Atividade 1.5
Projeto: figuras, cores e formas
1-identificação:
Professora: Salete Seraglio
Escola Municipal Ari Lunardi
Série: infantil IV, alunos com idade de 4 e 5 anos, 20 alunos.
Professora: Claudete Provensi
C.E.I.M. Maria Lunedo Batistela
Série: berçário, alunos com idade de 6meses a 2 anos, 20 alunos.
2- problemática
a ser estudada: Dada a importância de propiciar à criança a visualização,
exploração, contato e manuseio de diversos objetos que compõem o universo das
cores e formas surgiu à necessidade de trabalhar com este tema.
As crianças demonstram uma curiosidade infinita por conhecer
tudo o que está à sua volta, desse modo trabalharemos as cores e formas
mediando o descobrimento do seu mundo.
3-justificativa: Este projeto tem o objetivo de fazer com que a criança conheça as cores e formas que estão em todo o ambiente em que vive. Nesta fase é importante propiciar a criança à visualização, contato e manuseio de diversos objetos que compõem o universo das cores. Possibilitando as crianças identifica-las.
Vivenciar a alegria das
cores presente em nosso meio e muitas vezes passam despercebidas. Levando a
criança a contemplar as suas maravilhas e o bem-estar que a convivência da
natureza proporciona.
O uso da tecnologia é importantíssimo, pois os educandos entram
em contato com a informática de uma forma lúdica e prazerosa, assim como estas
estão inseridas no processo de informatização, desse modo não podemos ignorar
esse fato e limitá-las ao uso de tecnologias.
4-objetivos geral: Trabalhar com as cores e formas de modo que as crianças possam identificá-las e nomeá-las, ampliando assim seu vocabulário e seu conhecimento dos objetos e ambientes que as cercam.
5-Específicos:
Desenvolver no aluno:
- O raciocínio lógico;
- Identificar cores e formas;
- Nomear cores e formas;
- Ampliar o vocabulário;
- A criatividade através das formas geométrica e cores;
- A socialização e a cooperação entre os grupos;
- Produzir trabalhos de arte utilizando a linguagem do desenho, pintura colagem e da construção;
- As coordenação motora, visuais e auditivas;
6-Conteúdos: Formas Geométricas, cores, descrição, cooperação e socialização,
7-Disciplinas envolvidas: Este projeto é interdisciplinar, sendo desenvolvido em varias áreas do conhecimento:
Ø
Linguagem oral e linguagem escrita:
Poema: borboletas de Vinícius de Moraes
Apreciação da quadrinha, uma flor amarela.
Confeccionar livro, um bebê em forma de gente de Ziraldo
Ø
Natureza e Sociedade:
Passeio pela escola, cores das frutas.
Experiências com papel crepom e água.
Ø
Matemática:
Explorar formas geométricas: círculo, triângulos quadrados e retângulos.
Jogos envolvendo cores: jogo da memória e dominó.
Explorar conceitos matemáticos: grande/pequeno, igual/diferentes, primeiro/ultimo, dentro/fora.
Explorar quantidades e numerais.
Montar quebra- cabeça.
Ø
Educação Física:
Brincadeiras, elefantinho colorido.
Brincadeira das cores.
Ouvir música; dançar e gesticular.
Ø
Artes:
Pintar, desenhar e colar utilizando uma ou mais cores.
Manusear massinha da cor trabalhada.
8-Metodologia: será trabalhado com alunos em sala:
-Coordenação motora visual e auditiva.
-formas geométricas encontrada no ambiente.
-trabalhar com figuras de animais; paisagem para que as crianças descrevam oralmente;
-desenhos livres, usando a imaginação;
9-Cronograma: aproximadamente duas semanas.
10-Recursos a serem utilizados: rádio, DVD, câmara fotográfica, computador,
11- Conclusão: Percebe-se que o aluno aprende bem mais quando o objeto de estudo é do seu interesse e envolvendo o lúdico.
12-Avaliação e resultados: avaliação foi de forma processual, ou seja, de acordo com o desenvolvimento das atividades realizadas ao longo do projeto observando o cumprimento de etapas, bem como a participação, interesse, cooperação, socialização e criatividade de cada educando, a qual pode ser vista no ultimo dia da apresentação das atividades desenvolvidas pelos educandos.
13-Referencias bibliográficas:
Cores. Seleção de imagens, HOUBION Mare. Companhia editora Nacional, 2008. São Paulo.
Lápis Encantado. CUNHA Leo. Editora FTD S.A, 2007, São Paulo.
http://amigosdaeducacao.com/atividade-para-educacao-infantil-as-cores.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário