ATIVIDADE 1.4 BANCO DE
PROJETOS
1 - Curista Rosane
Dal´Molin
2 - Projeto foi realizado
no Centro de Educação Infantil Prosperina Folle, na turma do Infantil III com
26 crianças matriculadas, para o desenvolvimento participaram 3 professoras.
4 – Durante a elaboração e
a execução do projeto procuramos trabalhar de forma interdisciplinar buscando
envolver todas as áreas do conhecimento. Essa abordagem interdisciplinar só
aconteceu porque os conteúdos das disciplinas se relacionaram para a ampla
compreensão do tema estudado. Trabalhamos de modo articulado as disciplinas: matemática, linguagem,
artes, natureza/sociedade e movimento.
5 - Iniciamos os trabalhos
fazendo um diagnóstico dos que as crianças já sabiam e partido da realidade das
crianças. Procuramos utilizar recursos que melhor atenda cada disciplina e
sempre uma complementando a outra. Pesquisamos na internet sobre a água,
complementamos com histórias (ex: O homem da chuva, A gotinha Plim e outras que
apareçam água). Trabalhamos com recorte de gravuras e confecção de painéis,
músicas e filmes infantis.
Levamos para a sala o
globo terrestre conversar e observar locais onde encontramos água, formas de
utilização da mesma, na alimentação, banho, regar as plantas, lavar roupas e
para os animais beber.
Compreender a importância da água para os seres vivos, a forma como é utilizada por cada espécie. Utilizamos de textos diversos, poesias, parlendas, desenhos, charges, fantoches e figuras. Fizemos passeios no bairro para coletar lixo das ruas e separamos para reciclagem, dialogamos sobre o destino deste lixo que são jogados nas ruas que acabam nos córregos e poluem as águas Mostrar lados negativos e positivos da ação do homem no meio ambiente.
Compreender a importância da água para os seres vivos, a forma como é utilizada por cada espécie. Utilizamos de textos diversos, poesias, parlendas, desenhos, charges, fantoches e figuras. Fizemos passeios no bairro para coletar lixo das ruas e separamos para reciclagem, dialogamos sobre o destino deste lixo que são jogados nas ruas que acabam nos córregos e poluem as águas Mostrar lados negativos e positivos da ação do homem no meio ambiente.
Dialogamos a
amplitude da presença de água na natureza e conhecer as mudanças de estado
Pesquisamos também outras
formar de poluição da agua como: lixos, agrotóxicos, esgotos e outros elementos poluentes.
Elencamos com o grupo
formas de preservação e de economizar água, que todos nós podemos fazer nossa
parte.
6 – Utilizamos diferentes
tecnologias como: TV, rádio, computador, episcópio, DVD, digital etc.
7 - Esperamos que com essa
proposta, além da utilização dos recursos oferecidos e apresentados tanto aos funcionários
quanto as crianças, possam contribuir, também para uma maior conscientização
dos recursos naturais disponíveis e a importância da sua preservação. Buscamos conscientizar a
importância da água para a vida e para a história dos povos, mostrando como a
água é essencial para manter a vida e é determinante para a organização das
sociedades. Procuramos desenvolver nos alunos a responsabilidade
pela conservação do meio ambiente, responsabilidade esta, que não é só dos
ecologistas, mas de cada um de nós, cidadãos e educadores.
O tema abordado é bem pertinete e atual. Precisamos trabalhar as questões ambientais desde cedo, para criar nas crianças hábitos de cuidado e preservação ambiental.
ResponderExcluir