PROJETO CONTAÇÃO DE HISTÓRIA
1- TEMA:
“ PROJETO VILA LITERÁRIA”- Incentivando a leitura no contexto escolar.
2- PROBLEMA:
Contar história desenvolve as possibilidades de apreensão dos significados do mundo em que as crianças estão inseridas. Esta atividade pode auxiliar na aprendizagem por apresentar características únicas de descontração, atenção, alegria entre outras tantas habilidades que possam fazer o aluno aprender e apreender o sentido das coisas pelo modo lúdico da contação de histórias. “O ouvir histórias pode estimular o desenhar, o musicar, o sair, o ficar, o pensar, o teatrar, o imaginar, o brincar, o ver o livro, o escrever, o querer ouvir de novo (a mesma história ou outra). Afinal, tudo pode nascer dum texto criar asas e estimular a aprendizagem” (ABRAMOVICH, 1994, p. 23).
Tendo em vista a formação de novos leitores e a necessidade de se despertar no ensino fundamental o gosto pela leitura, faz-se necessário o uso de alternativas dinâmicas para auxiliar na leitura e na produção escrita, despertando nos alunos o interesse pela magia em que as palavras exercem em nossa mente. Assim, como o prato favorito alimenta nosso corpo e nos deixa com água na boca, a leitura suscita a mente e a imaginação flui despertando a emoção.
Pensando na magia em que as palavras exercem em nossa mente, e a falta de atividades alternativas para auxiliar neste despertar, surge a ideia de trabalharmos algo dinâmico e prazeroso envolvendo alunos em um espaço onde possamos apresentar diferentes autores e livros, tendo como ferramenta a Vila Literária, local fabuloso onde a magia se faz presente através de dramatizações e apresentações de histórias onde personagens ganham vida através delas.
3- ENVOLVIDOS:
Professoras dispostas a trabalhar no desenvolvimento do projeto.
4- PROGRAMAÇÃO:
Este projeto visa ser desenvolvido o ano todo, de segunda-feira a sexta-feira no horário escolar matutino das 7:40 horas as 11:40 horas e vespertino 13:30 horas até as 17:30 horas.
5- JUSTIFICATIVA:
A arte de contar histórias é uma tradição milenar. Nossos avós, nossos pais contaram belíssimas histórias fazendo-nos viajar pela imaginação. Hoje, infelizmente, este costume se perdeu no tempo. Em função deste indicador propõe-se o resgate dessa arte. É um projeto, que vem trazer algumas possibilidades de acesso à literatura, a arte e a música.
Considerando a importância deste despertar para a leitura, a necessidade de se formar cidadãos conscientes e letrados e a concorrência que a escola enfrenta com o mundo digital e tecnológico gostaríamos de proporcionar um espaço diferente e alternativo para o incentivo a leitura, sendo este lúdico e dinâmico onde professores e alunos possam desfrutar de um aprendizado e de uma linguagem literária voltada a personagens infanto juvenis e autores.
6- OBJETIVO GERAL:
- Apresentar de forma lúdica autores e literatura incentivando o gosto pela mesma, desenvolvendo assim habilidades linguísticas. Além de incentivar a leitura e a fruição da literatura como arte, objetiva-se transmitir valores que determinam atitudes éticas, que possibilitam a melhor convivência no ambiente escolar.
7-OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Usufruir de um momento lúdico, movido à fantasia e imaginação;
- Perceber a importância da contação de histórias como uma manifestação cultural;
- Criar o hábito de ouvir histórias, como também o respeito a pessoa que se dispõe a falar;
-Dispor-se a conhecer o novo, o diferente;
-Refletir, por meio das histórias e seus discursos, em sua conduta diante do meio em que vive;
-Despertar o gosto pela literatura
- Perceber a importância da contação de histórias como uma manifestação cultural;
- Criar o hábito de ouvir histórias, como também o respeito a pessoa que se dispõe a falar;
-Dispor-se a conhecer o novo, o diferente;
-Refletir, por meio das histórias e seus discursos, em sua conduta diante do meio em que vive;
-Despertar o gosto pela literatura
8- METODOLOGIA:
Contar histórias para crianças é poder sorrir, gargalhar com as situações vividas pelos personagens, é através das histórias da literatura infantil, que as crianças descobrem outros lugares, outros tempos, outros jeitos de viver, de agir e de ser. A prática de trazer a contação de histórias permite a ampliação do processo de comunicação entre as crianças.
9- POPULAÇÃO:
Público alvo crianças e pré-adolescentes das escolas do município de Xaxim- SC.
Parabéns Andressa pelo seu projeto,pois a leitura é a base para todas as disciplinas e áreas do conhecimento, independentemente da idade/série do aluno, promover este projeto de estímulo à leitura , não apenas para instigar os alunos a terem o hábito da leitura, pois isso só não basta, mas também estimular os envolvidos ao gosto pela leitura e assim formar leitores para a vida inteira, que compreendem os benefícios da leitura para a sua vida.Sonia Paz
ResponderExcluirAndressa gostei muito do seu projeto, não sei se é porque eu adoro ler ou o que, mas acho que como professores devemos instigar nossos alunos e fazer o possível para desnvolver neles esse gosto pela leitura. A magia que você comenta em seu texto é algo realmente fascinamte e instigante, e a imaginação rola solta.
ResponderExcluir