Páginas

quarta-feira, 3 de abril de 2013

ATIVIDADE 1.4 BANCO DE PROJETOS


ATIVIDADE 1.4 BANCO DE PROJETOS

1 - Curista Rosane Dal´Molin

2 - Projeto foi realizado no Centro de Educação Infantil Prosperina Folle, na turma do Infantil III com 26 crianças matriculadas, para o desenvolvimento participaram 3 professoras.

3 - Tema: Água


4 – Durante a elaboração e a execução do projeto procuramos trabalhar de forma interdisciplinar buscando envolver todas as áreas do conhecimento. Essa abordagem interdisciplinar só aconteceu porque os conteúdos das disciplinas se relacionaram para a ampla compreensão do tema estudado. Trabalhamos de modo articulado as  disciplinas: matemática, linguagem, artes, natureza/sociedade e movimento.

5 - Iniciamos os trabalhos fazendo um diagnóstico dos que as crianças já sabiam e partido da realidade das crianças. Procuramos utilizar recursos que melhor atenda cada disciplina e sempre uma complementando a outra. Pesquisamos na internet sobre a água, complementamos com histórias (ex: O homem da chuva, A gotinha Plim e outras que apareçam água). Trabalhamos com recorte de gravuras e confecção de painéis, músicas e filmes infantis.
Levamos para a sala o globo terrestre conversar e observar locais onde encontramos água, formas de utilização da mesma, na alimentação, banho, regar as plantas, lavar roupas e para os animais beber. 
Compreender a importância da água para os seres vivos, a forma como é utilizada por cada espécie. Utilizamos de textos diversos, poesias, parlendas, desenhos, charges, fantoches e figuras. Fizemos passeios no bairro para coletar lixo das ruas e separamos para reciclagem, dialogamos sobre o destino deste lixo que são jogados nas ruas que acabam nos córregos e poluem as águas Mostrar lados negativos e positivos da ação do homem no meio ambiente.
 Dialogamos a amplitude da presença de água na natureza e conhecer as mudanças de estado
Pesquisamos também outras formar de poluição da agua como: lixos, agrotóxicos, esgotos e outros elementos poluentes.
Elencamos com o grupo formas de preservação e de economizar água, que todos nós podemos fazer nossa parte.

6 – Utilizamos diferentes tecnologias como: TV, rádio, computador, episcópio, DVD, digital etc.


7 - Esperamos que com essa proposta, além da utilização dos recursos oferecidos e apresentados tanto aos funcionários quanto as crianças, possam contribuir, também para uma maior conscientização dos recursos naturais disponíveis e a importância da sua preservação.  Buscamos conscientizar a importância da água para a vida e para a história dos povos, mostrando como a água é essencial para manter a vida e é determinante para a organização das sociedades. Procuramos desenvolver nos alunos a responsabilidade pela conservação do meio ambiente, responsabilidade esta, que não é só dos ecologistas, mas de cada um de nós, cidadãos e educadores.



Um comentário:

  1. O tema abordado é bem pertinete e atual. Precisamos trabalhar as questões ambientais desde cedo, para criar nas crianças hábitos de cuidado e preservação ambiental.

    ResponderExcluir