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segunda-feira, 8 de abril de 2013

Eixo II - Atividade 2.2


São apresentadas algumas questões para reflexão individual
A produção deste vídeo pode ser caracterizada como um projeto que articula currículo, tecnologia e cultura?
Que conhecimentos, atitudes, valores e procedimentos configuram esta reflexão?
Poste sua reflexão nos comentários desta postagem.

47 comentários:

  1. Com certeza, o vídeo demonstra uma articulação deste projeto onde consegue interligar várias áreas do conhecimento bem como a cultura deste povo.Este vídeo foi uma das soluções encontradas para se preservar esta cultura como: dança e música,pois eles sentiram que estas estavam ameaçadas com o desinteresse dos mais jovens. Isso é uma maneira de salvar e dar continuidade a esta cultura.

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  2. Eixo 2- Atividade 2.2

    A Produção de vídeos pode sim ser caracterizada como um Projeto que articula currículo, formando associações e depois uma parceria com ONG . É possível formar vídeos nas aldeias para ensinar seus jovens . É muito explorado as imagens e os vídeos é uma linguagem que pode aprimorar sua cultura . A tecnologia entra em uma transversal democrática ,eles demonstram uma atração pelas tecnologias, os mais velhos há um dialogo entre gerações. Os índios tem um conhecimento que pode ser passado por atitudes, valores, que configuram sua cultura que é muito preservada.

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  3. Este video pode se caracterizar um projeto tecnológico e cultura pela mediação da cultura do homem branco, introduzindo meios tecnológicos na cultura local. A aldeia que existe a mais de 1000 anos se não tiver contato com esses meios ficara issolada e posivelmente sem ter conhecimento de tais tecnologias.
    O conhecimento da tribo é repassado de geração em geração atravez do contato humano, fala e pratica do dia a dia, ja com a utilização de meios eletronicos fica mais facil gravar repassar para as futuras gerações.
    Quando falamos de valores culturais estão ali enraizados na cultura do povo e é passado tradicionalmente, atravez das danças, apresentações artisticas da pintura etc.

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  4. Eixo 2- Atividade 2.2

    A Produção de vídeos pode sim ser caracterizada como um Projeto que articula currículo, formando associações e depois uma parceria com ONG . É possível formar vídeos nas aldeias para ensinar seus jovens . É muito explorado as imagens e os vídeos é uma linguagem que pode aprimorar sua cultura . A tecnologia entra em uma transversal democrática ,eles demonstram uma atração pelas tecnologias, os mais velhos há um dialogo entre gerações. Os índios tem um conhecimento que pode ser passado por atitudes, valores, que configuram sua cultura que é muito preservada.

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  5. Este projeto vem registrar a cultura de um povo indígenas e seus rituais de dança, foi realizado no Alto do Xingu (MT), esses filmes buscam caminhos para preservar os cantos, pinturas do corpo e as danças que, para o cacique, estavam ameaçados frente ao desinteresse dos jovens, cujo contato com as cidades próximas e o acesso à TV fez crescer o interesse por estudar e trabalhar fora da aldeia.

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  6. A produção do vídeo caracteriza-se como um projeto que articula currículo, tecnologia e cultura. Os caciques afirmam que estão buscando caminhos para preservar os cantos, danças que par eles estão ameaçados frente ao desinteresse dos jovens. Eles têm seus saberes mas estão participando do projeto. Os mais velhos procuram preservar a cultura, mas aceitam a tecnologia para auxiliar na preservação da mesma.


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  7. Com certeza este vídeo engloba currículo,tecnologia e cultura,o povo indígena esta resgatando a cultura de seu povo através da dança costumes de seu povo.

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  8. A produção do vídeo pode caracterizar, sim, como um projeto que articula currículo, tecnologia e cultura, pois, podemos trabalhar sobre Tema O Brasil Indígena desde sua origem até os dias atuais, utilizando ferramentas tecnológicas para proporcionar o conhecimento sobre sua cultura, sua história e ao mesmo tempo fazer uma linha do tempo onde poderemos conhecer as mudanças e o que mantém até hoje. Vemos que a produção torna-se significativa não somente para nós, mas também para os próprios índios que podem observá-los e fazer comparações e ter acesso a outras tecnologias os quais ainda não está tão presente na aldeia. É uma troca importante de conhecimento que pode ser ajudada com as ferramentas tecnológicas proporcionando conhecimento e comunicação entre todos.
    Podemos identificar que tecnologia veio a colaborar com os índios e ao mesmo tempo reproduzir uma cultura diferenciada do que estamos acostumados a saber sobre esta população.
    Currículo é um plano pedagógico e institucional que envolve os conteúdos, as tecnologias, as metodologias, os objetivos pedagógicos que serão utilizados para orientar a aprendizagem dos alunos de uma forma sistemática. O currículo é todo o conhecimento que pretendemos explorar para enriquecer nosso aprendizado. O importante é que possamos absorver da melhor forma este conhecimento e no caso quando utilizamos a tecnologia para conhecer e divulgar o que desejamos conhecer o aprendizado torna-se mais significativo.

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  9. A tecnologia chega nas aldeias indígenas, para registrar sua cultura, buscado novos caminhos para preservar dos cantos e as danças, que por causados desenteresese dos mais novos esta sendo ameaçados, cujo contato com as cidades próximas e o acesso à TV fez crescer o interesse por estudar e trabalhar fora da aldeia. É uma maneira de registrar e repassar para seus desendentes no futuro.

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  10. No meu entender sim, pois currículo em parte significa algo organizado com uma intenção formativa e os vídeos dos acontecimentos das aldeias registram momentos muito importantes da cultura indígenas. A tecnologia é sem dúvida uma forma de preservar a cultura e também de denunciar e divulgar problemas que afetam diretamente a vida dos índios. A preocupação é: que rádios e televisões estão roubando o interesse das crianças e jovens indígenas e estas filmagens apenas registram, não garantem a continuidade da cultura registrada.

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  11. O v´ideo é uma maneira de ficar registrada a cultura os conhecimento desse povo.E asegurar essa cultura para os mais jovens e para outras pessoas.E com certeza consegue articular curriculo,tecnologia e cultura.

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  12. Com certeza este vídeo busca resgatar e preservar as culturas dos índios do Alto Xingu.As novas tecnologias foi a maneira encontrada para recuperar e guardar estes costumes que fazem parte da cultura e da história.

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  13. NAO SOMENTE OS INDIOS MAS A TECNOLOGIA COMO UM TODO FACILITA E INTEGRA AS PESSOAS ONDE ANTES ASSUSTAVA,O NOVO ESTA SENDO UMA FORMA DE FACILITAR A VIDA E ASSIM NA FORMA APRESENTADA IRA ETERNIZAR ESTE
    POVO.

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  14. Preocupados com os desinteresses dos jovens por cantos e danças indígenas, iniciou-se um projeto pela preservação dessa cultura, registrando através de câmeras a cultura de um povo, que vem a cada dia sendo invadida por novos hábitos e costumes. Sendo assim estabelecida uma relação com a cultura indígena de um povo mantendo viva a sua historia.

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  15. Os jovens estão perdendo sua identidade cultural, deixando de lado seus costumes, crenças, danças e principalmente, deixando de falar a língua indígena faz-se necessário a criação de projetos para resgatar e conscientizar os mais novos quanto à importância da cultura indígena e a produção de vídeos pode sim caracterizar-se como um projeto que articula currículo, tecnologia e cultura,é uma maneira de repassar a cultura indígena de maneira mais interessante.

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  16. O currículo é um instrumento que reflete uma concepção de mundo e de sociedade, que pode ser ensinado através das relações sociais, dos rituais, dos costumes, das práticas e dos valores vinculados a um determinado grupo.
    O projeto desenvolvido pelos índios Kuikuro, com a utilização de meios tecnológicos, foi uma tentativa de resgate e preservação de sua cultura, uma vez que outras culturas têm influenciado ao longo do tempo o modo de vida de sua tribo. Embora estes povos não neguem as novas culturas, há entre eles, ou pelo menos entre alguns deles a preocupação em não deixar que seus rituais e costumes fiquem apenas na lembrança dos mais velhos.

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  17. A tecnologia entra de uma forma democrática conseguindo chegar aos mais velhos e há um diálogo que se restabelece entre as gerações. As filmagens surgiram como um caminho para preservar os cantos e as danças de sua tribo. A câmera também ajuda a proteger as comunidades, denunciando os problemas que enfrentam, como invasões de terra, poluição dos rios e outros problemas. Além de resgatar a cultura deste povo as imagens pode mostrar para o mundo as dificuldades que enfrentam.

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  18. A tecnologia(vídeo)é uma maneira de resgatar e preservar seus costumes para passar para as próximas gerações,embora parte de sua cultura já ficou para trás,o que preocupa as pessoas mais velhas que veem seus costumes sendo apenas lembranças,muitas vezes até esquecidas pelos jovens que aos poucos perdem sua identidade cultural.

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  19. No video as imagens sao exploradas atraves da linguagem ritmo e som que podem aprimorar as mudanças na tribo.Araves de danças e musicas foram encontradas soluçoes para continuar repassar suas culturas para as futuras geraçoes.Com isso podemos perceber como é facil articular um curriculo com tecnologia fazendo parte da historia.

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  20. Hoje a tecnologia é un instrumanto que chegou em todas as partes do mundo. Podemos dizer que através da tecnologia, muitos povos esquecidos resurgem mostrando seus costume, crenças, e sua cultura. Alguns temem que com o avanço da tecnologia podem perderem sua identidade com o tempo ou seja, sua cultura. O currículo e a tecnologia são importantes para o conhecimento dentro e fora das instituições de ensino.

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  21. O vídeos demonstra as características de um povo onde está havendo uma preocupação em relação a perca dessa cultura em virtude da modernidade atual que no passado criou muitas raízes e que hoje estão diminuindo.

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  22. A tecnologia utilizada por parte dos líderes da comunidade indígena foi necessária para registrar suas festas, costumes, danças, sons, pinturas, adereços, perpetuar, preservar os costumes, de repassar aos futuros indígenas a sua própria cultura, mas de uma forma prática, atual, prazerosa, os costumes de seu povo, com o objetivo de não serem esquecidos pelos jovens indígenas atuais.
    O vídeo revela características de organização social, política, econômica e cultural. Através de relatos de seus próprios membros, imagens, e filmagens como forma de aprender, conhecer, para que dessa forma, gerações futuras não percam sua essência. É preciso registrar, é preciso conhecer, é necessário estimular a respeito da diversidade, do relativismo Cultural, das mudanças que ocorrem em diferentes culturas com a globalização.


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  23. Os povos indígenas possuem um rico universo cultural. Neste caso o uso das tecnologias ajudou registrar a história e seu contexto, sua cultura indígena. O interessante que através das tecnologias essa história não tem fim e a cultura deste povo fica preservada.
    As tecnologias ajudaram a registrar os processos e produtos envolvidos e explicam os conhecimentos trabalhados

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  24. Índios preservam a cultura com o uso da tecnologia. Através do vídeo percebemos que um projeto quando bem elaborado, leva a mudanças de atitudes e mudanças culturais, até mesmo resgatar costumes que poderiam se perder com o avanço da tecnologia. Para isso é preciso um planejamento bem elaborado com uma visão de resgate que proporciona essa mistura de culturas e saberes. É viável então, usar a tecnologia para divulgar e até mesmo perpetuar costumes que poderiam ser perdidos com o passar do tempo. Adequar o currículo significa adaptar o conhecimento, as experiências, as culturas e a necessidades de um tema para os dias atuais.

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  25. Vejo a tecnologia de suma importância para preservar a história indígena, neste caso em específico, e mostrar ao mundo suas culturas, crenças e costumes. Também tem a função de protegê-los, como cita Piarcumã Ywalapiti, denunciando os problemas que enfrentam, como invasões de terra, poluição dos rios e construção de hidrelétricas na região. Através dos vídeos será possível ao povo indígena, repassar os costumes e tradições de geração pra geração, fazendo com que não se perca sua cultura. Penso que a troca de informações entre o homem branco e o índio também é valiosa, pois é uma maneira de produzir conhecimentos com aprendizados de diferentes culturas. Portanto, as produções de vídeos podem sim caracterizarem projetos que articulam currículo, tecnologia e cultura.

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  26. Sim, pois um povo sem cultura perde sua identidade, a tecnologia no meu ponto de vista vem como um auxilio aos povos indígenas, podendo registrar seus costumes a vivencia entre os membros da tribo, para ser repassado de geração para geração assim os novos integrantes podem ver e continuar a cultura do seu povo, mantendo viva a sua história.

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  27. Sim, o vídeo desenvolvido faz uma ligação com o currículo, a tecnologia e a cultura. Na questão tecnológica os próprios indígenas aprenderam a registrar seus momentos tanto cotidianos como festivos através de filmagens. Na questão currículo, podemos destacar a questão histórica, desde o descobrimento do Brasil até hoje. A questão cultural na minha opinião é o que mais se destaca, achei muito interessante a fala do Cacique e sua preocupaçao com a perda dos valores culturais de sua tribo. Como no caso das meninas não quererem se pintar para os eventos festivos, outro ponto importante são as músicas, algumas específicas para as mulheres e outras para os homens, como também o fato de que existe uma música diferente para cada dia e situação.

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  28. Acredito sim, que a elaboração destes vídeos podem ser caracterizados como um projeto que articula currículo, tecnologia e cultura. Pois, os mesmos demonstram muito sobre a cultura desse povo, monstrando suas diferentes danças, significados de suas pinturas, entre outras. Mas, há uma preocupação maior com a perda dos costumes dentro da tribo, com o interesse por novas tecnologias e modos de vivência nas cidades vizinhas. Essa é uma maneira de preservar o conhecimento dessa cultura para ser mostrada para as gerações futuras.

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  29. É possível sim, usar videos e novas tecnologias para repassar aos jovens como resgatar suas tradições e culturas,maneiras de ser,se vestir dos índios do Alto Xingu. Foi uma maneira encontrada pelos mais velhos da aldeia para recuperar essas tradições e não ficar no esquecimento,por perceberem que os jovens estão perdendo sua cultura.

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  30. Acredito que sim, este projeto englora tecnologia, currículo e cultura. Este projeto vem registrar a cultura do povo indígena, os cantos, as danças e a tintura corporal. Eles tem seus saberes, mas estão participando de um projeto, os mais idosos procuram preservar a cultura, mas acreditam que a tecnologia os auxiliará preservando a mesma.

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  31. Pode sim ser caracterizada como projeto que articula currículo, tecnologia e cultura, fazendo assim com que a tribo indigena preserve sua história. Assim sendo este projeto traz para a tribo conhecimentos que até então não são conhecidos por eles.Além disso, o cacique demonstra preocupação, pois não quer que se perca os costumes, crenças, danças próprias daquela aldeia e sim que eles conheçam o que há de diferente na cultura do branco como a tecnologia da máquina digital, da filmadora... e que não deixem no esquecimento sua tradição, mas sim que conheçam o que lhes é apresentado e que façam proveito do que foi aprendido e explorado.

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  32. É muito legol passa muito aprendizagem não somente para os indios mais para o ser hunano.O indio xingu foram bastante, explorados pela imprensa, isso leva a ter muitos cantando ,e danças isso levavandomuito tempo.Hoje filmar na aldeia entendemas que que não é filmar por que entendemos e valorizamos nosso trabalho e documentamos nossa cultura.

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  33. Sim, pois o uso das tecnologias, como digitais fotos e gravações de suas danças, costumes e tradições tambem as punturas do corpo, que acabam se perdendo com a enfluencia do homem branco, ficaram registradas como forma de garantir vivo sua cultura e garantir, que os mais jovens visualizem suas danças pintura do corpo e outras costumes, para realizar um resgate de sua cultura, quando perceber que for necessario para seu povo.

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  34. Sim, pois ensina a preservar a cultura indigena. Este projeto mostrado através de tecnologias,caracteriza-se pela forma de não se perder e de ter como lembrança o modo de ser, de viver, as danças e costumes dos povos que fazem parte da sociedade brasileira. Deve-se dar valor e incentivar esses tipos de projetos que valorizam as tradições, costumes que muitas vezes vão sendo esquecidos e pouco valorizados pelos jovens.

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  35. Sonia Madalosso 12 de abril de 2013 21:05

    A cultura indígena está sendo cada vez menos seguida porque, eles estão cada vez mais influidos com a sociedade. Novas tecnologias vão sendo oferecidas além da influencia das outras culturas em seu meio. Essas novas tecnologias vão tendo cada vez mais espaco entre eles, pois são necessárias para a comunicacão.

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  36. As tecnologias na cultura indígena é muito importante pois perpetua a sua cultura, deixando um legado para as futuras gerações, deste modo une o passado com o futuro sem deixar de preservar as origens.

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  37. Este vídeo, nos mostra que os Índios estão resgatando sua cultura, e também está sendo introduzida novas tecnologias. Para que haja um avanço de conhecimentos para suprir suas necessidades.

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  38. Sim,as tecnologias pode ser acrescentado na cultura indígenas,para expor sua tradições ,preservando seu meio de viver.Seus costumes podem ser registrados,para que desta forma sua cultura não se perca.

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  39. Atividade 2.2.

    Sim, esse projeto articula currículo, tecnologia e cultura. A cultura indígena possui uma grande e variada diversidade lingüística, social, cultural, econômica e política. Conhecer e registrar essa amplitude e variedade é importante para romper com idéias simplistas de que podemos nos referir ao índio como se fossem únicos, habitantes de uma única origem. Saber sua história, seus costumes, cantos, danças, desperta admiração e desejo de saber mais. Além disso, pessoas da comunidade com histórias para contar acerca das transformações acontecidas no local, integrantes das manifestações culturais regionais e familiares também são fontes de importantes de conhecimento e de informação. Com esta ação é possível desenvolver uma sensibilidade mais investigativa e observadora, não preconceituosa pelo tema das relações raciais, e assim podem fortalecer o desejo de novos projetos para a inserção no mundo globalizado.

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  40. Da para afirmar que o video demostra uma articulaçao de projeto tecnologico onde o cacique buscava caminhos para preservar os cantos e as danças que para,eles estavam ameaçadas frente ao desisteresse dos jovens.
    Essa tradiçao era passada de garaçao pra geraçao é essa foi a maneiro encontrada para continuar a cultura.

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  41. A produção de vídeos nos mostra que a nova relação dos povos indígenas com a tecnologia levou a busca de uma representação própria em seus espaços, com isso eles podem registrar sua cultura, tradição e costumes do seu povo.

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  42. Com toda propriedade posso dizer que este vídeo engloba tecnologia, currículo e principalmente a preservação da cultura de um povo. A partir deste projeto os povos indígenas podem registrar, divulgar e garantir a perpetuação de suas crenças , valores e costumes. Transformando fontes históricas orais em fontes históricas materiais e visuais, mantendo viva sua história.

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  43. A produção do vídeo conseguiu articular perfeitamente currículo, tecnologia e cultura, já que envolve uma cultura, uma história e suas tradições, levando até uma aldeia distante tecnologias que permitirão despertar o interesse pelas tradições dos jovens e das crianças desse povo e registrar os fatos para que as futuras gerações possam conhecê-las.
    Todos nós, em nosso dia-a-dia, vivenciamos e produzimos cultura, mas não temos o hábito ou condições para registrá-as. O tema proposto pelo projeto nos faz refletir sobre nossas ações. Devemos pensar que em nossa cultura muitas coisas já podem se perder, como já muitas podem ter sido esquecidas e que também nós usamos dessa tecnologia para não perdermos as tradições que fazem parte de nossa história.

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  44. Atividade 2.2

    A cultura indígena está sendo cada vez menos seguida porque, eles estao cada vez mais em contato com outras culturas e cada vez mais influidos pelo sociedade. Novas tecnologias vão sendo oferecidas além da influencia das outras culturas em seu meio. Essas novas tecnologias vão tendo cada vez mais espaco entre eles, pois são necessárias para a comunicacao.

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  45. Os costumes indígenas estão cada vez desaparecendo das suas origens, com isso estão buscando e aperfeiçoando novos conhecimentos, através das novas tecnologias, que estão chegando com as influências de novos grupos.
    Os mais jovens estão tendo mudanças culturais, para poder sobreviver diante dessa nova sociedade.

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  46. Neste filme deu pra se entender que o índio com sua cultura, ele demonstra os seus próprios valores, defendendo sua tribo nas suas crenças e costumes que ninguém pode desfazer de seus direitos de utilizar modos diferentes de vestir-se e utilizar suas pinturas para mostrar suas tradições e cultura indígenas em diversas tribos, em um processo que o leva através dos cantos e danças em um determinado ritmo, fazendo parceria com os brancos na defesa da vida, registrando sua história.

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  47. A produção audiovisual em questão com certeza necessitou da articulação de currículo, tecnologia e cultura e para que ele pudesse ser produzido houve a necessidade de um projeto que integrasse os vários aspectos considerados relevantes. Um dos aspectos mais positivos da produção foi o fato de ser produzido por alguém que conhece a cultura, que sabe a sequência correta e das danças. O filme não ficou fragmentado. Como os próprios produtores afirmam. Eles conseguiram inclusive inverter o foco, que sempre foi do homem branco para os povos indígenas.

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