Projeto curso Proinfo
ESCOLA BÁSICA MUNICIPAL SANTA TEREZINHA
ABRANGÊNCIA:
COORDENAÇÀO, PROFESSORES, ALUNOS
PÚBLICO ALVO: ALUNOS DO
5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
EXECUÇÃO: CURSISTAS DO
PROINFO INTEGRADO - MEC
PROJETO: MÚSICA
PROFs: AIDA L. DA SILVA
SONIA V. A. PAZ
- TEMA
A música despertando o prazer de aprender.
- PROBLEMA
Devido às dificuldades
de leitura, nas produções escritas, interpretações de problemas e cálculos
enfrentadas pelas crianças desde os anos iniciais de escolaridade, sente-se a
necessidade de desenvolver práticas que incentivem o gosto pela aprendizagem.
Então, o quinto ano terá a
oportunidade de desenvolver atividades relacionadas ao projeto música, já que o
fazer musical proporciona de forma lúdica uma aprendizagem significativa e
prazerosa.
- JUSTIFICATIVA
A música constitui um importante instrumento que pode contribuir
significativamente na aprendizagem e no desenvolvimento do indivíduo, pois o
desperta para um mundo prazeroso e satisfatório, para a mente e para o corpo,
pois facilita a aprendizagem e também a socialização do mesmo. A presença da
música na educação dos alunos é de fundamental importância, pois a mesma
contribui para o enriquecimento do ensino. Neste contexto, iremos através do
fazer musical desenvolver nas crianças a sensibilidade, a percepção, a
observação, a criatividade e a auto-estima.
Portanto, a utilização da música toma-se relevante porque trabalha
conteúdos e conceitos de uma forma lúdica, permitindo a fantasia, momentos
esses que as crianças curtem e gostam, fazendo com que a aprendizagem aconteça
de uma forma muito mais prazerosa.
De acordo com o pensamento da pedagoga e especialista no ensino de
música para crianças, Maria Lúcia Cruz Suzigan, "A Música estimula áreas
do cérebro não desenvolvidas por outras linguagens, como a escrita e a
oral". Assim, realizar esse tipo de trabalho, ajuda a melhorar a
sensibilidade dos alunos, a capacidade de concentração e a memória, trazendo
benefícios ao processo de alfabetização e ao raciocínio matemático.
No
entanto, devido toda essa importância que o gênero musical tem é que se sente a
necessidade de trabalhar com a música em sala de aula.
4. OBJETIVO GERAL
Promover ações pedagógicas para que o
educando possa por meio da música, ampliar conhecimentos nas diferentes áreas,
espaços e tempos.
4.2 Específicos
· Motivar o interesse pela leitura,
escrita, escuta através da música;
● Trabalhar a pluralidade cultural;
· Brincar com a música, imitando,
inventando e reproduzindo criações musicais através dos cantos populares;
· Estimular, o interesse pelo significado
da letra da música através da interpretação.
· Edificar a autoconfiança nas crianças,
através do fazer musical;
· Desenvolver hábitos de leitura a partir da utilização de músicas;
· Incentivar a partir da música, a produção textual.
· Desenvolver hábitos de leitura a partir da utilização de músicas;
· Incentivar a partir da música, a produção textual.
- CONTEÚDOS
- Percepção visual e auditiva;
- Linguagem oral e escrita;
- Produção e interpretação de textos;
- Diversidade cultural;
- Regionalidade da música;
- Interpretação de problemas matemáticos;
- Sistema de numeração decimal;
- Solidariedade;
- Natureza;
- História da música.
6. Disciplinas envolvidas
-
Língua Portuguesa
- Matemática
- Geografia
- Ciências
- História
- Artes, recreação.
. 7. METODOLOGIA
● O projeto será desenvolvido de
forma dinâmica, interdisciplinar e interativa;
· Músicas;
· Linguagem oral e escrita;
· Expressão corporal, facial, e entonação
de voz;
· Produções textuais orais e escritas;
· Leituras de letras de músicas;
· Interpretação de letras de músicas.
● Show de calouros na sala de aula;
8. CRONOGRAMA
Início do projeto: 22/04/13.
Previsão de término: 10/05/13.
9. RECURSOS DIDÁTICOS
- Cartazes;
- Aparelho de som;
- CDs;
- Aparelho
de DVD/TV;
- Xerox;
-
Pesquisas na internet;
- Slides;
- Livros de literaturas;
- Projetor de imagem;
- Pen drive.
10.
CONCLUSÃO
O Projeto Música obteve sucesso. As crianças se sentiram motivadas,
pois, envolvia algo que elas gostam, a música.
Ouvir música é uma atividade
gostosa e relaxante... Mexe com as emoções, equilibrando-as. Na educação, se
utilizada como recurso, facilita a aprendizagem devido ao seu caráter lúdico, permite
a assimilação de informações de forma dinâmica e descontraída.
11. AVALIAÇÃO
Durante o processo de execução do
Projeto Música, a avaliação será contínua, processual, através de observação do
interesse em relação à participação, o envolvimento e o desenvolvimento de cada
aluno nas atividades propostas, verificando-se assim o cumprimento dos
objetivos propostos.
12. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de
Educação Fundamental. Referencial Curricular para a Educação Infantil.
Brasília: MEC / SEF, 1998. v. 1 e 3.
__________, Ministério de Educação e do Desporto. Secretaria de
Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. 33 ed. Brasília: MEC /
SEF, 2001. v. 6.
GIRARDI, G. Música para aprender e se divertir. Nova Escola, São
Paulo n° 173, p. 55 57, junho / julho, 2004.
NICOLAU, M. L. M. Freinet; uma revolução na sala de aula. In:
________ Textos básicos de educação pré-escola. São Paulo: Ática, 1990.
Pró-Letramento: Programa de Formação Continuada de Professores dos Anos/Séries Iniciais
do Ensino Fundamental: Alfabetização e Linguagem. Brasília:
Ministério da Educação, 2008. 25 p do fascículo 5º.
RAMALHO, P. Músicas revelam hábitos de um tempo que já se foi.
Nova Escola, São Paulo nº 149, p. 43 - 44, janeiro / fevereiro, 2002.
Nenhum comentário:
Postar um comentário