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domingo, 5 de maio de 2013

PROJETO: MÚSICA - AIDA E SONIA PAZ


Projeto curso Proinfo

ESCOLA  BÁSICA MUNICIPAL SANTA TEREZINHA
ABRANGÊNCIA: COORDENAÇÀO, PROFESSORES, ALUNOS
PÚBLICO ALVO: ALUNOS DO 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
EXECUÇÃO: CURSISTAS DO PROINFO INTEGRADO - MEC

PROJETO: MÚSICA

PROFs: AIDA L. DA SILVA
             SONIA V. A. PAZ

  1.  TEMA

A música despertando o prazer de aprender.

  1. PROBLEMA

            Devido às dificuldades de leitura, nas produções escritas, interpretações de problemas e cálculos enfrentadas pelas crianças desde os anos iniciais de escolaridade, sente-se a necessidade de desenvolver práticas que incentivem o gosto pela aprendizagem.
Então, o quinto ano terá a oportunidade de desenvolver atividades relacionadas ao projeto música, já que o fazer musical proporciona de forma lúdica uma aprendizagem significativa e prazerosa.


  1. JUSTIFICATIVA


            A música constitui um importante instrumento que pode contribuir significativamente na aprendizagem e no desenvolvimento do indivíduo, pois o desperta para um mundo prazeroso e satisfatório, para a mente e para o corpo, pois facilita a aprendizagem e também a socialização do mesmo. A presença da música na educação dos alunos é de fundamental importância, pois a mesma contribui para o enriquecimento do ensino. Neste contexto, iremos através do fazer musical desenvolver nas crianças a sensibilidade, a percepção, a observação, a criatividade e a auto-estima.
Portanto, a utilização da música toma-se relevante porque trabalha conteúdos e conceitos de uma forma lúdica, permitindo a fantasia, momentos esses que as crianças curtem e gostam, fazendo com que a aprendizagem aconteça de uma forma muito mais prazerosa. 
De acordo com o pensamento da pedagoga e especialista no ensino de música para crianças, Maria Lúcia Cruz Suzigan, "A Música estimula áreas do cérebro não desenvolvidas por outras linguagens, como a escrita e a oral". Assim, realizar esse tipo de trabalho, ajuda a melhorar a sensibilidade dos alunos, a capacidade de concentração e a memória, trazendo benefícios ao processo de alfabetização e ao raciocínio matemático.
         No entanto, devido toda essa importância que o gênero musical tem é que se sente a necessidade de trabalhar com a música em sala de aula.
                                                                                                                                                                         
      4. OBJETIVO GERAL
Promover ações pedagógicas para que o educando possa por meio da música, ampliar conhecimentos nas diferentes áreas, espaços e tempos.

       4.2 Específicos
·        Motivar o interesse pela leitura, escrita, escuta através da música;
    Trabalhar a pluralidade cultural;
·        Brincar com a música, imitando, inventando e reproduzindo criações musicais através dos cantos populares;
·        Estimular, o interesse pelo significado da letra da música através da interpretação.
·        Edificar a autoconfiança nas crianças, através do fazer musical; 
·         Desenvolver hábitos de leitura a partir da utilização de músicas; 
·         Incentivar a partir da música, a produção textual.
  1. CONTEÚDOS
  - Percepção visual e auditiva;
  - Linguagem oral e escrita;
  - Produção e interpretação de textos;
  - Diversidade cultural;
  - Regionalidade da música;
  - Interpretação de problemas matemáticos;
  - Sistema de numeração decimal;
  - Solidariedade;
  - Natureza;
  - História da música.
  6.  Disciplinas envolvidas
        - Língua Portuguesa
        - Matemática
        - Geografia
        - Ciências  
          - História
          - Artes, recreação.

. 7. METODOLOGIA

      
        O projeto será desenvolvido de forma dinâmica, interdisciplinar e interativa;
 
·       Músicas;
·       Linguagem oral e escrita;
·       Expressão corporal, facial, e entonação de voz;
·       Produções textuais orais e escritas;
·       Leituras de letras de músicas;
·       Interpretação de letras de músicas.
    Show de calouros na sala de aula;

 8. CRONOGRAMA
      Início do projeto: 22/04/13.
      Previsão de término: 10/05/13.

9. RECURSOS DIDÁTICOS
-      Cartazes;
-    Aparelho de som;
-       CDs;
-     Aparelho de   DVD/TV;
-     Xerox;
 -   Pesquisas na internet;
-   Slides;
-   Livros de literaturas;
-   Projetor de imagem;
-   Pen drive.

10. CONCLUSÃO
      O Projeto Música obteve sucesso. As crianças se sentiram motivadas, pois, envolvia algo que elas gostam, a música.
      Ouvir música é uma atividade gostosa e relaxante... Mexe com as emoções, equilibrando-as. Na educação, se utilizada como recurso, facilita a aprendizagem devido ao seu caráter lúdico, permite a assimilação de informações de forma dinâmica e descontraída.


11. AVALIAÇÃO

         Durante o processo de execução do Projeto Música, a avaliação será contínua, processual, através de observação do interesse em relação à participação, o envolvimento e o desenvolvimento de cada aluno nas atividades propostas, verificando-se assim o cumprimento dos objetivos propostos.


12. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular para a Educação Infantil. Brasília: MEC / SEF, 1998. v. 1 e 3.

__________, Ministério de Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. 33 ed. Brasília: MEC / SEF, 2001. v. 6.


GIRARDI, G. Música para aprender e se divertir. Nova Escola, São Paulo n° 173, p. 55 ­57, junho / julho, 2004.

NICOLAU, M. L. M. Freinet; uma revolução na sala de aula. In: ________ Textos básicos de educação pré-escola. São Paulo: Ática, 1990.

Pró-Letramento: Programa de Formação Continuada de Professores dos Anos/Séries Iniciais do Ensino Fundamental: Alfabetização e Linguagem. Brasília: Ministério da Educação, 2008. 25 p do fascículo 5º.

RAMALHO, P. Músicas revelam hábitos de um tempo que já se foi. Nova Escola, São Paulo nº 149, p. 43 - 44, janeiro / fevereiro, 2002.




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