos darem suas opiniões, elogiando ou não o livro, repensando suas ideias acerca do tema abordado, ou até mesmo mudando o final da história.


3 comentários:

  1. Concordo com o colega.Os educandos tem que se interessar e descobrir o maravilhoso mundo da leitura,seus contos e histórias fantásticas.Muitos deixam de lado os livros e se interessam por outras coisas.O incentivo da família juntamente com a escola é muito importante para o seu desempenho escolar.Só assim teremos alunos mais ricos em cultura.

    ResponderExcluir
  2. Olha achei muito bom o seu projeto de leitura, eu acredito que o gosto e o hábito de uma boa leitura contribui essencialmente na formação humana, principalmente se este gosto é incentivado logo cedo para leitura.Parabéns ao seu projeto e muito sucesso!

    ResponderExcluir
  3. muito interessante esse projeto de leitura pois e atraves da leitura que adquirimos conhecimento para o sucesso do nosso trabalho profissional e de vida pessoal.

    ResponderExcluir