Páginas

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Eixo III - Atividade 3.1

Para a realização desta atividade, é necessário fazer a leitura dos textos da unidade III, Tecnologia que inicia na página 149.
Os textos são relacionados ao trabalho com mapas conceituais. Após a leitura responda: Qual a importancia de se trabalhar com mapas conceituais para o desenvolvimento da aprendizagem de nossos alunos? Lembre-se as suas considerações deverão ser feitas no comentário desta postagem.

41 comentários:

  1. Precisamos ensinar nossos alunos a trabalharem em equipe,para que possam desenvolver suas habilidades e transformar informações em conhecimento,com isso vão adquirindo opiniões dos colegas e dicas do professor.
    O professor deve fazer uso de diferentes recursos de informação,com isso o aluno exercita sua capacidade de estabelecer pontes entre o conhecimento que já tem e os adquiridos no decorrer do processo.

    ResponderExcluir
  2. Ao se trabalhar com mapas conceituais desenvolvemos habilidades de cooperação, colaboração e autonomia, este recurso é também uma ferramenta de aprendizagem pois detecta e aprecia o que o aluno já sabe. Este trabalho e prioriza pela descoberta, buscando uma participação ativa do educando e conduzindo-o a situações de desafios na busca de resoluções de problemas.

    ResponderExcluir
  3. O professor deve oportunizar seus alunos ao trabalho em equipe,para que os mesmos possam desenvolverem habilidades ,tomarem decisãoes , e principalmente transformem informaçãoes em conhecimento,é um dos pontos mais importantes para o desenvolvimento do aluno. E um método conhecido para trabalhar essa questão é os mapas conceituais. O professor pode fazer uso desse recurso com seus alunos.

    ResponderExcluir
  4. Pode-se concluir que o mapas conceituais é uma ferramenta importante, que o professor tem em mãos, para fazer um diagnóstico do que os alunos sabem sobre o assunto que será estudado, verificar suas dificuldades e ajudá-los na evolução dos conceitos.
    A vantagem dos mapas conceituais na sala de aula é a grande capacidade de trabalhar o conteúdo de forma dinâmica e resumida, criando o desenvolvimento do pensar, sem perder nenhum ponto principal do tema trabalhado facilitando o entendimento e a memorização. Ë um meio para que possamos refletir sobre os conhecimentos e conceitos que surgiram ao decorrer do projeto.E também ajuda a criar ‘’links’’ com outros assuntos e hipóteses levantadas.

    ResponderExcluir
  5. Os mapas conceituais são de grande importância na compreensão de leitura de livros e de textos, assim como na captação e interpretação de obras literárias e de artigos publicados em revistas e jornais. Como uma ferramenta de aprendizagem. O mapa conceitual é favorável para o estudante para: fazer anotações,resolver problemas,planejar o estudo e a escrita de grandes relatórios, preparar-se para avaliações ,identificar a integração dos assuntos. Os mapas conceituais podem ser utilizados nas áreas do ensino e da aprendizagem.

    ResponderExcluir
  6. Os mapas conceituais são uma extensão do projeto de trabalho, em que planejamos e organizamos nossas idéias rumo a um objetivo, estabelecendo sempre inter-relações das áreas de conhecimento, imprescindível nos dias de hoje em que a descoberta e as garantias de novas descobertas é que nos proporcionam os verdadeiros espaços de aprendizagem e desenvolvimento. O trabalho com mapas conceituais nos permite a apropriação do conhecimento, por elaboração pessoal, obtida a partir de conceitos pré-existentes em nossa estrutura cognitiva, que vão se modelando e se aprimorando por diferenciação progressiva e/ou reconciliação integrativa. Dessa forma nos possibilita alcançarmos mudanças conceituais a partir da valorização de nossas aprendizagens anteriores, ajudando-nos a reinterpretar conhecimentos prévios e dando oportunidade ao crescimento individual e coletivo.

    ResponderExcluir
  7. Como uma ferramenta de aprendizagem, o mapa conceitual é útil para o aluno, tornando-se uma poderosa ferramenta para fazer anotações, resolver problemas, planejar o estudo ou redação de grandes relatórios e preparar-se para avaliações. A aprendizagem com mapas conceituais tem como ponto de partida o conhecimento prévio que temos sobre determinado assunto. Esses mapas podem ser usados para resolver problemas, planejar o estudo ou desenvolver projetos, nos permitindo ir ampliando a rede de conhecimento. Ele nos permite desenvolver habilidades de cooperação, colaboração e autonomia.

    ResponderExcluir
  8. É importante se trabalhar com Mapas Conceituais, pois facilita a representação e a análise de informações, ajuda a construir o conhecimento e evidencia o aprendizado de forma colaborativa, participativa, reduzida e dinâmica.

    ResponderExcluir
  9. Acredito que com os mapas conceituais facilita a representação e análise de informações,ajuda a construção do conhecimento e evidência os conteúdos propostos.
    Busca a participação ativa do educando,desafiando na resolução dos problemas.É uma ferramenta importante para os professores trabalhar os conteúdos.

    ResponderExcluir
  10. Mapas Conceituais são ferramentas que auxiliam na organização e apresentação do conhecimento.
    O uso de Mapas Conceituais podem contribuir para o desenvolvimento de muitas habilidades que levam a construção do conhecimento e por consequência à aprendizagem. Servem para que o aluno reveja e relembre conteúdos, acrescentando aos conhecimentos prévios novos saberes, também podem ser usados pelos professores como instrumento de avaliação.

    ResponderExcluir
  11. É uma proposta que facilita o trabalho do educador e do educando com resultados significativos na sala de aula, onde leva o aluno a ter oportunidade de compartilhar e adquirir novos conhecimentos na troca de experiências vivenciadas grande grupo.

    ResponderExcluir

  12. Os educadores devem usar todos os métodos possíveis para que seus estudantes construam conhecimentos. Ao trabalharmos com os mapas conceituais estamos oportunizando uma forma diferenciada de aprendizagem, onde podemos trabalhar os conteúdos de maneira mais dinâmica e sintetizada, facilitando a compreensão e memorização do tema trabalhado. Os mapas conceituais são ferramentas que auxiliam na apresentação dos trabalhos de maneira mais organizada. Esse recurso também contribui para que os estudantes desenvolvam diferentes habilidades e os professores poderão utilizá-lo inclusive como forma de avaliação.

    ResponderExcluir
  13. É muito importante trabalhar com mapas conceituais, pois são instrumentos educacionais e se caracterizam como subsídios aos educando e aos educadores nos significados dos processos de ensino/aprendizagem. Eles simplificam a abordagem de problemas complexos. Serve para que o educando reveja e relembre conteúdos, recorrendo à sua memória. A sua construção pode funcionar como uma importante e eficaz estratégia de autoaprendizagem e também pode ser aproveitada como elemento de avaliação.

    ResponderExcluir
  14. Os mapas conceituais, nada mais são do que ferramentas, que vem a facilitar a representação de informações, sendo uma outra maneira de auxiliar para o desenvolvimento das aprendizagens.
    Sendo assim, acredito que nós professores devemos utiliza-los pois, todo material que venha a contribuir para a explicação do conteúdo de uma forma mais prazerosa e colaborativa deve ser utilizado. Dessa maneira, ao se trabalhar com o mesmo, podemos oportunizar a participação do educando em sua elaboração partindo, de várias questões levantadas por meio de debates, os quais despertam o interesse e a colaboração do aluno,desenvolvendo assim as habilidades de cada um.

    ResponderExcluir
  15. Mapas conceituais é uma ferramenta muito importante para a construção do conhecimento e o desenvolvimento do aluno para que ele trabalhe em grupo, que desenvolva habilidades, tome decisões transformando informações em conhecimento. Os educandos vão ampliando o mapa conceitual com informações já adquiridas, opiniões dos colegas e com ajuda do próprio professor.
    Esses mapas são utilizados para o mapeamento de conteúdos previstos em projetos educacionais e ligados a propostas pedagógicas também são aplicadas para realizar a avaliação da aprenmdizagem.

    ResponderExcluir
  16. Em sala de aula precisamos abordar várias metodologias para a construção de conceitos e conhecimentos . Uma forma interessante são os mapas conceituais, pois, ajudam os educandos a organizarem ideias a partir de palavras chave, podendo ser organizado de forma sintetizada envolvendo de forma diferenciada toda a turma. Pode ser utilizado para iniciar um conteúdo ou para revisá-lo.

    ResponderExcluir
  17. Os mapas conceituais facilitam a representação e a análise de informações, desenvolvem habilidades, transformam informações em conhecimento.É uma maneira de sintetizar informações sobre determinado tema.

    ResponderExcluir
  18. Ao trabalhar com mapas conceituais desenvolvemos uma representação gráfica de significados do processo ensino aprendizagem. O mapa conceitual é favorável para fazer anotações, resolver problemas, planejar o estudo e a escrita de relatórios, preparar-se para avaliações e identificar a integração dos assuntos bem como utiliza-los nos planejamentos e pesquisas educacionais, de forma a oferecer estímulos adequados aos alunos.

    ResponderExcluir
  19. De acordo com Novak, mapas conceituais são ferramentas para a organização e representação do conhecimento, hierarquizando conceitos, usualmente colocados dentro de círculos, conectados por linhas e palavras que representam as relações entre esses conceitos.
    Portanto mapas conceituais são propostos como uma estratégia potencialmente facilitadora de uma aprendizagem significativa. Os mapas conceituais são instrumentos que podem levar as profundas modificações na maneira de ensinar, de avaliar e de aprender. Procuram promover a aprendizagem significativa e entram em choque com técnicas voltadas para aprendizagem mecânica. Utilizá-los em toda sua potencialidade implica atribuir novos significados aos conceitos de ensino, aprendizagem e avaliação. Portanto não é importante se esse mapa está certo ou não, mas sim se ele dá evidências de que estejam aprendendo significativamente o conteúdo.
    A natureza dos mapas conceituais por certo seria uma ferramenta para múltiplas atividades.mas sabe-se que até hoje o uso de mapas conceituais não se incorporou à rotina das salas de aula.

    ResponderExcluir
  20. Os mapas conceituais facilitam a representação e a análise de informações, eles representam uma síntese sobre determinado tema.
    A diferença deste método para outros é que cada aluno constrói seu mapa de acordo com o seu entendimento, constrói a sua representação gráfica indicando as relações entre conceitos e objetos ligados por palavras chaves.
    Esse método facilita a representação e a análise de informações, ajuda a construção do conhecimento e evidencia o aprendizado do conteúdo proposto, permitindo a possibilidade de ampliação constante da rede de conhecimento, à medida que alunos ou professores passam a conhecer mais sobre determinado assunto.
    A partir daí, os alunos poderão ampliar o seu mapa conceitual com novas informações adquiridas, opiniões dos colegas e dicas do próprio professor.
    Desta forma, o aluno consegue elaborar um método de estudo que é a sua “cara”, buscando destacar o que é mais significativo para ele naquele conteúdo, facilitando assim sua aprendizagem.

    ResponderExcluir
  21. Os mapas conceituais são importantes porque podem ser trabalhados em todas as áreas do conhecimento no processo de ensino aprendizagem. Esses mapas são ferramentas importantes para um novo mecanismo de compreensão de textos , relatórios ou de um determinado tema. Bem como na interpretação de artigos e obras literárias. Penso que o mapa conceitual é uma nova nomenclatura dos antigos rascunhos, onde é favorável ao estudante usar estratégias para a compreensão de suas anotações, resolução de problemas, esquematização de um relatório, entre outros. Com base nestes itens o aluno facilita a representação e a análise de informações, tendo melhor assimilação.

    ResponderExcluir
  22. Os mapas conceituais ajudam os alunos a organizarem melhor suas ideias. É interessante também, que o professor ao invés de trabalhar com textos muito extensos exemplos leituras, faça uma mapa conceitual no quadro, e a partir daí inicia a explicação para os alunos, assim seguirá uma ordem a qual toda a turma conseguirá acompanhar e entender melhor a explicação do professor e consequentemente a aprendizagem será melhor.

    ResponderExcluir
  23. Os mapas conceituais nos dão a possibilidade de ampliação da rede de conhecimento, passando assim a conhecer mais sobre determinados assuntos. Sendo assim, são essenciais para nós professores que queremos oferecer uma aprendizagem colaborativa, baseada em projetos, com uma prática dinâmica e envolvente e facilitando assim a compreensão e memorização do tema trabalhado.

    ResponderExcluir
  24. Quando se trabalha com mapas conceituais se trabalha em equipe. Os mapas conceituais são recursos que colaboram para uma aprendizagem significativa, que para o aluno é uma ferramenta de aprendizagem que auxilia a fazer anotações, resolver problemas, planejar o estudo. Para o professor é uma poderosa ferramenta para: auxiliar em sua preparação de aula tornando os conceitos mais claros, compreensão e aprendizagem por parte dos alunos, auxilia os professores na avaliação do processo de ensino.

    ResponderExcluir
  25. Trabalhar com mapas conceituais facilita a representação e a análise de informações, ajuda na construção do conhecimento. Para Gilda, o mais interessante nisso tudo é a possibilidade de ampliação constante da rede de conhecimento, à medida que alunos e/ou professores passam a conhecer mais sobre determinado assunto. De acordo com ela, neste caso, diferentes pessoas podem participar da construção do Mapa Conceitual. Assim, com sugestões e diferentes visões de vários profissionais, é possível apontar as mais diversas necessidades dos departamentos envolvidos naquele processo de capacitação.

    ResponderExcluir
  26. Atraves dos mapas conceituais, podemos desenvolver o raciocinio lógico durante a construção do conhecimento em equipe,atraves de um simples conceito nossos alunos podem criar e recria,organizar suas produções de textos, várias sujestões e opiniões de diversos profissionais fazem o enriquecimento das atividades elaboradas, sempre partindo de uma ansiedade dos educandos, possibilitando o professor acompanhar o processo sendo assim fica mais fácil a avaliação dos alunos.

    ResponderExcluir
  27. Usar Mapas Conceituais na sala de aula pode ser um diferencial, uma vez que permite a organização de idéias e conceitos acerca de um assunto. É uma estratégia potencialmente facilitadora de uma aprendizagem significativa, é a grande capacidade de trabalhar o conteúdo de forma dinâmica e resumida. Criando o desenvolvimento do pensar, sem perder nenhum ponto principal do tema trabalhado orientando o entendimento e a memorização.

    ResponderExcluir
  28. Atividade 3.1
    MAPAS CONCEITUAIS
    Os mapas conceituais podem ser aplicados aos educandos partir das do ensino fundamental até o ensino superior, como forma de dispretar o interesse ou buscar,e valorizar o que o aluno já sabe ápartir de uma palavra chave que é proposta os educandos formulan conceitos buscam informações expressão duas ideias oponiõe do que conhecem e tambem pesquisam novas informações e que isso se transformara na busca por conhecimento.
    Para Gilda quando o aluno formula um conceito esta amoliando seu conhecimento e com isso passa a entender melhor o assunto em discusão e amplia seu raciocinio.
    Atraves dos mapas conceituais podem se trabalhar uma contrução em grupo valorizando a aprendizagem colaborativa em uma pratica educativa dinamica onde envolve todos os educandos proporcionando a todos da mesma forma seu entendimento e participação.

    Mapas

    ResponderExcluir

  29. Os mapas conceituais, agem como instrumentos educacionais, e se caracterizam como subsídios aos educando e aos educadores nos significados dos processos de ensino/aprendizagem. Os mapas conceituais têm por finalidade conceber relações significativas entre os conceitos e as maneiras de proposições. Melhor dizendo,um mapa conceitual é uma representação gráfica, de significados conceituais.

    ResponderExcluir
  30. Os mapas conceituais na minha opinião são válidos porque permite ao aluno,discutir,discordar ou concordar sobre o assunto que está sendo estudado,ampliando assim seu conhecimento,junto com os grupos de estudos e o professor responsável pela matéria.

    ResponderExcluir
  31. O mapa conceitual pode ser uma ferramenta de aprendizagem,facilitando o entendimento do texto,proporcionando autonomia,organizando idéias,desenvolvendo habilidades,mapear conteúdos e avaliar os conhecimentos que o aluno já possui.

    ResponderExcluir
  32. O desenvolvimento dos mapas conceituais está ligado a aprendizagem significativa. Sob uma perspectiva ampla, a utilização de mapas conceituais na educação combina com um modelo de educação que é centrado no aluno e não no professor, que favorece o desenvolvimento da competência e não a repetição memorizada de informações pelo aluno e que visa a um desenvolvimento de todas as dimensões da pessoa, não apenas as intelectuais.

    ResponderExcluir
  33. A aprendizagem implica em modificações na estrutura cognitiva e não apenas em acrécimos. Nesta perspectiva os mapas conceituais servem para tornar significativa a aprendizagem do aluno, que tranforma o conhecimento sistematizado em conteúdo curricular, estabelecendo ligações do novo conhecimento com os conceitos relevantes que ele já possui

    ResponderExcluir
  34. Eu vejo que os mapas conceituais estão para facilitar a analise de informações trazendo e desenvolvendo novas habilidades, assim teremos informações transformadas em conhecimento. Com isso temos uma maneira de concretizar determinados assuntos, por que ela facilita o trabalho do educando e do educador, dando oportunidade de compartilhar e adquirir novos conhecimentos.

    ResponderExcluir
  35. O mapa conceitual é uma ferramenta bastante usada para facilitar o trabalho do alunos, ela sintetiza os conteúdos dando maior enfoque nos pontos principais, dando mais clareza aos conceitos, proporcionando um entendimento mais aprimorado das atividades seguintes.

    ResponderExcluir
  36. OS MAPAPASCONCEITUAIS AJUDA OS ALUNOS TRABALHAR EM EQUIPE, DESENVOLVEREM HABILIDADES,A TOMAR DECISÕES E CONSIGAM TRANSFORMAR INFORMAÇÕES EM CONHECIMENTO.

    ResponderExcluir
  37. Na prática, os Mapas Conceituais podem ser utilizados por estudantes do ensino fundamental, médio ou superior e, também, de e-learning. Por exemplo, o professor pode dividir a turma em grupos, propor um tema a ser estudado e pedir para que construam um mapa que sintetize o assunto em palavras e links. A partir daí, os alunos vão ampliando o mapa conceitual com novas informações adquiridas, opiniões dos colegas e dicas do próprio professor.

    ResponderExcluir
  38. O mapa conceitual é uma importante ferramenta para estimular os educandos, por possibilitar que eles possam construir seu conhecimento conforme a compreensão que obtiveram do conteúdo trabalhado e das informações partilhadas, o que facilita a análise de informações e permite que o professor possa acompanhar melhor o aprimoramento por parte dos alunos do conhecimento trabalhado.
    Além disso, o trabalho com mapas conceituais permite que se estimule a colaboração, o trabalho coletivo, o que é muito válido.

    ResponderExcluir
  39. OS mapas conceituais podem ser uma ferramenta de aprendizagem.sendo que são utilizados como mapeamento de conteúdos.Os mapas concentuis representam uma síntese de determinado tema.Estimulando os alunos a realizarem trabalhos coletivos.

    ResponderExcluir
  40. OS MAPAS CONCEITUAIS É MUITO IMPORTANTE PARA O DESENVOLVIMENTO DO ALUNO, ESTIGAR O TRABALHO EM EQUIPE DESENVOLVEM AS ABILIDADES´E PRINCIPALMENTE TRANSFORNAR INFROMAÇAES EM CONHECIMENTO.
    OS MAPAS CONCEITUAIS AJUDA E FACILITA A ANÁLISE DE INFORMAÇAO PROPOSTA PARA O ALUNO ,É TAMBEM UMA MANEIRA DE AVALIAR O APRENDIZADO.
    SABEMOS QUE A VARIAS MANEIRAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM E O MAPA CONCEITUAL E MAIS UM METADO QUE TA DANDO RESULTADO NO APREDIZADO DO ALUNO.

    ResponderExcluir
  41. Trabalhar com mapas conceituais ajuda na construção do conhecimento e evidencia o trabalho proposto. O aluno pode ter a noção dos caminhos a serem percorridos esclarecendo dúvidas e obtendo informações importantes para finalizar seu conhecimento. Também o trabalho em equipe ajuda na socialização, já que vivemos cercados de opiniões individualistas e nada democráticas.

    ResponderExcluir