Páginas

domingo, 5 de maio de 2013

Atividade 1.5 Projeto: figuras, cores e formas


Atividade 1.5

Projeto: figuras, cores e formas

1-identificação:

Professora: Salete Seraglio

Escola Municipal Ari Lunardi

Série: infantil IV, alunos com idade de 4 e 5 anos, 20 alunos.

Professora: Claudete  Provensi

C.E.I.M. Maria Lunedo Batistela

Série: berçário, alunos com idade de 6meses a 2 anos, 20 alunos.

2- problemática a ser estudada: Dada a importância de propiciar à criança a visualização, exploração, contato e manuseio de diversos objetos que compõem o universo das cores e formas surgiu à necessidade de trabalhar com este tema.

As crianças demonstram uma curiosidade infinita por conhecer tudo o que está à sua volta, desse modo trabalharemos as cores e formas mediando o descobrimento do seu mundo.

 

3-justificativa: Este projeto tem o objetivo de fazer com que a criança conheça as cores e formas que estão em todo o ambiente em que vive. Nesta fase é importante propiciar a criança à visualização, contato e manuseio de diversos objetos que compõem o universo das cores. Possibilitando as crianças identifica-las.

 Vivenciar a alegria das cores presente em nosso meio e muitas vezes passam despercebidas. Levando a criança a contemplar as suas maravilhas e o bem-estar que a convivência da natureza proporciona.

O uso da tecnologia é importantíssimo, pois os educandos entram em contato com a informática de uma forma lúdica e prazerosa, assim como estas estão inseridas no processo de informatização, desse modo não podemos ignorar esse fato e limitá-las ao uso de tecnologias.

4-objetivos geral: Trabalhar com as cores e formas de modo que as crianças possam identificá-las e nomeá-las, ampliando assim seu vocabulário e seu conhecimento dos objetos e ambientes que as cercam.

5-Específicos:

Desenvolver no aluno:

- O raciocínio lógico;

- Identificar cores e formas;

- Nomear cores e formas;

- Ampliar o vocabulário;

- A criatividade através das formas geométrica e cores;

- A socialização e a cooperação entre os grupos; 

- Produzir trabalhos de arte utilizando a linguagem do desenho, pintura colagem e da construção;

- As coordenação motora, visuais e auditivas;

6-Conteúdos: Formas Geométricas, cores, descrição, cooperação e socialização,

7-Disciplinas envolvidas: Este projeto é interdisciplinar, sendo desenvolvido em varias áreas do conhecimento:

Ø  Linguagem oral e linguagem escrita:

Poema: borboletas de Vinícius de Moraes

Apreciação da quadrinha, uma flor amarela.

Confeccionar livro, um bebê em forma de gente de Ziraldo

Ø  Natureza e Sociedade:

 Passeio pela escola, cores das frutas.

Experiências com papel crepom e água.

Ø  Matemática:

Explorar formas geométricas: círculo, triângulos quadrados e retângulos.

Jogos envolvendo cores: jogo da memória e dominó.

 Explorar conceitos matemáticos: grande/pequeno, igual/diferentes, primeiro/ultimo, dentro/fora.

 Explorar quantidades e numerais.

 Montar quebra- cabeça.

Ø  Educação Física:

Brincadeiras, elefantinho colorido.

 Brincadeira das cores.

 Ouvir música; dançar e gesticular.

Ø  Artes:

 Pintar, desenhar e colar utilizando uma ou mais cores.

 Manusear massinha da cor trabalhada.

8-Metodologia: será trabalhado com alunos em sala:

-Coordenação motora visual e auditiva.

-formas geométricas encontrada no ambiente.

-trabalhar com figuras de animais; paisagem para que as crianças descrevam oralmente;

-desenhos livres, usando a imaginação;

 9-Cronograma: aproximadamente duas semanas.

10-Recursos a serem utilizados: rádio, DVD, câmara fotográfica, computador,

11- Conclusão: Percebe-se que o aluno aprende bem mais quando o objeto de estudo é do seu interesse e envolvendo o lúdico.

12-Avaliação e resultados: avaliação foi de forma processual, ou seja, de acordo com o desenvolvimento das atividades realizadas ao longo do projeto observando o cumprimento de etapas, bem como a participação, interesse, cooperação, socialização e criatividade de cada educando, a qual pode ser vista no ultimo dia da apresentação das atividades desenvolvidas pelos educandos.

13-Referencias bibliográficas:

Cores. Seleção de imagens, HOUBION Mare. Companhia editora Nacional, 2008. São Paulo.
Lápis Encantado. CUNHA Leo. Editora FTD S.A, 2007, São Paulo.


http://amigosdaeducacao.com/atividade-para-educacao-infantil-as-cores.html





Nenhum comentário:

Postar um comentário