1 – Todo
projeto é interdisciplinar?
Acredito que todo
projeto é interdisciplinar, pois a grande maioria aborda temas amplos
abrangendo várias áreas do conhecimento, mas com um foco a ser atingido. Uma das
disciplinas é abordada com maior ênfase, e as outras entram como parceiras para
o sucesso do projeto. Por isso acredito que mesmo não querendo a adesão de
outras áreas no projeto, isso irá acontecer de alguma forma.
2 - É possível desenvolver um projeto focado em
um tema de uma determinada área do conhecimento?
Os projetos
permitem a integração de diversas áreas do saber, uma vez que para se atingir a
construção do conhecimento, é necessário que haja uma adequação à realidade do
aluno, tratem de problemáticas de seu interesse, levando a sistematização,
formalização, reconstrução e contextualização de conceitos, no sentido mais
amplo, abordando os diversos aspectos do tema em questão. Logo não é possível
trabalhar com projetos sem que ele seja interdisciplinar.
É comum o trabalho
com projetos a partir de um tema gerador, partindo de um conhecimento
específico ou disciplinar e no decorrer do mesmo ir interagindo com
conhecimentos de outras áreas, numa proposta construcionista. Já o inverso
também pode ser realizado, partindo de um tema amplo para chegar a um conceito
básico.
Logo, conclui-se que os
projetos são potencializadores da interdisciplinaridade, pois não podem ser
tomados como um processo meramente individual e sim rico de interações promovidas
por múltiplos caminhos e acontece a partir do uso de diferentes formas de
expressão proporcionando a aprendizagem significativa
É de grande importãncia o que foi colocado, pois diz que os temas são amplos, mas não podemos esquecer que temos um objetivo a ser atingido e que as outras áreas do conhecimento acabam sendo trabalhadas de uma forma natural. Assim sendo os conteúdos partem de um tema gerador mas que possui elos com outras disciplinas, sendo assim, uma complementa a outra.
ResponderExcluir