Páginas

domingo, 5 de maio de 2013

Projeto de Leitura Adelaine e Noemi


Projeto Ler é Bom Experimente!!!                 

 Tema: Como é Bom Ter um Animal de Estimação

Público Alvo:
   Alunos de quarto e quinto ano do ensino fundamental dos anos iniciais. 

Objetivos:
  • Incentivar nos pequenos leitores o prazer em ler;
  • Descobrir novas linguagens, novos conhecimentos;
  • Estimular o habito pela leitura de maneira prazerosa e não ler só por ler;
  • Despertar um novo habito de ler através das múltiplas tecnologia; 
Justificativa
     No mundo atual que vivemos hoje a leitura está de lado, por causa do vídeo games, internet, entre outros por este motivo precisamos despertar nos nossos alunos o interesse em ler uma história, um bom livro, um jornal, revista... Para que isso aconteça é importante o professor trabalhar com os seus alunos novos métodos de leitura. 
       A leitura na escola tem sido um objeto de ensino, todavia necessário constituí-la também em objeto de aprendizagem. Para tanto, a leitura deve fazer sentido para o aluno, para que alcance o seu verdadeiro objetivo.
       Este projeto foi elaborado para incentivar alunos de quinto ano como é bom ler basta quer.

Metodologia
  • Apresentação do projeto para os alunos;
  • Entrega do material aos alunos;
  • Aulas expositivas;
  • Leitura no coletivo;
  • Pesquisa utilizando a internet;
  • Levantamento dados, fatos e registro sobre o animal de estimação de cada um;
  • Reportagens sobre animais domésticos, e extinção;
  • Uso das tecnologias (Data Show, Câmara digital, Sala de Informática).
Atividades proposta:
  1. Fazer um circulo para a leitura do Livro "Quinho e o seu cãozinho. Um cãozinho Especial". De Laé de Souza.
  2. Debate sobre o livro; 
  • Qual o personagens desta história?
  • Qual a mensagem que ela quer nos trazer?
  • Qual a importância de se ter um animal de estimação e como devemos cuidar dele;
  •  Você tem um animal de estimação?  Qual é o nome dele? Você cuida do seu animal? De que forma você cuida? (na alimentação, higiene, bem estar);
    3. Após a aula expositiva os alunos realizaram as atividades propostas no caderno, que acompanha o livro:
  • Retirar do textos palavras monossilabas, dissílabas, trissílabas, polissílabas e  separa-las;
  • Retirar do texto: substantivos simples e composto, próprio e comum, adjetivos;
  • Interpretação de texto;
  • Caça- palavras;
    4. Realização de pesquisa na Internet sobre as raças de cães e imagens de raças de pequeno e grande porte e de seu animal de estimação;
    5. Produção de texto: cada aluno produziu um texto de seu animal de estimação;
       6- Após a produção de texto foi montado um painel com fotos de seus animais de estimação com quinto ano,
       7- Ainda trabalhou-se com o quarto ano um painel com fotos dos alunos com seus animais de estimação e  respectivamente  com sua frase.
     8. Realizou-se a contação de  História "A Dona Baratinha" envolvendo o quarto e quinto ano.
    9. Após contação de história os alunos foram dividido em três equipe para fazer dramatização da história com o devido narrador.
   10. Em outro momento foi assistido o Filme: " A Incrível Jornada II, Perdidos em São Francisco";
   11. Um desenho relacionado ao filme e qual a mensagem que ele transmitiu;
    12. Para concluir os alunos fizeram uma redação falando sobre o livro.

Avaliação

         A avaliação do projeto de intervenção  Ler é Bom Experimente, será através do interesse, participação, colaboração e  desenvolvimento  das atividades de produção escrita e oral, confecção de murais ilustrados, dramatização, interpretação e outras atividades escritas (contos e re-contos) desenvolvidas pelos alunos bem como a atuação de pessoas da comunidade local, considerando-se ainda os avanços obtidos e demonstrados pelos alunos no do inicio ao final do projeto.




                           Entrega do Livro "Quinho e seu cãozinho, Um cãozinho Especial", 
                                                                 ao quarto ano.



Entrega do Livro "Quinho e seu cãozinho, Um cãozinho Especial",
ao quinto ano.


Filme "A Incrível Jornada II, Perdidos em São Francisco", 
com as duas turmas.


Painel "Meu Animal de Estimação"

História "Dona Baratinha"
Dona Baratinha era muito trabalhadeira, gostava de manter sua casinha sempre limpa, arrumada e com flores nas janelas.
Um dia varrendo o sótão, encontrou três moedas de ouro. Naquele tempo, esta quantia valia muito e Dona Baratinha ficou muito feliz. 
Com este dinheiro, poderia reformar a casa e comprar roupas novas. O resto do dinheiro guardou dentro de uma caixinha. Agora que estava rica e elegante, com a casa reformada e um bonito enxoval achou que estava na hora de se casar. Então, a tardinha, vestiu uma roupa bem bonita, fez um belo penteado e foi para a janela esperar os pretendentes.
O primeiro a aparecer foi o cavalo, o jovem mais fino da cidade. O cavalo achou Dona Baratinha muito graciosa. Dona baratinha então perguntou:
     Quer casar com Dona Baratinha tão bonitinha e com dinheiro na caixinha?
Sim!! Disse o cavalo.
    Mas Dona Baratinha tinha um sono muito leve e queria saber se o cavalo roncava alto.
   Como é que você faz de noite? Perguntou Dona Baratinha.
   O cavalo relinchou tão forte que Dona Baratinha o recusou.
    Depois dele veio o boi, o cachorro, o burro e etc.
    Infelizmente todos eram muito barulhentos e não iam deixar D. Baratinha dormir.
   Já estava desistindo, quando apareceu D. Ratão muito elegante e charmoso.
   Ela então resolveu tentar mais uma vez. Felizmente, D. Ratão tinha uma voz suave e a noite seu ronco era fraquinho: Qui, Qui, Qui...
   Dona Baratinha ficou muito satisfeita com o pretendente e ficaram noivos.
   Começaram os preparativos para o casamento.
  Dona Baratinha toda agitada preparava um delicioso banquete para a festa do casamento e D. Ratão ajudava nos convites. Porém D. Ratão era muito guloso e pediu à noiva que fizesse para a festa seu prato favorito, feijão com toucinho.
  O feijão com toucinho que Dona Baratinha preparava estava muito cheiroso e D. Ratão ia toda hora à cozinha tentar provar um pouquinho, mas sempre tinha alguém perto.
  Tudo já estava pronto, banquete, igreja e os convidados chegando.
Dona Baratinha e D. Ratão muito elegantes e felizes estavam a caminho da Igreja, porém o noivo só pensava na feijoada. Então disse para Dona Baratinha que tinha esquecido as alianças em casa, e que assim que as pegasse a encontraria na igreja.
   D. Ratão voltou para casa e correu até a cozinha para comer um pouco do toucinho.
Mas na afobação, escorregou e caiu dentro da panela do feijão morrendo afogado.
   Dona Baratinha ansiosa esperava na igreja o noivo que não retornava.
   Horas mais tarde, muito triste Dona Baratinha e alguns convidados decidiram voltar para casa e comer o banquete.
   Logo descobriram o fim trágico do seu noivo e todos lamentaram muito.
    A pobre Dona Baratinha chorou a noite inteira e desde aquele dia nunca mais preparou feijão com toucinho!


Contação da "História da Dona Baratinha".



Painel de Filme uma Jornada Incrível II


Painel de Filme uma Jornada Incrível II


Painel de Filme uma Jornada Incrível II

     Bibliografia

         SOUZA de Laé.  Projeto Ler é bom, experimente! Quinho e o seu cãozinho especial. Editora Ecoarte - Projetos de Leitura.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário